+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gambiarra da Computech? usando Multi-Shield

    Moçada, comprei um multi-shield da computech para blindar os fundos de um painel e mais rocket que uso aqui, no caso quero levar em uma metalurgica esse multi-shield como modelo, para fazer outros usando o material Zinco, esses de calha

    alguém já fez isso? recomenda?

  2. #2

    Padrão Re: Gambiarra da Computech? usando Multi-Shield

    Acho que eram umas antenas da Computech mesmo que tinham chapas internas com uma aparência incrivelmente similar a zinco!

    Alias, que era zinco tenho certeza. Só que era mais grosso que as chapas pra calhas. E o corte era a laser, ou seja, corte profissional.

    Qualquer metal atua como atenuador de RF, se tiverem a mesma espessura zinco vai até atenuar mais que alumínio, por exemplo, mas a partir de certo ponto a reflexão também pode começar a incomodar. Então recomendo fazer 1 e testar. Se ficar ok, sem ruído de fundo aumentando (Noise floor, tipo passando de -98 pra -92dBm quando colocar o metal nos fundos da CPE), tá tudo ok.

    Mas procurar chapa de alumínio em lojas do ramo, as de baixa densidade não são caras, tem coisa tipo 1,5mm. Atenua sem reflexão.

    E se quiser atenuação extra, pinta as chapas finas de zinco com tinta pra microondas. Caso ache elas caras (R$ 15 por um tubinho que mal dá pra 0,5m², acho que foi o que paguei), tinta epoxi metalica (Isto é, nada de cores comuns) é a proteção contra EMI e RFI que uns produtos comerciais usam, quanto mais metal em pó na tinta mais condutiva ela é, e mais atenua RF (Sem quase nada de reflexão direta! Isso é ótimo!). Ou seja, se vai pintar as peças, pinta logo com alguma tinta que atua na atenuação! Tinta epoxi metalica (Cor metalizada) são raras, difícil achar, mas dá pra comprar hematite em pó e misturar, ela é barata, com 1kg dá pra pintar talvez 50m² de material! Bota coisa tipo 50g de pó por litro de tinta epoxi e pronto. Só que pela granulação ser meio alta nem toda pistola de pintura passa isso. A minha é de ar direto (Fecha a tinta, não o ar) então funciona tranquilo até com quase 100g por litro (Não testei mais que isso. Na verdade errei a medida, era pra ser 50g mas caiu um monte de uma vez).

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Gambiarra da Computech? usando Multi-Shield

    Não sei dizer se zinco é bom para blindar RF, mas em antenas parabólicas não achei um bom negócio. A porta do microondas, tubos de TVs ou monitores usam chumbo mas é algo muito perigoso que é em pó(tubo) ou em tela no microondas.
    Meu filho comprou um produto de informática, veio num envelope e continha uma advertência informando que continha chumbo. Os rádios transmissores antigos usavam um material a base de alumínio com chumbo e magnésio ou com pintura epoxi, bicromatizados, prata ou platina estes normalmente valvulados.

  4. #4

    Padrão Re: Gambiarra da Computech? usando Multi-Shield

    Pessoal muito obrigado pelas dicas, vou seguir o conselho do rubens abraços