Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual rb usar 3011uias Rm L5 ou 1100ahx2 L6?

    Boa Noite Galera. Tenho uma RB 750gl onde autentico os clientes por MEC / IP. Estou pensando melhorar minha rede adquirindo uma rb que tenha um melhor desempenho. Estou em duvida entre a RB 3011uias Rm L5 ou a RB 1100 ahx2 L6. Em relação a custo beneficio qual destas RB voces indicaria? Não tenho tanto clientes no momento, menos de 100 e apenas um link que pretendo chegar aos 50 megas.
    Última edição por lemesiqueira; 20-01-2018 às 13:58.

  2. #2

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por lemesiqueira Ver Post
    Boa Noite Galera. Tenho uma RB 750gl onde autentico os clientes por MEC E IP. Estou pensando melhorar minha rede adquirindo uma rb que tenha um melhor desempenho. Estou em duvida entre a RB 3011 ou a RB 1100. Em relação a custo beneficio qual destas RB voces indicaria? Não tenho tanto clientes no momento, menos de 100 e apenas um link que pretendo chegar aos 50 megas.
    RB3011, consegue rodar 250Mbps com uns 300~350 PPPoE entregando 5 10 20 Mega ( esse é o limite da caixa nesse cenário ).

  3. #3

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por lemesiqueira Ver Post
    Boa Noite Galera. Tenho uma RB 750gl onde autentico os clientes por MEC E IP. Estou pensando melhorar minha rede adquirindo uma rb que tenha um melhor desempenho. Estou em duvida entre a RB 3011 ou a RB 1100. Em relação a custo beneficio qual destas RB voces indicaria? Não tenho tanto clientes no momento, menos de 100 e apenas um link que pretendo chegar aos 50 megas.

    Bom dia amigo, eu também estou começando e tenho um provedor de interent aqui na minha cidade, eu vou te ajudar lemesiqueira bem eu acho assim vc tem dinheiro para investi entao invista na sua rede, agora se vc nao tem dinheiro vai devagar mas nao pare de investi invista mesmo que seja pouco bem vamos la entao se voce dimdim eu indico a rb 1100ahx2 vai ter ajudar e te atender muito bem e tem mais portas e processamento e memoria.
    agora se vc quer ir devagar eu indico a rb 2011 uias-rm tem varias portas e vai te atender bem amigo.
    A questão de quantos clientes a rb aguenta, depende muito da sua topologia de rede como o trafego que passa na sua rede, por exemplo a minha rede aqui e em arvore por em quanto mas pretendo usar em anel fechando com ospf.
    Bem qualquer duvida entre em contato comigo estou a disposição em ajudar a todos.
    Última edição por redenetwork; 20-01-2018 às 11:45. Razão: eu tenho ajudar mas as pessoas nao sabem entender e acha que nos que temos conhecimento estamos errado

  4. #4

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por redenetwork Ver Post
    Bom dia amigo, eu também estou começando e tenho um provedor de interent aqui na minha cidade, eu vou te ajudar lemesiqueira bem eu acho assim vc tem dinheiro para investi entao invista na sua rede, agora se vc nao tem dinheiro vai devagar mas nao pare de investi invista mesmo que seja pouco bem vamos la entao se voce dimdim eu indico a rb 1100ahx2 vai ter ajudar e te atender muito bem e tem mais portas e processamento e memoria.
    agora se vc quer ir devagar eu indico a rb 2011 uias-rm tem varias portas e vai te atender bem amigo.
    A questão de quantos clientes a rb aguenta, depende muito da sua topologia de rede como o trafego que passa na sua rede, por exemplo a minha rede aqui e em arvore por em quanto mas pretendo usar em anel fechando com ospf.
    Bem qualquer duvida entre em contato comigo estou a disposição em ajudar a todos.
    [email protected]
    (32)98809-9301
    Não cobro nada o meu interesse e compartilhar conhecimento e aprender.
    Tenho curso de mikoritk quakquer coisa entre em contato pelo whats.
    Indicar RB2011 aí você tá zoando né!
    Não tem topologia diferente amigo, RB3011 aguenta esse trafego rodando PPPoE, simples assim.
    E se for partir para um nível acima da RB3011 é a RB1100AHx4 hoje.
    Abaixo da RB3011 é a RB750Gr3.

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Ha pessoal parem de perde tempo com tópico destes
    O cara tem preguiça de procurar
    é só olhar no site da mikrotik e comparar as diferenças, pros, contras etc
    agora se o cara não sabe diferenciar um da outra caia fora deste ramo,
    É um tal de nego ter provedor sem ter conhecimento básico. Se quer sabe diferenciar um hardware do outro pqp.

    Conselho de amigo

    Estude ou caia fora faça algo que vc domine


    muito levam a critica pro lado ofensivo, mais é uma critica construtiva faça aquilo que vc é capacitado pra fazer, não é capacitado mais gostaria de fazer, se capacite primeiro

  6. #6

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    O que seria MEC? Ministério da Educação?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cometa Ver Post
    Indicar RB2011 aí você tá zoando né!
    Não tem topologia diferente amigo, RB3011 aguenta esse trafego rodando PPPoE, simples assim.
    E se for partir para um nível acima da RB3011 é a RB1100AHx4 hoje.
    Abaixo da RB3011 é a RB750Gr3.

    Amigo qual e o problema seu?
    Só estou expressando minha opinião e ajudando o amigo que quer ajudar para que uma rb 3011 ou rb 1100ahx4 se ele ta começando agora não vai ter necessidade de usar essa rb 3011 ou rb 1100ahx4, a nao ser se ele tiver muitos clientes e vc ja olhou o modelo da rb que falei amigo nao e a rb 2011 normal e a rb 2011 uias-rm ela tem mais portas processamento so perde na memoria para rb 450g.
    Vai fazer um curso ta....

  8. #8

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Agora ele quem tem que fazer um curso? Você recomenda um negócio que daqui a pouco ele irá precisar trocar, e RB2011 não serve pra backbone ou concentrador nunca, e ele tá errado?

    Já deu pra ver o baixo nível dos amigos aqui, só faltam ser pseudo-consultores.

  9. #9

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por redenetwork Ver Post
    Amigo qual e o problema seu?
    Só estou expressando minha opinião e ajudando o amigo que quer ajudar para que uma rb 3011 ou rb 1100ahx4 se ele ta começando agora não vai ter necessidade de usar essa rb 3011 ou rb 1100ahx4, a nao ser se ele tiver muitos clientes e vc ja olhou o modelo da rb que falei amigo nao e a rb 2011 normal e a rb 2011 uias-rm ela tem mais portas processamento so perde na memoria para rb 450g.
    Vai fazer um curso ta....
    Quem precisa de um curso urgente é você amigão!

    Concentrador PPPoE com uma RouterBOARD muito inferior, mais muito, muito mesmo comparada com uma simples RB750Gr3.

    Você sabe o que é ter 600Mhz MIPSBE hoje em dia para gerenciar PPPoE, Queues, Firewall ?
    E ela só perde em memória para a “obsoleta” RB450G ?
    Realmente você sabe do que está falando mesmo kkkkkk [emoji122][emoji122][emoji122][emoji122]

  10. #10

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Desculpa ai pessoal foi escrito errado na verdade quis dizer MAC Address das antenas dos clientes. O controle de acesso é feito através do IP/MAC. Agradeço a observação.

  11. #11

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    O que seria MEC? Ministério da Educação?
    Desculpa ai pessoal foi escrito errado na verdade quis dizer MAC Address das antenas dos clientes. O controle de acesso é feito através do IP/MAC. Agradeço a observação.

  12. #12

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Ha pessoal parem de perde tempo com tópico destes
    O cara tem preguiça de procurar
    é só olhar no site da mikrotik e comparar as diferenças, pros, contras etc
    agora se o cara não sabe diferenciar um da outra caia fora deste ramo,
    É um tal de nego ter provedor sem ter conhecimento básico. Se quer sabe diferenciar um hardware do outro pqp.

    Conselho de amigo

    Estude ou caia fora faça algo que vc domine


    muito levam a critica pro lado ofensivo, mais é uma critica construtiva faça aquilo que vc é capacitado pra fazer, não é capacitado mais gostaria de fazer, se capacite primeiro
    Bom dia. Não me sinto ofendido pelas tuas colocações Bruno, pois a intenção do tópico que abri foi para saber na prática a eficiência destas duas rbs para as minhas pretensões. Creio que para chegar ao nível que vc está você teve muitas dúvidas e deve ter recebido ajuda de muita gente, pessoas que compartilharam seus conhecimentos, como existem até hoje. É o que estou buscando , através de estudos sobre o assunto e a ajuda de muitas outras pessoas de fóruns. Mas de qualquer forma agradeço o teu comentário e dizer que humildade cabe em qualquer lugar.

  13. #13

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por cometa Ver Post
    RB3011, consegue rodar 250Mbps com uns 300~350 PPPoE entregando 5 10 20 Mega ( esse é o limite da caixa nesse cenário ).
    Onde voce conseguiu essa informação? Muita gente diz a mesma coisa, mas não vejo esses detalhes no site da mikrotik.

  14. #14

    Padrão Re: Qual rb usar 3011uias Rm L5 ou 1100ahx2 L6?

    Citação Postado originalmente por lemesiqueira Ver Post
    Boa Noite Galera. Tenho uma RB 750gl onde autentico os clientes por MEC / IP. Estou pensando melhorar minha rede adquirindo uma rb que tenha um melhor desempenho. Estou em duvida entre a RB 3011uias Rm L5 ou a RB 1100 ahx2 L6. Em relação a custo beneficio qual destas RB voces indicaria? Não tenho tanto clientes no momento, menos de 100 e apenas um link que pretendo chegar aos 50 megas.
    Vai de 3011 amigo, tenho uma aqui com 130 clientes de 10 Mb com processamento de 45% em horario de pico

  15. #15

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Onde voce conseguiu essa informação? Muita gente diz a mesma coisa, mas não vejo esses detalhes no site da mikrotik.
    Consegui no meu dia a dia aqui. Tenho varias sendo usadas como concentrador PPPoE em VLAN na OLT.
    Quando atinge essa marca, já fica com 86~96% na cpu.
    Apenas fazendo roteamento estático já usei ela passando 900Mbps.

  16. #16

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Onde voce conseguiu essa informação? Muita gente diz a mesma coisa, mas não vejo esses detalhes no site da mikrotik.
    Os testes da mikrotik é básico do básico amigo.
    Referência mesmo só usando o produto.

    RB3011 entregando planos de 5~30 Mega, essa caixa vai passar no máximo 250~280 Mega, com 300~350 PPPoE online.

    Quando substitui ela por uma RB1100AHx4, já consegue 500 Mega com 550~600 PPPoE online.

    Depois disso já pula pra CCR1016, segura 750~800 online.

    Hoje uso CCR1036 com no máximo 1000 em cima. Aqui desta forma ela fica extremamente confiável.


    Foi relatos meus do dia a dia também.

  17. #17

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    tinha uma 1100ahx2 com 60% de processamento um belo dia ela queimou coloquei uma 3011
    o processamento ficou em 40% 500 clientes pendurados apenas ip mac em caso de pppoe deve dar uns 400 clientes.
    se vc chegar a topar isso ja tem dinheiro para pular para uma 1036 e morre nisso 1000 clientes em cada 1036 e seja feliz..

  18. #18

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por leysle Ver Post
    tinha uma 1100ahx2 com 60% de processamento um belo dia ela queimou coloquei uma 3011
    o processamento ficou em 40% 500 clientes pendurados apenas ip mac em caso de pppoe deve dar uns 400 clientes.
    se vc chegar a topar isso ja tem dinheiro para pular para uma 1036 e morre nisso 1000 clientes em cada 1036 e seja feliz..
    Como assim uma RB1100AHx2 teve menor performance que uma RB3011 na mesma situação?

    400 online em uma 3011, só se os planos PPPoE forem de no máximo 4Mbps.

  19. #19

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    sim é a 3011 deu um banho na 1100ahx2 meu senário era planos de 2 a 10 megas no utp e radio pouco mais de 500 simultâneos ip mac 60% pifou coloquei a 3011 processamento em no max 40% começou a ir para os 60% depois que bateu os 700 online
    motivo para ela ter um desempenho melhor processador mais novo alem de ter um clock de 1400 contra 1100 mhz da ahx2..

  20. #20

    Padrão Re: Qual rb usar 3011 ou 1100?

    Citação Postado originalmente por leysle Ver Post
    sim é a 3011 deu um banho na 1100ahx2 meu senário era planos de 2 a 10 megas no utp e radio pouco mais de 500 simultâneos ip mac 60% pifou coloquei a 3011 processamento em no max 40% começou a ir para os 60% depois que bateu os 700 online
    motivo para ela ter um desempenho melhor processador mais novo alem de ter um clock de 1400 contra 1100 mhz da ahx2..
    Não, a RB3011 não tem um desempenho melhor que RB1100AHx2 e ponto final.

    São arquiteturas de hardware diferentes, 1100AHx2 usa usa PPC dual core de 1066Mhz.
    Esse processador é mais rápido que o ARM dual core 1.400Mhz da RB3011.

    Tanto é que antes da mikrotik descontinuar a linha PPC, a RB1100AHx2 era a RouterBOARD indicada como inicial para quem não precisasse de uma porta SFP e queria desempenho. Hoje a RB1100AHx4 ficou no lugar, depois dela vem as CCR.

    Como já usei todas essas RBs aí, fica difícil acreditar no que você está descrevendo.
    Meus relatos são reais de uso. Não estou especulando não!