+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Som em terminal X remoto

    Olá!

    Tenho uma rede aqui que possui cinco máquinas P166.

    Este ano resolvi migrar toda a rede para Linux. Logo, estas estações mais fracas não dariam conta de um KD3 com OpenOffice(que é realmente necessário - é uma escola).

    Primeiro pensei em boot remoto e logo desisti da idéia. Ficaria complicado, no meio de um monte de alunos, dar boot por disquete. É uma escola pequena e não tenho como garantir uma pessoa para fazer isso(por enquanto). Trocar todas as placas de rede ficou fora de cogitação.

    Optei então por fazer um servidor de terminais X remotos, ou seja, a estação dá boot e loga localmente, mas para carregar a interface gráfica é usado o comando X -query ip_do_servidor.

    Isso faz com que a estação "se torne um servidor". Logo eu poderia rodar o KDE3, OpenOffice e mais qualquer outra aplicação usando o processamento e memória do servidor.

    Mas... mas... surgiu um problema grotesco:

    SOM!

    Como a estação está processando tudo como se fosse o servidor, quando eu toco um som na estação, o som sai nas caixinhas do servidor.

    Isso é péssimo, correto? Não quero fazer conferências, as estações são para dar aula para primário e ginásio.

    Resultado: estou em completo desespero.

    Não consigo fazer uma estação tocar um som em seu próprio device.

    Como eu posso fazer isso? Pelo amor de qualquer coisa!!!

    Já procurei saber de servidores de som, mas pelo o que percebi eles fazem o que eu já consigo, ou seja, tocar som em no servidor.

    Mas o que preciso é fazer o servidor(que é... a estação) tocar som na estação, comandado pela estação e não pelo servidor, ou seja, o comando sai da estação para o servidor e o servidor devolve o som para o device local da estação.

    Como eu faço isso????!!!!!

    Agradeço qualquer ajuda e prometo acender uma vela para quem me ajudar.

    Abraços!
    Alexander
    [email protected]

    AI!! Maldição!! Esqueci dos drivers de disquete!!! Sim, eles também devem ser acessados localmente!!!

    Só piora!

  2. #2
    fcpn
    Visitante

    Padrão Som em terminal X remoto

    Não testei ainda... mas vi no Guia do Hardware
    "Neste exemplo estou assistindo no cliente e o som está saindo nas caixas de som do servidor. Para que os clientes possam utilizar o som remotamente você deve dar (no servidor, como root) os comandos:

    # chmod +666 /dev/dsp
    # chmod +666 /dev/mixer

    A partir daí os clientes podem ouvir MP3, etc. normalmente. O som neste caso não aumenta a utilização da rede pois não sai do servidor. Caso você esteja utilizando uma placa de som PCI que suporte múltiplos fluxos de áudio com o as SB Live!, vários clientes poderão ouvir coisas diferentes ao mesmo tempo, com o som saindo misturado das caixas do servidor. "

    Se quiser dar uma olhada você prórpio:
    https://under-linux.org/modules.php?op=modload&name=Forums&file=reply&topic=1894&forum=9&mod=