+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Montar provedor em interior

    Olá pessoal, estou planejando montar um provedor no interior do Amazonas, esse interior fica longe da cidade de Manaus e os únicos meios de acesso a cidade é por meio de barco ou avião. É claro que já existem provedores lá, mas eles cobram muito caro, os planos lá partem de 100 reais por 1MB, ou 4 reais por 1h. Minha intenção era fornecer internet via Wifi, mas que fosse possível que o cliente utilizasse na sua própria casa em seu celular ou notebook, por exemplo, cliente vai ate o meu local solicita o acesso, eu gero uma senha que possibilita que o cliente tenha acesso a rede pelo prazo que ele contratou, por exemplo 1h, após o prazo expirado ele perde o acesso.

    Eu sou técnico de informática e estudante de análise de sistemas, eu entendo mais de programação do que de redes. Então gostaria que vocês me ajudassem sobre que tipo de equipamento seria necessário pra montar esse provedor tendo uma base de 50 clientes com possibilidade de expansão e tendo como alcance um raio de 2km. Qual tipo de provedor? Quais equipamentos para entregar uma boa qualidade? É necessário torre e antenas? Se for necessário torre, eu já tenho local, então não teria despesa com aluguel.

  2. #2

    Padrão Re: Montar provedor em interior

    Citação Postado originalmente por Sigma Ver Post
    Olá pessoal, estou planejando montar um provedor no interior do Amazonas, esse interior fica longe da cidade de Manaus e os únicos meios de acesso a cidade é por meio de barco ou avião. É claro que já existem provedores lá, mas eles cobram muito caro, os planos lá partem de 100 reais por 1MB, ou 4 reais por 1h. Minha intenção era fornecer internet via Wifi, mas que fosse possível que o cliente utilizasse na sua própria casa em seu celular ou notebook, por exemplo, cliente vai ate o meu local solicita o acesso, eu gero uma senha que possibilita que o cliente tenha acesso a rede pelo prazo que ele contratou, por exemplo 1h, após o prazo expirado ele perde o acesso.

    Eu sou técnico de informática e estudante de análise de sistemas, eu entendo mais de programação do que de redes. Então gostaria que vocês me ajudassem sobre que tipo de equipamento seria necessário pra montar esse provedor tendo uma base de 50 clientes com possibilidade de expansão e tendo como alcance um raio de 2km. Qual tipo de provedor? Quais equipamentos para entregar uma boa qualidade? É necessário torre e antenas? Se for necessário torre, eu já tenho local, então não teria despesa com aluguel.
    Não existe antena que pegue o sinal de WI-FI de um celular a 2Km de distância. Você precisa montar células de 30 a no máximo 70 metros sem nenhuma barreira.

  3. #3

    Padrão Re: Montar provedor em interior

    do jeito que você quer pesquisa sobre 3G ou 4G aí eles podem usar internet dentro de casa no celular no conforto só não sei se tu consegue ter seu próprio sinal com dona ana. Equipamento milagroso ainda não existe só as boas e velhas setoriais ou cornetas com uma anteninha na casa do cliente com gasto até o momento é oque existe.

  4. #4

    Padrão Re: Montar provedor em interior

    Citação Postado originalmente por Fallout Ver Post
    do jeito que você quer pesquisa sobre 3G ou 4G aí eles podem usar internet dentro de casa no celular no conforto só não sei se tu consegue ter seu próprio sinal com dona ana. Equipamento milagroso ainda não existe só as boas e velhas setoriais ou cornetas com uma anteninha na casa do cliente com gasto até o momento é oque existe.
    Lembrou bem o leilão de frequência já foi mas pode ser que venha a ter outros na sua região. Teve cidade com 10mil você ganhava. A minha foi por 30 e 50 se não me engano.
    Eu não comprei.
    Cotei ... perguntei o preço. 60 a 80 mil o "rádinho" pra fazer omini de 5km ou setorial de 90 graus com 20km (posso estar equivocado).
    Mais a torre e energia.

  5. #5

    Padrão Re: Montar provedor em interior

    já que não é possível nesse modelo. Utilizando o modo tradicional para distribuir internet, o provedor tem q ser via satélite ou rádio? e os equipamento? sabendo os equipamentos eu posso pesquisar mais sobre eles pra aprender.

  6. #6

    Padrão Re: Montar provedor em interior

    O básico: Vai precisar uma torre meio alta, pro sinal passar acima das casa. Digamos 25m. Deve ter serralheiro que fabrique torre a uns R$ 120 a 130 por metro. Multiplica 25m por R$ 120 e descobre o valor.

    Pra distribuir sinal precisa equipamento tipo 4 CPE's SXT SA5, ou então 4 rádios tipo RB912 com 4 antenas setoriais 5GHz 90°, ou 4 rádios tipo Rocket M5. Jogue esses modelos no ML e descubra os valores (Opção em conta é 4 SXT SA5, uns R$ 1200). Vai precisar um roteador pra gerenciar as conexões, digamos uma RB750G R3, ou uma RB850Gx2 se quiser passar de 150 clientes um dia. Vai precisar nobreak DC pra tudo isso, enfim, bota fácil R$ 8 mil numa torre simples (Mas completa) nos fundos de casa.

    Na casa de cada cliente vai precisar uma CPE simples, modelos baratos tipo Wom5000, SXT Lite5, Nanostation M5 Loco, Airgrid. Mesma coisa, joga no ML o modelo e descubra valores (Antecipo: Uns R$ 200-250 por cliente). Se o cliente quiser wifi dentro de casa, coloca um AP wifi pra ele, R$ 60 ou 70 tem AP barato tipo TPLink 740nd. Isso é pra ele, nada a ver com sua internet, um AP wifi é pra rede interna, se terá internet na rede não importa, roteador wifi doméstico não precisa ser fornecido por provedor de internet, você fornece a internet saindo via cabo ethernet da CPE, se ele quiser wifi que pague um roteador! (Mas você pode fazer comodato de equipamento, gasta R$ 280 em Wom500o+AP barato e cobra R$ 15 de comodato, se paga em 18 meses, depois passa a dar lucro. Quero ver ter tanta grana pra comprar equipamento pra fazer comodato, 50 X R$ 280 dá R$ 14 mil! Só vai dar lucro depois de 18 meses se alugar tudo, se alugar só 2/3 dos equiptos vai levar mais de 2 anos pra começar a dar lucro!).

    Sobre comprar link via satélite, talvez seja a única opção na cidade. Mais saiba que custa MUITO caro. Procura no Google pelo site da Hughes e pela Starone, e cote uns preços. Já antecipo que é milhares de R$ por 5 ou 6Mbps pra começar. Com link caro assim vai precisa vender internet a... adivinha... R$ 100 por 1Mbps. Não tem internet nada barata via satélite, além do ping enorme o preço é gigante, só é meio barato quando pega os planos com franquia (E tem coisa tipo 10GB de franquia. Um provedor de 50 clientes come essa franquia em 7 dias!)

    Opção a internet via satélite é você contratar link de grande operadora em outra cidade, e botar umas torres a cada 30-40km e levar o link até a cidade por vários PTP's menores. Pesquisa aqui no under sobre PTP que vai achar MILHARES de cases com distância e banda que deseja passar. Essa opção sai caro porque além do preço da torre, vai ter que usar rádios específicos pra PTP, tipo PowerBeam M5 400, a R$ 500 cada (PRecisa 2 por torre, um pra receber pelo lado A, e o outro pra enviar no novo salto pro lado B), mas vai ter que colocar energia solar em cada torre (Exceto se conseguir parceria com alguma fazenda e usar eletricidade deles com um nobreak DC enorme), uns R$ 1,5 mil em painéis e R$ 1,8 mil em baterias, isso por torre. Se está a digamos 300km de uma cidade com link barato (Onde tem fibra) vão-se umas 4 a 8 torres pra levar o link por toda essa distância. Mas ptp distante pra míseros 50 clientes não se paga NUNCA! Falamos em investimento de R$ 12 mil por torre fácil fácil.

    Enfim, pra apenas 50 clientes não vai ter jeito, vai ter que operar igual os provedores existentes, vendendo equipamento pro cliente a R$ 500 com instalação, e uns R$ 80-100 por 1Mbps apenas, porque nessa região NÃO TEM link decente onde não tem rodovia asfaltada com fibra passando do lado.

    Se fosse tão simples e barato pode ter certeza que já teria concorrente na cidade vendendo 1Mbps a R$ 60 e roubando 100% dos clientes de quem vende mais caro. Onde só há provedor pequeno com internet cara pode ter certeza que custa MUITO caro trazer link de outra cidade. Wifi não opera com obstáculos nem em conexão rumo a smartphone (Alguém de TI confundindo GSM com wifi? Isso é confusão que só leigos fazem, são padrões diferentes, não tem como comparar) e também não entre 2 torres, precisa então torre alta, e em distâncias limitadas (Por conta da zona de Fresnel. Se tivesse morros poderia fazer PTP tipo 70km, mas aí deve ser tudo plano, ptp de 40km será provavelmente o limite prático), e se a distância é grande até outras cidades com internet pra comprar link, vai precisar MUITAS torres (Ou comprar link via satélite, que custa também caro pra caramba).

  7. #7

    Padrão Re: Montar provedor em interior

    Quer uma dica Boa? Esquece isso. Depois que vc fornecer Internet pra 10 clientes que seja vc ñ terá mais descanso. É uma senhora que tirou da tomada e ñ funciona. Um moleque que se acha esperto e vai nas configurações do ap pramelhorar Internet, uma fonte que queima e assim vai. Vc ñ tera mais sossego seja final de semana feriado ou qualquer dia. Se telefone vai tocar e vc vai ter q correr e resolver. Falo por experiência própria. Eu tinha uma conexão péssima e cara pra caramba. Resolvi traser uma Internet decente pra mim e2 amigos. Foi tão bom no início. Tudo mil maravilhas. Ping baixo recebendo o plano contratado. Outros vizinhos usavam e gostaram. Era e ainda é uma conexão decente, que pediram pra mim expandir a rede. Ai penssei pq ñ logo se paga e começa dar lucro. Ai que me enganei, pra continuar bom tem que contratar mais link melhorar os PTP pra passar mais banda e é um investimento que nunca acaba. Tem que ter alguma coisa em estoque pra o dia que queimar algo vc ñ deixa uma semana ou mais o pessoal sem acesso. Mas lucro mesmo eu ñ vejo. Uns 15mil de investimento isso que usei caixas d'água da regiao e ñ gastei com torre. Agora com 30 usuários me sobra livre algo ña faixa de 500 reias. Eu poderia ganhar bem mais sim se pegasse link menor mas ai seria a mesma m@#$& que vendem por ai. E se é pra ser assim ñ tinha começado.

  8. #8

    Padrão Re: Montar provedor em interior

    @rubem

    eu adorei sua resposta, foi precisa e realista praticamente uma consultoria. Dá pra perceber que há mesmo barreiras e dificuldades que podem ser extremamente difíceis de ultrapassar ainda mais se tiver um capital inicial pequeno. Existem duas cidades próximas com distâncias de 100km aproximadamente. Em uma pesquisa rápida a hughes não tem cobertura pra onde quero, já embratel me parece que sim, terei que entrar em contato e cotar o preço. Vou tentar saber como funciona nessas cidades adjacentes, pois tenho quase certeza absoluta que não é fibra pois há vários canais de rios que cortam, dificilmente teria cabo submerso. Vou fazer mais pesquisas, estudar mais os termos e equipamentos pra entender mais esse universo que é ser provedor. Obrigado pelo seu post.
    @luti1901

    Eu conheço um pouco dessa rotina estressante que é atender cliente, principalmente cliente zuado que não sabe se quer ligar uma tomada, no momento trabalho como suporte de ti. Cara vc já conseguiu o que muitos como eu sonham em fazer, mesmo com as adversidades ser dono do próprio negócio e não sei você, mas falo por mim trabalhar com o que gosta, tecnologia. Desejo a você que essa maré melhore e você cresça, sua empresa cresça e seu lucro cresça e volte um dia aqui no forum pra dizer como você conseguiu contornar essa situação e atingir o sucesso. Abraços man.

  9. #9

    Padrão Re: Montar provedor em interior

    Sobre a possibilidade de fibra, se tiver rodovia asfaltada chegando na cidade, tem chance de fibra. Sem ela é quase impossível mesmo.

    Mas que eu lembre no AM só tem a fibra da Tim e sei lá mais quem, indo do Pará até Manaus, se a cidade fica nesse caminho talvez tenha.

    Pro oeste de Manaus não tem nada de telecom que presta, basicamente porque não tem fibra de longa distância. E duvido que na próxima década vai ter, já que é região não agricultada, sem nada de geração de riqueza (No interior só o agronegócio gera riqueza), no sul perto do Acre e RO chega mais fácil, mas mais pro norte esquece, nem a longo prazo isso é viável, é muito custo pra uma população de renda média muito baixa (Cliente pagando R$ 60 por mês em telecom não paga custo de fibra nunca!).