Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Question Sugestão de Switch

    Boa noite amigos, preciso de sugestão de Switches SFP com mais de 16portas
    Jetstream eu tenho, mas são 8 sfp+4 combo (sfp e cooper) e não me atende por não ter 2 fontes e poucas portas SFP.

    Pensei na nova CRS que tem 16portas, mas não sei se com 2cpu e 1gb de ram ela aguenta o rojão..
    enfim.
    Sugestões?

  2. #2

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Qual seria o tamanho do seu rojão?

    Eu uso Extreme X460, um deles passando quase 8Gbps. Também tenho Juniper EX4600, esses eu recomendo de olhos fechados.

  3. #3

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    Pensei na nova CRS que tem 16portas, mas não sei se com 2cpu e 1gb de ram ela aguenta o rojão..
    enfim.
    Sugestões?
    Se não tentar usar a CRS para rotear, nem configuração que não seja suportada pelo switchchip (o que precisaria da CPU), aguenta com folga. Os testes RFC2544 da MikroTik mostram capacidade de mais de 120Gbps, mesmo no pior dos casos, no modelo CRS317-1G-16S+RM.

    Em switch é moleza ter grandes capacidades de banda assim, o trabalho para os chips especializados é leve. Até marcas baratas, como TP-Link, têm switches gerenciáveis baratos que aguentam algumas dezenas de gigabits por segundo (claro que MikroTik é mais confiável, nesse caso).

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Huawei

  5. #5

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Qual seria o tamanho do seu rojão?

    Eu uso Extreme X460, um deles passando quase 8Gbps. Também tenho Juniper EX4600, esses eu recomendo de olhos fechados.
    Rojão?kkkk para o EX4600 tem que ser bomba atômica.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Huawei
    Vc não especificou suas necessidades. Mas concordo com o Bruno.
    Se não precisar de QinQ há opções bem atrativas na linha 5720 da Huawei e caso precise na linha 6720.

  7. #7

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Rojão?kkkk para o EX4600 tem que ser bomba atômica.
    O cara vive falando que é Datacenter, então imagino que o rojão dele seja grande kkkkkkkkkkk

    Huawei e Juniper pra switch de acesso é canhão pra matar formiga, mas se já pensa futuramente para EVPN, VXLAN e MPLS, vale a pena. Pra minhas necessidades, Juniper EX4600 atende bem, mas estou comprando Huawei 6720 para um segmento MPLS que estou subindo.

  8. #8

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Datacom

  9. #9
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    pros meus servidores eu trabalho com HP 1820(série Aruba) que me atendem muito bem, e são confiáveis, (tenho 16 Servidores HP gen9 em rácks HP)

    em relação ao TP-link eu tenho um de 12sfp, mas tem poucas portas sfp e que hoje eu preciso de pelo menos 4 sfp+ 10g e umas 24 sfp (que aceitem BIDI)

    cheguei negociar um Cisco 2232pp porem ele é extender de nexus 5k,6k ou 7k
    logo sem a apliance não me resolve nada..

    tenho um carinho por Mikrotik, apesar de muitos não gostarem do "mikroteco"

    estou fechando mais 2 anéis em 10gb e preciso de 4sfp+ pra receber os 4 pelos, e as outras portas uso pra rebate entre racks e alguns swtiches fora do DC, além de usar as outras portas pra Uplink nas Olts que estão por vi ai...
    além de se possível ter 2 fontes pra redundância nos No-breaks

    Da utilização:
    é apenas para tag e lag e segmentar a rede, nada de bridges..
    Juniper é uma boa pedida, mas tô por fora de preço..
    Datacom, tenho um pouco de aversão a eles, nunca fui com a cara (sei lá porquê)
    Huawei , Nunca usei Sw deles, pra ser honesto pouco tive acesso aos equipamentos da marca, São bons de se trabalhar? (parece que são cisco-like)

    por enquanto estou optando pela CRS, o preço me pareceu acessivel, pensei em comprar 2 e cascatear elas.
    vou gastar pouco menos de 5mil.

    acham uma boa pedida?

  10. #10
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    OFF-topic!, gostei de ver os veteranos na ativa

  11. #11
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Quando citei rojão, me referi a uns antigos Sw da MK que abriam o bico por pouca coisa, um dos motivos de não ter padronizado meus SW em MK é justamente o Medo de bater processamento mesmo não usando Bridge neles., não me recordo o modelo, mas usavam a cpu da rb750...esta nova CRS 317 me pareceu bem cascuda.

  12. #12
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Minha necessidade é receber 4 transito que podem chegar até 10gb (2 redundâncias de 2 operadoras)
    e o restante está na outra postagem

  13. #13
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Sim, sou DC. ainda pequeno comparado com os "irmãos mais velhos", mas tenho investido pesado em equipamento, até porquê essa brincadeira de DC é coisa de gente grande...
    meu négocio está proximo dos 700mil, quê comparado com os Grandes não é nem 1%...rs

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Rojão?kkkk para o EX4600 tem que ser bomba atômica.
    kkkk
    mais vc tem a tranquilidade


    mais tudo vai da aplicação se é pra datacenter ou rede metro

    aki pra datacenter uso cisco nexus e pra rede metro uso huawei s6720

  15. #15

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Mano, a série CRS não tem suporte a lacp. Eu te recomendaria usar a série Nexus da cisco, é feito especialmente para datacenter, já mexi muito neles, a única coisa que naturalmente não da certo é muita rota na FIB, ele trava e não funciona, tirando isso, é bom demais, mas meio caro. Tenho um cliente que tem um PIX do Google com esses switchs, passa na real mais de 150Gbit nas cdn do Google, Netflix, Facebook e Akamai.

  16. #16

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Mano, a série CRS não tem suporte a lacp.
    Nesse último modelo CRS327, a MikroTik diz que tem LACP "hardware-based":

    New features such as hardware-based Spanning Tree Protocol and Link Aggregation (LACP) provide enhanced protection and true professional performance for your demanding network.
    Até a CRS326 parece que suporta LACP via hardware no SwOS. Até o fim do ano passado, pelo RouterOS era apenas via software, mas eles iriam implementar usando o switchchip. Talvez agora que lançaram a CRS327, a CRS326 tenha ganhado esse recurso também, já que parecia ser uma limitação do sistema, e não do chipset usado.

  17. #17

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    É parece ter mesmo, agora ficou perfeito! Já tenho várias dessas CRS em clientes, posso dizer, não incomoda, até outro dia fiquei impressionado, uma ligada a mais de 400 dias... Parece história de pescador, mas estava lá,

  18. #18
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Então Nexus eu cheguei a levar um pra minha cozinha (DC) um nexus 2232pp , porem ele é extender fabric, quer dizer, preciso do nexus 5k ou superior pra gerenciar ele.
    gosto de cisco, mas ela tem um defeitinho que é gostar de agregar um equipamento no outro, o que faz ficar beeem caro...

  19. #19
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Nesse último modelo CRS327, a MikroTik diz que tem LACP "hardware-based":



    Até a CRS326 parece que suporta LACP via hardware no SwOS. Até o fim do ano passado, pelo RouterOS era apenas via software, mas eles iriam implementar usando o switchchip. Talvez agora que lançaram a CRS327, a CRS326 tenha ganhado esse recurso também, já que parecia ser uma limitação do sistema, e não do chipset usado.

    ainda estou garimpando..mas pensei em usar bonding na CRS você como já utiliza elas, elas são ROS ou SWoS?
    tô por fora que implantaram LACP no SWos...

  20. #20
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sugestão de Switch

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    É parece ter mesmo, agora ficou perfeito! Já tenho várias dessas CRS em clientes, posso dizer, não incomoda, até outro dia fiquei impressionado, uma ligada a mais de 400 dias... Parece história de pescador, mas estava lá,
    Rapaz...não duvido...se tiver uma parte elétrica bacana...mikrotik não trava...digo isso porquê na epoca que trabalhava em um provedor (médio/grande) no RJ eles tinham muita RB mas a maioria travando...tudo com problema de alimentação .
    hoje tenho meu provedor e montei também o DC e cheguei a ter roteadores com essa média de tempo de uptime..