+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantos Sw Posso Colocar em cascata no mesmo concentrador

    Bom dia

    li em um fórum que no máximo poderia colocar 20 sw em cascata
    depois disse ficaria melhor puxar outro cabo do servidor
    o que vocês recomendam?

    pois estou com 70 sw em cascata e antes dava um consumo de ate 170mb
    depois que aumentou a quantidade e clientes o consumo diminui e alguns reclamam de lentidão
    ate travamento, chego no cliente o roteador esta conectado mais não consegue acessar

    minha teologia tem uma 750gr3 fazendo balance de 3 link um 50 full 60 adsl e um de 90 adsl e uma 3011 como servidor pppoe e faz também controle QoS individual

    outra coisa que acho estranho e que o consumo ocila muito fica 100 do nada vai caindo chega a 35mb e volta e fica assim

    isso com 150 clientes planos de 5 e 7 megas.

  2. #2

    Padrão Re: Quantos Sw Posso Colocar em cascata no mesmo concentrador

    70 switchs amigo? Que switch vc usa?

    Citação Postado originalmente por johnwso Ver Post
    Bom dia

    li em um fórum que no máximo poderia colocar 20 sw em cascata
    depois disse ficaria melhor puxar outro cabo do servidor
    o que vocês recomendam?

    pois estou com 70 sw em cascata e antes dava um consumo de ate 170mb
    depois que aumentou a quantidade e clientes o consumo diminui e alguns reclamam de lentidão
    ate travamento, chego no cliente o roteador esta conectado mais não consegue acessar

    minha teologia tem uma 750gr3 fazendo balance de 3 link um 50 full 60 adsl e um de 90 adsl e uma 3011 como servidor pppoe e faz também controle QoS individual

    outra coisa que acho estranho e que o consumo ocila muito fica 100 do nada vai caindo chega a 35mb e volta e fica assim

    isso com 150 clientes planos de 5 e 7 megas.

  3. #3

    Padrão

    tendo por base switch 10/100 de 8 portas e ja considerando o problema de perda de duas portas a cada cascata vamos la ...

    primeiro switch cascata para segundo (6 portas disponivels)...

    segundo switch, ja temos um problema pois o segundo entra na fila de comunicação com outras 6 portas do primeiro,

    terceiro switch, problema agravado, pois o terceiro switch entra na fila de comunicação com outras 6 portas do segundo, e depois de passar pelo segundo entra na fila do primeiro.

    bem acho que da para entender como fica dai em diante certo. isto estamos falando somente de fila sem considerar broadcast e banda disponível ...

  4. #4

    Padrão

    Isso de cascatear switch é um problema, o switch de entrada fica sobrecarregado, sem falar que um surto eletrico ou raio queima tudo
    Aqui usamos uma ONU ou conversor de fibra para cada 2 switch, alimentação POE 24V da casa do cliente.

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    e tem tambem o problema se deu um looping em um swtich para tudo .

  6. #6

    Padrão Re: Quantos Sw Posso Colocar em cascata no mesmo concentrador

    Citação Postado originalmente por johnwso Ver Post
    Bom dia

    li em um fórum que no máximo poderia colocar 20 sw em cascata
    depois disse ficaria melhor puxar outro cabo do servidor
    o que vocês recomendam?

    pois estou com 70 sw em cascata e antes dava um consumo de ate 170mb
    depois que aumentou a quantidade e clientes o consumo diminui e alguns reclamam de lentidão
    ate travamento, chego no cliente o roteador esta conectado mais não consegue acessar

    minha teologia tem uma 750gr3 fazendo balance de 3 link um 50 full 60 adsl e um de 90 adsl e uma 3011 como servidor pppoe e faz também controle QoS individual

    outra coisa que acho estranho e que o consumo ocila muito fica 100 do nada vai caindo chega a 35mb e volta e fica assim

    isso com 150 clientes planos de 5 e 7 megas.
    Você está zoando? Isso é sério mesmo?

  7. #7

    Padrão

    Mas isso de loop nao acontece se for switch com VLAN.
    ...
    Criamos esse injetor POE para rede mista Fibra/LAN
    https://produto.mercadolivre.com.br/...ista-fibra-_JM

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Isso de cascatear switch é um problema, o switch de entrada fica sobrecarregado, sem falar que um surto eletrico ou raio queima tudo
    Aqui usamos uma ONU ou conversor de fibra para cada 2 switch, alimentação POE 24V da casa do cliente.
    se for para usar metro ethernet ja nao é melhor usar 100% fibra ?

  9. #9

    Padrão

    Muitos criticam o sistema Fibra com Lan... Mas no nosso caso que colocamos uma ONU e um switch no poste e dai cabo para os clientes, tem poste com ate 13 clientes...
    Imagina 13 ONU, spliter, conectores optico, cabo optico. Faz as contas...
    ---
    https://produto.mercadolivre.com.br/...ista-fibra-_JM

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Isso de cascatear switch é um problema, o switch de entrada fica sobrecarregado, sem falar que um surto eletrico ou raio queima tudo
    Aqui usamos uma ONU ou conversor de fibra para cada 2 switch, alimentação POE 24V da casa do cliente.
    ola
    tenho um colega em recife que lança fibra a cada 20 sw na fibra ele manda uma rb260gs e faz dela o proximo concentrar a ai por diante entende

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    tendo por base switch 10/100 de 8 portas e ja considerando o problema de perda de duas portas a cada cascata vamos la ...

    primeiro switch cascata para segundo (6 portas disponivels)...

    segundo switch, ja temos um problema pois o segundo entra na fila de comunicação com outras 6 portas do primeiro,

    terceiro switch, problema agravado, pois o terceiro switch entra na fila de comunicação com outras 6 portas do segundo, e depois de passar pelo segundo entra na fila do primeiro.

    bem acho que da para entender como fica dai em diante certo. isto estamos falando somente de fila sem considerar broadcast e banda disponível ...

    ola

    estou no segundo periodo de redes ainda
    agora que estou entendendo isso que você falou sobre a fila de comunicação
    mas como eu disse o estranho e que mesmo assim rodava e do nada começou a falhar

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnwso Ver Post
    ola

    estou no segundo periodo de redes ainda
    agora que estou entendendo isso que você falou sobre a fila de comunicação
    mas como eu disse o estranho e que mesmo assim rodava e do nada começou a falhar
    bem ai uma porta recebe uma descarga , mas não a ponto de queimar, mas ja vi portas queimadas gerando loop na rede, ai meu amigo e um Deus nos acuda ate descobrir quem é. outro ponto extremamente negativo sobre redes cabo ou hibridas é , sabia que por lei , pelo menos a nivel de jurisprudencia, se for identificado que o equipamento do cliente sofreu danos vindos pela sua rele ele pode exigir que vc repare ou substitua o equipamento danificado? imagina uma smarttv ou pc ou outra coisa. Deus me livre de rede cabeada. trabalhei com wireless justamente porque o cliente é isolado eletricamente de mim e ele não pode alegar nada. e so investi em fibra por ela não transportar eletricidade.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    bem ai uma porta recebe uma descarga , mas não a ponto de queimar, mas ja vi portas queimadas gerando loop na rede, ai meu amigo e um Deus nos acuda ate descobrir quem é. outro ponto extremamente negativo sobre redes cabo ou hibridas é , sabia que por lei , pelo menos a nivel de jurisprudencia, se for identificado que o equipamento do cliente sofreu danos vindos pela sua rele ele pode exigir que vc repare ou substitua o equipamento danificado? imagina uma smarttv ou pc ou outra coisa. Deus me livre de rede cabeada. trabalhei com wireless justamente porque o cliente é isolado eletricamente de mim e ele não pode alegar nada. e so investi em fibra por ela não transportar eletricidade.
    entendi no caso você acha que pode ser um loop o fato da rede ficar lenta do nada

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnwso Ver Post
    entendi no caso você acha que pode ser um loop o fato da rede ficar lenta do nada
    Amigo, em nossa rede usamos a tecnologia FTTX, chegamos com fibra até um determinado ponto e derivamos via UTP, temos uma media de 30 Switch e cascata por cada derivação, geralmente temos poucos problemas, Obs, não recomendo colocar mais de 40 Switch em cascata é problema na certa, o que vc pode fazer ai é laçar fibra e fatiar a rede, qual marca de Switch vc está usando? usa cabo 100% cobre? que tipo de energia usa para alimentar? vc usa algum sistema de monitoramento de rede, nós usamos o Zabbix, sem sistema de monitoramento vc fica as cegas.