+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Cyberfred
    Visitante

    Padrão Verificar se usuário está REALMENTE logado no SAMBA

    Bom dia,
    alguém por aki sabe uma forma de verificar se um usuário está realmente logado e utilizando o SAMBA?
    A parada é a seguinte:
    fiz um script pra desabilitar a conta do usuário qndo ele efetuar logon no samba, assim sendo, não será possível o caboco fazer logon em mais de uma máquina com o mesmo login. Fiz outro script para que qndo o usuário efetue logoff a conta dele seja reabilitada.
    Até aí td blza, funcionando perfeitamente. O problema é que se a máquina do usuário der pau (coisa q nunca acontece no Ruindow$ não é executado o script de logoff e a conta dele fica bloqueada. Preciso fazer um outro script pra verificar, caso a conta esteja bloqueada e usuário não esteja logado este script libera a conta dele.
    Aí é que vem o problema porque se a mákina do usuário reiniciar por exemplo, e eu executar o seguinte comando:
    # smbstatus -u usuario
    ainda aparece as entradas do usuario até atingir o limite de TIMEOUT de conexão, impossibilitando, assim, eu saber se o usuario está ou não REALMENTE logado no SAMBA.
    Alguém tem alguma idéia???
    Obrigado e desculpe o texto longo.

  2. #2

    Padrão Verificar se usuário está REALMENTE logado no SAMBA

    Pow ... ferrou-se hehe via esses modos so esperando REALMENTE o timeout (assim como em qualquer outro sistema , como o AD do windows, ou como em um pop, ou ate mesmo em uma conexao tcp (supondo que seja aceita somente 1 conexao por ip))

    Sinto que voce esta num barco furado, eu sinceramente ainda estou pensando aqui no que podemos te ajudar, simplesmente pingando o usuario nao adiantaria.

    smbstatus -u user, indica o estado de conexao? que eu lembre nao, se ele indicar e esse estado mudar quando o usuario estiver inativo, voce pode fazer um script que leia isso e entao tome acoes baseado no estado.

    Pingar a conexao nao vai adiantar, pois isso nao funciona sempre.

    Realmente eu nao conheco nenhum modo de inatividade que voce possa usar, jah que voce tbm nao pode conectar no usuario e transmitir um arquivo, pois se voce pudesse seria mais facil, se nao conectar, ele ta fora, entretanto isso eh algo burro pois voce estaria bem ou consumindo sua banda de rede para executar esses testes, mesmo que o arquivo fosse microscopico, isto eh, isso ai se aplica se a rede for de alta utilizacao.

    Bom tente verificar nos logs do samba algum desses recursos acima, eu creio (lembro) que nao tem nada, mas nao custa nada dar uma fucada melhor.

    Por enqto eh soh iso que tenho em mente.