+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    Olah pessoal, eu tenho duas hds, ambas com 10 Gb, uma com linux RH 7.2 e outra com Win XP, eu estava fdiskando outra hd de um colega meu, depois disso a minha tabela de partições da hd do linux sumiu, como eu posso recuperar????

  2. #2
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    Como assim desapareceu?

    df -ah
    fdisk -l

  3. #3
    Visitante

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    Seguinte, eu estava com uma hd de um colega meu, que estava com linux e ele queria tirar as partições ext2 da partição estendida, coisa q o fdisk do DOS não faz, então eu peguei a hd dele coloquei na minha máquina e dei boot pelo primeiro cd de instalação de linux q eu achei, q por sinal era um CL 4, eu estava na correria para terminar rápido, e o instalador do cl deu a mensagem q a hda estava com a tabela de partições danificada, tinha duas opções, inicializar dispositivo (que resultaria na perda da tabela) e a outra que era ignorar dispositivo, eu escolhi a ultima, mas mesmo assim perdeu a tabela de partições, pesquisando na internet eu encontrei alguns programinhas para recuperação da tabela, mas eh somente para fat e fat32, e tb achei num forum q se eu particionar igual estava antes, voltaria ao normal, pois os dados não são afetados, o ruim eh q tem q reparticionar igualzinho como estava antes, e eu não lembro, por isso eu preciso de alguma ferramenta q faça isso, Obrigado....

  4. #4
    Visitante

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    Se vc tiver um cd de boot do redhat 7.3 pra cima o diskdruid que ele usa reconhece a partição antiga e sugere como nome o seu antigo rótulo...

  5. #5
    Visitante

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    O Disk Druid não faz a recuperação, ele só lê a tabela de partições existente.

  6. #6
    glasswalk3r
    Visitante

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    se vc souber exatamente como estava particionado o hd, apenas recrie as partições. seus dados vão continuar lá.

  7. #7
    Visitante

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    O problema é que eu não me lembro o tamanho das partições, mas existe programas que recuperam esse tipo de informação, só que eu só achei para fat32. Obrigado.

  8. #8

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    Hehe, um conselho, nunca brinque com sua tabela de particoes, a menos que voce tenha ela toda anotada (blocks) e um backup a mao (funcionando).

    Sinto mas eu nao conheco nada que faca esse milagre, mas deve existir, afinal deve ter algo diferente no filesystem que diga onde e o comeco e o final ... MAS como eu nao sei nada disso eh apenas uma suposicao...

  9. #9

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    Eu jah enfrentei muitas vezes esse problema com o meu unix (qnx 2.2) e nao tinha solucao, ateh que se descobriu exatamente o codigo em hexa que abria a tabela de inicializacao do qnx (no ponto onde terminava o dos e comecava o qnx) DAI TINHA QUE SE CALCULAR AQUELE BLOCO E DESCOBRIR EM QUE PONDO DO HD ERA O INICIO DA TABELA, isto eh em que setor ...
    MAS ISSO DAVA MUITO TRABALHO, ENTAO AGENTE SEMPRE FAZIA BACKUP DO FDISK NUM TEXTO COM MAPEAMENTO COMPLETO E TAMBEM UM BACKUP EM TEXTO DO DUMP DO HD NOS PRIMEIROS SETORES, QUE REMONTAVA O BOOT E A (ARVORE DE DIRETORIOS , no caso do dos e qnx)

    JAH O SEU PROBLEMA EH QUE TAH NO MESMO HD... LOGO VC TEM NO MINIMO DUAS PARTICOES, UMA DE SWAP OUTRA RAIZ / ...

    VC LEMBRA QUANTAS PARTICOES EXT VC CRIOU? CRIOU VARIAS OU SOH UMA??

    O QUE AGENTE PODERIA FAZER EH TE PASSAR O CODIGO HEXA QUE ABRE O INICIO DA PARTICAO SWAP E O QUE ABRE O INICIO DA PARTICAL / ..

    AI VC PRECISA PODER ENTRAR COM DISCO DE BOOT QUE TENHA FERRAMENTE DE EXPLORAR O HD FISICAMENTE... PARA LOCALIZAR O PONTO EXATO ONDE ESTAO ESSAS INFORMACOES, CALCULAR E SABER AS INFORMACOES PARA REMONTAR AS PARTICOES...


  10. #10

    Padrão Socorro, cade minha tabela de partições

    OLHA EU TENHO UMA FERRAMENTA PARA VC PODER REMONTAR AS PARTICOES, CRIA QQ TIPO DE PARTICAO DE XENIX A FAT16...QNX E LINUX...

    EH PEQUENA E CHAMA-SE PSDOS.EXE (VEM DO PARTITION STAR)..
    VC PODE PO-LA NUM DISQUINHO DE BOOT E CORRIGIR O SEU HD..
    MAS TEM FERRAMENTAS PRA ISSO NO LINUX.. UM CD DE INSTALACAO VAI RESOLVER...
    RECOMENDO O CD DO MANDRAKE 9 EM DIANTE... ELE PODE ATEH CRIAR PARTICOES FAT32 E FORMATA-LAS PRA VC..

    O PROBLEMA MAIOR EH O EDITOR HEXA QUE EDITE FISICAMENTE O HD...ENTRANDO COM UM DISCO DE BOOT...

    ALGUEM SABE DE ALGUM????????