+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida de Super Iniciante

    Boa noiteMinha rede hoje usa ip fixo em cada cliente mas preciso passa-la para pppoe, vi alguns videos no youtube sobre a configuracao... até ai blz.... so que na configuracao do pppoe a gente escolhe um pool de ips para os clientes... vamos falar de 192.168.0.2 ate 192.168.0.253 vao dar 251 ips ne.... so que minha rede tem +- 400 clientes e se eu deixar apenas um pool de ips nao vai ser suficiente.Vi a opcao next pool.... se eu criar um novo pool por exemplo 192.168.1.2 ate 192.168.1.253 e coloca-lo no next pool ele vai assim que esgotar o primeiro pool ir para o segundo?Desculpem por perguntar algo que sei que e tao trivial.... mas nao tenho o conhecimento e venho humildemente pedir a ajuda de voces....

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Oi Amigo,

    Pode mudar a rede em vez de um /24 como está fazendo. pode usar /23 = 512 IPs ou até mesmo /22 = 1024 IPs

    Exemplo:
    23/ 192.168.0.1 a 192.168.1.254
    22/ 192.168.0.1 a 192.168.3.254

    Boa sorte!

    Att,
    Gilvan

  4. #4

    Padrão Re: Duvida de Super Iniciante

    Procura VLSM ou subnetting. Pessoal precisa aprender a estudar.

  5. #5

    Padrão

    As pessoas que entende do assunto deveriam ser mais humildes em ajudar o próximo sem reclamar! e ao mesmo tempo estará ajudando outras pessoas que aqui busca ajuda. indicando alguma material uma apostila, ou um livro. pois bem meu amigo

    Máscara de rede nada mais é do que uma das configurações da sua rede. Com ela você define quantos IPs sua rede terá.

    Você deve configurar uma máscara de sub-rede Normalmente usamos a mascara por padrão 255. exemplos abaixo

    255.255.255.0 (/24)
    proporciona 254 ips na rede

    basta modifica para
    255.255.254.0 (/23)
    proporciona 510 ips na rede

    ou
    255.255.252.0 (/22)
    proporciona 1022 ips na rede


    você pode utilizar este site para ajudar nos cálculos http://jodies.de/ipcalc

    Se precisar de ajudar pode contar comigo acredito que o conhecimento deve ser compartilhado!

  6. #6

    Padrão Duvida de Super Iniciante

    CCNA, mesmo sem certificação, uma leitura aprofundada ou um curso disso é essencial pra qualquer um que quer entrar na área.

    E amigo, se você se sentiu incomodado com minha forma de pensar, lamento. Primeiro que nem fui grosseiro, então repense.

    Endereçamento IP é um assunto tão complexo que existe uma seção inteira nos guias da Cisco Press dedicado à isso. Então, quando alguém recomenda alguma leitura, acredite: é para agregar ainda mais o conhecimento do sujeito.

    [https://www.amazon.com.br/CCNA-6-0-G...-8b7757148e1b]

    Quer recomendação melhor que essa?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    CCNA, mesmo sem certificação, uma leitura aprofundada ou um curso disso é essencial pra qualquer um que quer entrar na área.

    E amigo, se você se sentiu incomodado com minha forma de pensar, lamento. Primeiro que nem fui grosseiro, então repense.

    Endereçamento IP é um assunto tão complexo que existe uma seção inteira nos guias da Cisco Press dedicado à isso. Então, quando alguém recomenda alguma leitura, acredite: é para agregar ainda mais o conhecimento do sujeito.

    [https://www.amazon.com.br/CCNA-6-0-G...-8b7757148e1b]

    Quer recomendação melhor que essa?
    Melhor recomendação de todas.

    Faz tempo que não participo direto do fórum, e no tempo que participava mais, o pouco que eu respondia era mais porque era divertido pra mim fazê-lo do que por realmente estar preocupado em ajudar. Auxiliar aquela pessoa era só um "resultado" da diversão. No mais, muitas vezes eu penso da mesma forma, a real ajuda é fazer o sujeito entender que ele tem capacidade para entender o básico sem precisar ser dependente de ninguém. Em assuntos mais complexos, o auxílio realmente é interessante, mas se a pessoa procura ajuda num assunto que tu percebe que ela poderia, com o mínimo de esforço, ter resolvido sozinha, a gente que passou trabalho pra aprender já sente a falta de vontade do indivíduo de aprender, ele quer apenas a receita pronta para tirar proveito dela, e fica meio assim dai "foda-se eles que aprendem, eu quero é tirar proveito do que eles sabem o máximo possível e ir levando conforme vou podendo usá-los".

    Se não é assim que a pessoa pensa, muita coisa ela realmente nem pergunta...

  8. #8

    Padrão Re: Duvida de Super Iniciante

    Mais sugestões pra leitura ?

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardocraft Ver Post
    Boa noiteMinha rede hoje usa ip fixo em cada cliente mas preciso passa-la para pppoe, vi alguns videos no youtube sobre a configuracao... até ai blz.... so que na configuracao do pppoe a gente escolhe um pool de ips para os clientes... vamos falar de 192.168.0.2 ate 192.168.0.253 vao dar 251 ips ne.... so que minha rede tem +- 400 clientes e se eu deixar apenas um pool de ips nao vai ser suficiente.Vi a opcao next pool.... se eu criar um novo pool por exemplo 192.168.1.2 ate 192.168.1.253 e coloca-lo no next pool ele vai assim que esgotar o primeiro pool ir para o segundo?Desculpem por perguntar algo que sei que e tao trivial.... mas nao tenho o conhecimento e venho humildemente pedir a ajuda de voces....


    cria um pool /22 /21 ou /20 e pronto e so isso ,mas se o roteador não aguentar mas que 1000 ppoe ai e outra coisa

    so que no seu caso 400 clientes em ip fixo ,so tenho a desejar muita boa sorte na virada de rede ,com fe em deus voce consegue.

  10. #10

    Padrão

    Evite usar next pool amigo ,

    melhor trocar a rede para /23 que é 255.255.254.0

    se não tiver noção de calculo , baixa uma calculadora IP na internet . no seu caso ta bem simples de resolver.


    abraços !