+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 2,4 Km Sinal -64 CCQ Baixo

    Bom dia pessoal!
    Estou tendo problemas de confiabilidade em um PTP onde utilizo duas Litebeams M5. Sei que não é o equipamento ideal, para este PtP, mas ele é provisório e desejo que atenda basicamente a minha casa e meus vizinhos. Caso aumente a necessidade de banda troco o equipamento.

    Alguns detalhes dele:
    - Distância de 2,4 Km;
    - Visada Total;
    - Vento balança um pouco o rádio lado estação;
    - Necessidade de banda 30 Mbps
    - Sinal -64
    - Se conectar diretamente à rede, sem PPPoE, a rede está uma "bala";

    Problemas:
    - Atendo 06 clientes pppoe deste lado do PTP e eles não passam mais de 03 minutos conectados.
    - CCQ do lado estação não passa de 70%;
    - CCQ do lado AP não passa de 90%;

    Alguém pode me ajudar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Main AP.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	163,9 KB
ID:      	68161   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Main Estação.jpg
Visualizações:	129
Tamanho: 	160,9 KB
ID:      	68162  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless AP.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	99,7 KB
ID:      	68163   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless Estação.jpg
Visualizações:	95
Tamanho: 	97,3 KB
ID:      	68164  


  2. #2

    Padrão Re: Enlace 2,4 Km Sinal -64 CCQ Baixo

    Não entendi muito bem você esta usando a litebeam como AP para atender estes 6 clientes ou a litebeam é somente PTP? se for PTP você pode ajustar a potência do seu AP ou da ESTAÇÃO que esta em 7dbm, até conseguir um CCQ melhor.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 2,4 Km Sinal -64 CCQ Baixo

    Citação Postado originalmente por johnnyseabra Ver Post
    Bom dia pessoal!
    Estou tendo problemas de confiabilidade em um PTP onde utilizo duas Litebeams M5. Sei que não é o equipamento ideal, para este PtP, mas ele é provisório e desejo que atenda basicamente a minha casa e meus vizinhos. Caso aumente a necessidade de banda troco o equipamento.

    Alguns detalhes dele:
    - Distância de 2,4 Km;
    - Visada Total;
    - Vento balança um pouco o rádio lado estação;
    - Necessidade de banda 30 Mbps
    - Sinal -64
    - Se conectar diretamente à rede, sem PPPoE, a rede está uma "bala";

    Problemas:
    - Atendo 06 clientes pppoe deste lado do PTP e eles não passam mais de 03 minutos conectados.
    - CCQ do lado estação não passa de 70%;
    - CCQ do lado AP não passa de 90%;

    Alguém pode me ajudar?
    Tem muita coisa a ser revista aí.
    Você esta com canal/frequência em automático. Faça um Airview e escolha um canal limpo, pois o ruído está em -97dBm. Poderia ser menor, algo na casa de -100 a -103dBm.
    O limite EIRP está ativo, limitando a potência em 7dBm. Desative e faça um ajuste fino de potência.

    Quanto a visada, o CCQ horrível de 39% na estação gera dúvidas. Com esse CCQ você não faz nada. Nada mesmo! O enlace é literalmente lixo... Sugiro revisar muito bem essa visada (árvores, instalação por trás de telhados, em lados opostos de lajes, etc) e refazer o alinhamento, principalmente o downtilt.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 2,4 Km Sinal -64 CCQ Baixo

    Citação Postado originalmente por johnnyseabra Ver Post
    Bom dia pessoal!
    Estou tendo problemas de confiabilidade em um PTP onde utilizo duas Litebeams M5. Sei que não é o equipamento ideal, para este PtP, mas ele é provisório e desejo que atenda basicamente a minha casa e meus vizinhos. Caso aumente a necessidade de banda troco o equipamento.

    Alguns detalhes dele:
    - Distância de 2,4 Km;
    - Visada Total;
    - Vento balança um pouco o rádio lado estação;
    - Necessidade de banda 30 Mbps
    - Sinal -64
    - Se conectar diretamente à rede, sem PPPoE, a rede está uma "bala";

    Problemas:
    - Atendo 06 clientes pppoe deste lado do PTP e eles não passam mais de 03 minutos conectados.
    - CCQ do lado estação não passa de 70%;
    - CCQ do lado AP não passa de 90%;

    Alguém pode me ajudar?
    Faz scan e verifica se tem outro operando no canal adjacente. Agora se a antena balança nao tem jeito.