+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Dominum
    Visitante

    Padrão Atualização do Cache

    Olá, Humanos!

    Gostaria de saber como reduzir o período de atualização do cache.

    Tenho um servidor proxy/firewall/dns (no CL8). O pessoal que desenvolve o site aqui da empresa esta reclamando que: quando eles atualizam alguma página (via FTP para nosso provedor - que hospeda o mesmo o site) o período para que os nossos funcionários vejam a página atualizada é muito longo (cache demora para ser atualizado).
    Por exemplo: ontem eles fizeram uma atualização pela manhã (9:00). Os funcionários puderam ver a página atualizada somente no período da tarde (15:00).
    O problema está na atualização do cache, pois outras pessoas que acessem o site, com conexão que não passe pelo meu servidor, vêem o site atualizado.
    E quando eu zero o cache (manualmente) os funcionário vêem a página atualizada imediatamente...

    No squid os caches swaps estão com os seguinte valores:
    cache_swap_low 90
    cache_swap_high 95


    Obrigado!

  2. #2
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão Atualização do Cache

    sim.. existe uma diretiva no squid.conf..

    se nao me engano: no_cache que vc pdoe criar uma acl paar sites que nao serao gravados no cache..

    exemplo:

    acl site_terra dst 200.176.3.142/255.255.255.255
    no_cache deny site_terra

    isso diz para squid que quando alguem for para o destino acima.. nao é permitido cachear o conteudo do mesmo

    antes de fazer isso.. de um CRTL + F5 para ele atualizar pela utima vez o cache com esse site..

    outra coisa interessante de se fazer .. é direcionar sempre para o servidor de destino..

    acl local-servers dst 203.41.6.0/255.255.255.0
    always_direct allow local-servers

    isso diz ao squid para quando houver requisicoes para esse destino.. o squid nao procura no cache e manda direto ao proximo proxy da DMZ...

    o always_direct é mais usado quando vc usa cache_peer de proxys.. onde existe um proxy interno e um na DMZ.. na frente do firewall.. onde todo o trafego interno ou com destino a algum lugar e repassado para o proximo proxy..

    segue ae as dicas..

    falow

    [ Esta mensagem foi editada por: Danilo_Montagna em 01-07-2003 15:07 ]

  3. #3
    Visitante

    Padrão Atualização do Cache

    Estou com o mesmo problema, e tambem com paginas da internet. por ex: da receita Feredeal : http://www.receita.fazenda.gov.br/Pagamentos/darf/sicalcAtualiza.htm aqui era para aparecer 1 de julho, mas aparece 03 de junho.


  4. #4
    Dominum
    Visitante

    Padrão Atualização do Cache

    Olá, Danilo!

    Primeiro: Onde eu utilizao o CTRL+F5?
    Na estação ou no servidor?

    Segundo:
    Tentei das seguintes formas, mas não funcionou...

    ===| Exemplo 1
    acl nocache_site dst XXX.XXX.XXX.XXX/255.255.255.255
    no_cache deny nocache_site

    onde XXX.XXX.XXX.XXX é o ip do provedor onde o meu site está hospedado

    ===| Exemplo 2
    acl nocache_site urlpath_regex "/etc/squid/nocache_site"
    no_cache deny nocache_site

    no arquivo "nocache_site" eu coloquei o endereço do site (meudominio.com.br)

    Os exemplos acima foram testados na TAG de trata do "no_cache" no "squid.conf"
    e, também, na área onde se localizam as outras ACLs (acl ...) e os HTTP_ACCESS (no_cache deny...)

    Não tentei da segunda forma que você disse, pois não tenho um cache na DMZ (depois do firewall).

    Caso tenha alguma observação ou outra sugestão...poste aí...

    Valeu pela ajuda.

  5. #5
    Dominum
    Visitante

    Padrão Atualização do Cache

    Olá, Danilo!

    Primeiro: Onde eu utilizao o CTRL+F5?
    Na estação ou no servidor?

    Segundo:
    Tentei das seguintes formas, mas não funcionou...

    ===| Exemplo 1
    acl nocache_site dst XXX.XXX.XXX.XXX/255.255.255.255
    no_cache deny nocache_site

    onde XXX.XXX.XXX.XXX é o ip do provedor onde o meu site está hospedado

    ===| Exemplo 2
    acl nocache_site urlpath_regex "/etc/squid/nocache_site"
    no_cache deny nocache_site

    no arquivo "nocache_site" eu coloquei o endereço do site (meudominio.com.br)

    Os exemplos acima foram testados na TAG de trata do "no_cache" no "squid.conf"
    e, também, na área onde se localizam as outras ACLs (acl ...) e os HTTP_ACCESS (no_cache deny...)

    Não tentei da segunda forma que você disse, pois não tenho um cache na DMZ (depois do firewall).

    Caso tenha alguma observação ou outra sugestão...poste aí...

    Valeu pela ajuda.

  6. #6
    Dominum
    Visitante

    Padrão Atualização do Cache

    Opz!!!

    CTRL+F5 na estação... atualiza o cache...hehehe
    Isso já "soluciona" o problema.

    Mas tô cabrero com um negócio:
    O certo mesmo, não seria o cache ser atualizado automaticamente? Pois quando acessamos uma página o servidor/squid não tem que comparar as datas dos arquivos (do cache e do servidor da página) e se forem diferentes.. atualizar o meu servidor???

  7. #7
    glasswalk3r
    Visitante

    Padrão Atualização do Cache

    vc pode ter que fazer um "fine tunning" do cache. mas para algunas servidores, isso acontece mesmo. só não sei dizer porque.

    instale o cgi "cachemgr" do Squid num servidor Apache e dê uma olhada no forma com que o cache está funcionando.