+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Bom dia, a cada tempestade a queima de portas do Switch em nossa rede cabeada é constante, aqui usamos um injetor poe que separa a energia dos dados, e entrada e cada saída tem fusível para proteger a rede e terceiros em caso de rompimento do cabo ou algum curto circuito!, usamos 160v e queima mesmo muitas portas, no ano passado foi em dezembro agora em janeiro.

    Ocorre que tenho o dobro dos clientes do meu concorrente na rede cabeada, não sei se isso influencia, porém a rede dele não queima nada!, ele não usa injetor POE, ele fez a modificação no switch e jamper nas portas para entrar com 160v, porém a rede dele não tem fusível nada.

    Estou começando a achar que essa plaquinha injetora POE que separa os dados da energia é que ta influenciando na queima das portas já que meu concorrente não usa isso e ele não queima nada, a não ser que o que ta influenciando é o numero de clientes meu que é bem maior não sei...

    Se foi mesmo a placa POE o motivo das queima, fui mais um tiro no pé nosso, que prezamos pela segurança porém a gambiarra as vezes parece que se sai melhor ;(
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         adaptador-de-rede-poe-overtek-033.jpg
Visualizações:	429
Tamanho: 	55,8 KB
ID:      	68149

  2. #2

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Amigo posso lhe garantir que o rede de seu concorrente também queima.
    Eu uso mais ou menos da sua maneira aqui e há queimas de portas LAN,por sinal não precisa por fusível nos switchs.Sempre haverá queima direto na fonte.Já tentei de tudo e nada dá jeito.
    Na verdade esse negócio de por 160V em utp e cascatear a rede é uma tremenda gambiarra né.
    Eu fiz sim e ainda uso aqui,mas tenho consciência do m... que é.
    Andei pondo umas pac,não gostei.
    Estou mudando aos poucos para ftth.Essa sim é a solução.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Injetar 160 volts num cabo é perigoso podendo ocorrer acidentes gravíssimos com terceiros. Uma das maneiras é usar fontes de 24 volts ou 48 volts na casa de alguns clientes, e alimentar 2 switchs à esquerda e dois à direita mas temos o problema de fidelidade do cliente.
    Existe projetos, que usa a concessionária de distribuição. Normalmente em 230 volts, fontes pra lá de boas, um monte de protetores, isolação superior a 2KV, entre tantos requisitos.

  4. #4

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    tenho em minha rede uns 150 a 200 sw em poe 165v. e nao uso esta placa eu mesmo confeccono meus switch. caso precisar ´posso vender os switchs

  5. #5

    Padrão

    Amigo , rede com 160VAC é fora da norma!!! Na faixa de telecomunicações pode ter energia ate 60VAC (algumas excepções ate 90VAC) . Esta circulado um vídeo de um cidadão morto apos de encostar em fios de 160VAC e pessoal da companhia telefônica fazendo recuperação. Qualquer eletrocussão que acontecer vai ser incriminado pela justiça.

    Vai ter sempre dificuldade com redes precárias. Para alimentar switch tem que ter fonte estabilizada com trafo ferroresonante e todo o circuito aterrado formando malha.

    Qual tipo de fio utiliza para energizar sua rede?


    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Bom dia, a cada tempestade a queima de portas do Switch em nossa rede cabeada é constante, aqui usamos um injetor poe que separa a energia dos dados, e entrada e cada saída tem fusível para proteger a rede e terceiros em caso de rompimento do cabo ou algum curto circuito!, usamos 160v e queima mesmo muitas portas, no ano passado foi em dezembro agora em janeiro.

    Ocorre que tenho o dobro dos clientes do meu concorrente na rede cabeada, não sei se isso influencia, porém a rede dele não queima nada!, ele não usa injetor POE, ele fez a modificação no switch e jamper nas portas para entrar com 160v, porém a rede dele não tem fusível nada.

    Estou começando a achar que essa plaquinha injetora POE que separa os dados da energia é que ta influenciando na queima das portas já que meu concorrente não usa isso e ele não queima nada, a não ser que o que ta influenciando é o numero de clientes meu que é bem maior não sei...

    Se foi mesmo a placa POE o motivo das queima, fui mais um tiro no pé nosso, que prezamos pela segurança porém a gambiarra as vezes parece que se sai melhor ;(
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         adaptador-de-rede-poe-overtek-033.jpg
Visualizações:	429
Tamanho: 	55,8 KB
ID:      	68149

  6. #6

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Boa tarde, vamos testar uma solução que a intebras mandou, estamos nesse mesmo barco de queima de portas, se alguém já testou postem os relatos por favor. O modelo do switch é "SF 800 VLAN Ultra".

  7. #7

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Teria como descreve esta solução.

  8. #8

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Não amigo, usamos 160vdc não é AC, e o choque é muito fraco por sinal, usamos o próprio cabo de rede para passar a alimentação!, funciona perfeitamente bem a não ser nos períodos de chuva devido as tempestades.

    É uma boa solução para cidades pequenas pois imagine sair com 4 redes (são 400mbs de capacidade), e no futuro pode dividir essas rede tendo 800mbs, não vislumbro necessidade de fibra, a não ser pra planos altos que ainda não é realidade, mesmo assim vc pode ter quantas redes /100 quiser, por exemplo uma por rua vai ser suficiente para planos altos, a vatagem é não ter que usar ONU que sobe o valor para se ter cada cliente na rede, atendendo no utp basta apenas um roteador e pronto.

  9. #9

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Também tenho esse mesmo problema na rede 160VDC, não faço nenhuma alteração nos switchs, faço a sangria dos fios azul e marrom conectando direto na fonte dos switchs, meu concorrente usa switch adaptado em 160VDC e tenho a impressão que os switchs dele não queima tanto... Também tenho o dobro de clientes que ele... Talvez nossos problemas na rede 160VDC nem sempre seja causada pela fonte, mas sim pelos surtos que vem das casas dos clientes. Tô pensando em desenvolver algo usando varistores...

  10. #10

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    vou te passar mas logo o que uso e acabou com minhas queimas vai investir menos que troca de switch garanto

  11. #11

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Estou ao seu aguardo!

  12. #12

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Bom dia amigo como prometi voltei estava meio atarefado por isso não deu antes, mas então minha rede tem uma extensão de 6 km uso 160 e queimava ate sem chover era da um relâmpago longe pronto queimava a rua toda, então comecei a pesquisar o que poderia fazer tem gente que fala que faz mas ninguém mostra o que é que tipo de aterramento usar, tem um amigo meu que mexe com antena de celular rural me indicou que estava usando este peça e estava ajudando, resolvi testar, o resultado foi 1000, pra ter ideia no fim de 2016 pra 2017 me queimou mas de 200 suits este ano ate agora queimou 2 olha que as chuvas aqui estão bem mais fortes e com bem mais raios, espero que te ajude têm, tem que colocar uma aste de aterramento em todos os postes que tem a caixinha ok nao economize na aste uma só em cada poste mas aquela de 2 mts ok.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aab546b926.jpg
Visualizações:	217
Tamanho: 	42,7 KB
ID:      	68166Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Placa-PK-Rossi.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	149,8 KB
ID:      	68167

  13. #13

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    160vdc não da choque? vai nessa amigo e confia em usar 160vdc, não é pq todos usam que os outros provedores vai na onda de usar, aqui em minha rede não uso 160vdc nem a pau, uso 24v, 12v, 48v, e não uso plaquinhas não isso é jogar dinheiro fora...eu mesmo faço a adaptação nos Switch, essa de usar fusível pra proteger porta de Switch de queima por causa de descarga elétrica é outra ilusão pq não protege...

  14. #14

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Tem gente que gosto de se iludir.
    A tecnologia empregada neste equipamentos não foram feitos para isso.
    Eu mesmo uso essas gambis.Uso porque a grana é curta,mas tenho ideia do problema.
    A queima é nas portas lan,não no switch em si.Quando queima o switch é porque já foi de ralo de vez kkk.É cabo ou switch em curto.
    O pulso na porta lan danifica o circuito.Como o cabo fica exposto em longas distancias e repetições é algo quase impossível de solucionar.
    Estou implantando ftth.De início fui nas pac-pon com a promessa de proteção nas portas.Outra ilusão.Queima do mesmo jeito.
    Então como já sei do problema de queimas,fiz eu mesmo meu recurso.Adapto um switch junto a uma onu e tocamos o barco.Mas isso só é feito em locais onde não tenho a rede ftth e ainda tenho o utp.No geral é por fibra e adeus problemas de queimas em portas lan.
    Não estou aqui criticando quem coloca 160vdc em utp.Eu também uso aqui.Mas dai dizer que funciona muito bem é brincadeira.
    Alguns detalhes.
    Dizer que 160vdc mata alguém acho exagero.Até porque como o circuito está em dc cada perna de alimentação dá 80vdc,então para chegar a 160V e a pessoa tomar choque tem que pegar nas duas alimentações.
    Os fusíveis nos switchs não protegem nada,nem queima.Quando existe um curto o mesmo vai direto na fonte,a mesma queima ou abre o fusível.
    Não encontrei nenhum circuito que protegesse a queima de portas lan em switchs empregados em rede utp.

  15. #15

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    http://www.volt.ind.br/pacswitchvolt.php
    média de preço de 200,00 à 280,00

    Switch intelbras média 50,00 a 55,00, preço de adaptação 10,00 (eu gasto menos) então fica media de 65,00 por cada Switch já adaptado para usar 24v no cliente e sair 9v pra alimentar ONU. aqui uso já faz tempo sem problemas algum.

  16. #16

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Interligando os switch, em caso de surto eletrico queima mesmo, ja tivemos isso, procuramos uma solução diferente.
    Fibra com LAN, cada poste uma ONU ou conversor de fibra, nao necessariamente cada poste, em alguns casos interligamos 3 postes.
    Alimentação de energia com POE 24V que vem energia direto da casa do cliente e alimenta o switch e ONU.
    https://produto.mercadolivre.com.br/...ista-fibra-_JM

  17. #17

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Tem gente que gosto de se iludir.
    A tecnologia empregada neste equipamentos não foram feitos para isso.
    Eu mesmo uso essas gambis.Uso porque a grana é curta,mas tenho ideia do problema.
    A queima é nas portas lan,não no switch em si.Quando queima o switch é porque já foi de ralo de vez kkk.É cabo ou switch em curto.
    O pulso na porta lan danifica o circuito.Como o cabo fica exposto em longas distancias e repetições é algo quase impossível de solucionar.
    Estou implantando ftth.De início fui nas pac-pon com a promessa de proteção nas portas.Outra ilusão.Queima do mesmo jeito.
    Então como já sei do problema de queimas,fiz eu mesmo meu recurso.Adapto um switch junto a uma onu e tocamos o barco.Mas isso só é feito em locais onde não tenho a rede ftth e ainda tenho o utp.No geral é por fibra e adeus problemas de queimas em portas lan.
    Não estou aqui criticando quem coloca 160vdc em utp.Eu também uso aqui.Mas dai dizer que funciona muito bem é brincadeira.
    Alguns detalhes.
    Dizer que 160vdc mata alguém acho exagero.Até porque como o circuito está em dc cada perna de alimentação dá 80vdc,então para chegar a 160V e a pessoa tomar choque tem que pegar nas duas alimentações.
    Os fusíveis nos switchs não protegem nada,nem queima.Quando existe um curto o mesmo vai direto na fonte,a mesma queima ou abre o fusível.
    Não encontrei nenhum circuito que protegesse a queima de portas lan em switchs empregados em rede utp.
    Pelo visto, você parece ter uma boa experiencia com UTP. Será que esse protetor não evita ou pelo menos diminui a queima da porta? Parece ser feito com centelhadores a gás.

    https://produto.mercadolivre.com.br/...dps-emenda-_JM

  18. #18

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    Eu não cheguei a usar pois se fosse utilizar sairia caro em cada cliente.
    O modelo apresentado a era da ubiquit.O mesmo se aplica mais para proteção de aps mas torres.Também portas lan de switch.
    Este protetor não suporta 160vdc então não achei conveniente por.Até porque o certo é por aterramento em cada switch.
    Cheguei a conclusão que qualquer solução para este tipo de utilização switch com caixas herméticas e cascateando em cabo utp são paliativos.Nada que resolva de vez.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Cheguei a conclusão que qualquer solução para este tipo de utilização switch com caixas herméticas e cascateando em cabo utp são paliativos.Nada que resolva de vez.
    O prejuizo acontece porque esse sistema de de 160V os switch estao ligados entre si, quando acontece um surto ele se espalha em toda a rede, fazendo celulas de 1 ou 2 postes com fibra e alimentação em 24V isso nao acontece, cada poste vai estar isolado eletricamente dos outros.

    https://produto.mercadolivre.com.br/...ista-fibra-_JM

  20. #20

    Padrão Re: Queima constante de portas do Switch em rede Cabeada!

    acredito que um aterramento e protetores elétrico para aparelhos eletrônicos já resolveria a sua situação.
    a final a informação é levada através de pulsos elétricos em cabos metálicos(utp,stp,coaxial) então se você não tiver uma infraestrutura de proteção nada vai adiantar .
    o raio vai dá lá longe e sua switch vai queimar.
    faça isto invista em proteção chame um técnico em eletrotécnica e resolva isso e claro não se deve usar 160vdc , mas na verdade 48v 60v no extremo 90v
    nesse ramo não vai adiantar você querer só ganhar dinheiro.