+ Responder ao Tópico



  1. #1
    LinuxAthos
    Visitante

    Padrão Configurando o som ALSA - Placa VIA AC´97

    Olá pessoal, tenho UMA VAI AC´97 e tentando a configurar pelo "sndconfig" ele a detectou mas disse que não a suportava dizendo também que eu deveria entrar no site da ALSA Project para pegar o driver. Mas vi que no meu cd do CL8 já havia, se naum me engano, 3 ou 4 pacotes rpm da ALSA. Ok. Os instalei, e abri o "alsaconf" no qual havia uma porção de placas e a última da lista era a que correspondia à minha VIA(mais alguns números). Escolhi esse modelo, e foram aparecendo algumas "janelas" onde, numas já havia números como , eu acho, de IRQ (00x0001..acho q tipo assim), mas teve 2 partes onde eu tinha que colocar números entre 1-128, algo assim, eu chutei um número que me deu na cabeça, sendo que após a última janela q ele pedia esses números, sem dar nenhuma mensagem de sucesso ou de falha ou erro, ele voltava para a parte principal onde se escolhia a placa!
    Então pessoal, o que posso fazer para configurar essa placa?!
    OBRIGADO
    (Desculpe por não dar maiores detalhes, pois ainda não consigo usar ADSL no Linux).

  2. #2

    Padrão Configurando o som ALSA - Placa VIA AC´97

    Estranho mui estranho ... bom voce pode ler um artigo que tem ensinando como configurar essa placa passo a passo.. se eu nao me engano o mesmo se encontra aqui na underlinux ou na linuxit (procure nas duas hehe).

  3. #3
    Pedrinha
    Visitante

    Padrão Configurando o som ALSA - Placa VIA AC´97

    Amigo eu tenho uma igual a sua e foi tranquilo.... aqui tá o meu modules.conf
    bom tenta talvez funciona...
    alias sound-slot-0 via82cxxx_audio
    post-install sound-slot-0 /bin/aumix-minimal -f /etc/.aumixrc -L >/dev/null 2>&1 || :
    pre-remove sound-slot-0 /bin/aumix-minimal -f /etc/.aumixrc -S >/dev/null 2>&1 || :
    pode ser q funcione....
    bom qualquer coisa posta ai... ok

  4. #4
    LinuxAthos
    Visitante

    Padrão Configurando o som ALSA - Placa VIA AC´97

    Pedrinha,
    fiz oque sugeriu, e na inialização do sistema deu [OK] na parte relacionada aos parametros q vc me passow, entaum pensei q o som funcionaria mas naum. Uma serie de coisas aconteceram, porém naum posso relatar tudo pois eu estava no Linux fazendo passo-a-passo e escrevendo no StarOffice, mas na hora de salvar travou, e a minha mensagem que estava super detalhada, acho q naum foi salva, mas as vezes ele restaura.....depois eu vejo isso.
    Mas depois de tudo, resolvi deixar o modules.conf como antes de tudo, para assim eu recomeçar tudo.
    E fui em "alsaconf" e vi o q eu estava fazendo de errado antes, e escolhi os dois numeros entre 1-128, colocando 128 em ambos. Mas no final de tudo, após ele dizer q irã rodar uma arquivo, ele sai do alsaconf "dizendo" isso:

    Loading driver:
    Iniciando ALSA: snd-card-via686a /lib/modules/2.4.18-2cl/misc/snd-card-via686a.o: init_module: No such device
    Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters ?
    /lib/modules/2.4.18-2cl/misc/snd-card-via686a.o: insmod /lib/modules/2.4.18-2cl/misc/snd-card-via686a.o failed OK, 1 card(s) configured. ?
    /lib/modules/2.4.18-2cl/misc/snd-card-via686a.o: insmod snd-card-via686a failed
    feito ALSA CONFIGURATOR
    alsactl: Cannot open configuration file ´/etc/asound.conf´...
    Setting the PCM volume to 100% and the Master output volume to 50%
    The ALSA sound driver was not detected in this system.ng now.
    Could not initialize the mixer, the card was probably
    not detected correctly.

    E então, o que eu faço dessa vez??
    OBRIGADO

  5. #5
    LinuxAthos
    Visitante

    Padrão Configurando o som ALSA - Placa VIA AC´97

    Alguém aí pode ajudar mais?