+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Vlans entre mikrotik e Switch wi-tek gerenciável camada 2 Metro Ethernet

    Olá pessoal, estou com problemas para configurar o switch Wi-Tek gerenciável usado em rede metro ethernet com POE reverso.
    Tenho o seguinte cenário:
    Uma RB 3011 com servidor pppoe. Na saida do SFP segue a fibra que vai na caixa metro. ok
    Oque quero fazer: pegar os clientes da caixa metro conectalos via pppoe e isolar as comunicações de cada porta do switch
    Ex. eu quero que todas as portas se comuniquem com a porta 9 (sfp) do switch onde faz comunicação direta na rb via fibra, mas não quero que as outras portas se enxergue entre elas e quero criar vlan entre o switch e a rb.
    Outro problema é que quando a vlan entre o switch e a rb funciona eu não consigo fazer um teste de banda no ip que designei da vlan
    Obs: (o switch não tem opção de isolar portas, acredito que para isso tem que ser feito com vlan, e alguns lugares falam sobre grupos de trunk mas não tem muitos detalhes)

  2. #2

    Padrão Re: Vlans entre mikrotik e Switch wi-tek gerenciável camada 2 Metro Ethernet

    Então, VLAN tem modos de operação, no teu cenário eu consigo pensar em dois modos, tem um modo de forward de portas que você pode fazer no switch, fazendo com que, à partir, da segunda porta, por exemplo, elas não troquem pacotes entre si, apenas com a porta 1, só não sei se esse switch faz isso e também não sei como as VLANs se comportariam nesse modo de operação. O segundo modo seria configurar a porta 1, por exemplo, como trunk, e as demais como portas de acesso de cada VLAN, assim na porta 1 as VLANs estarão com TAG, e em cada uma das demais porta você retira o TAG (ou seja, UNTAG), que é como access-port...