+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão problemas com o primário

    Pessoas,estou com um pequeno problema com o drbd. Segue meu arquivo de configuração

    resource drbd0 {

    protocol=A
    fsckcmd=fsck.ext3 -p -y
    # inittimeout=60

    disk {
    do-panic
    disk-size=90000
    }

    net {
    sync-rate=1000
    skip-sync
    tl-size=256
    timeout=60
    connect-int=10
    ping-int=10
    }

    on linuxha01 {
    device=/dev/nb0
    disk=/dev/hda4
    address=10.10.10.1
    port=7788
    }

    on linuxha02 {
    device=/dev/nb0
    disk=/dev/hda3
    address=10.10.10.2
    port=7788
    }
    }


    igual nas duas..

    o problema é o seguinte.

    quando a máquina 1 cai seu serviços são assumidos pela maquina 2 sem problemas (apache e squid), porém, ao tentar colocar a máquina 1 novamente também funcia quase sem problemas. O problema é que os dados que foram alterados na máquina 2 não são replicados para a máquina 1. Teoricamente, ela deveria sincronizar primeiro com os dados da máquina 2 e reassumir seus serviços #$@ :>().

    Alinha do arquivo de configuração que está ocasionando o erro é na seção net (skip-sync), que diz para o drbd pular a sincronização, porém se eu comentar esta linha o drbd da máquina 1 não inicia.. fica travado tentando sincronizar.

    alguém sabe informar a solução para este problema, ou se meu arquivo está configurado errado.

    OBS: Estou montando com SUSE 8.0 kernel linuxha02 2.4.18-4GB

  2. #2
    Visitante

    Padrão problemas com o primário

    Minha nova pergunta é relacionada ao hardware, configurei a solução em equipamentos exatamente iguais e não ocorreu mais o problema. As duas máquinas que estava utilizando anteriormente eram bem diferentes, quantidade de memória, cpu e talvez os discos, nestes possivelmente deveria haver uma taxa de leitura e gravação diferentes. É possível utilizar a solução com hardware diferentes ou obrigatoriamente deve ser igual?


  3. #3
    Toskinha
    Visitante

    Padrão problemas com o primário

    Olá

    A priori as máquinas não precisam ser exatamente iguais. Mas temos que ter em mente que estamos tratando com dados sensíveis. O drbd espelha blocos, um nivel mais baixo do que o sistema de arquivos, e isto eh delicado. Quando o hardware eh muito diferente, como vc disse, ha diferença de leitura/escrita, processamento, entrada/saída, talvez plataforma... eh muita coisa diferente para tratar, acredito que realmente exista limitações aí.