+ Responder ao Tópico



  1. #1
    thorium
    Visitante

    Padrão Autenticação Samba muito gambiarra

    o problema eh o seguinte:
    temos instalado o Printquota para quotas de impressao para os usuarios. o nosso servidor samba está na maquina freebsd.local e a impressora em linux.local
    qdo vamos criar outro usuario, criamos uma conta pra ele em freebsd.local (/etc/passwd e /etc/samba/smbpasswd), dps essa conta eh copiada (via diff/comp, sei lah o q fizeram) pro linux.local via entrada em crontab (o /etc no free eh export nfs).
    resultado: alguns usuarios imprimem na conta dos outros pq o script q exporta as contas do free pro linux tah fazendo besteira e duplicando alguns uids, dae eu tenho q editar o linux.local/passwd e o linux.local/smbpasswd a mao pra consertar. e alguns usuarios num conseguem imprimir e eu tenho q adicionar a conta deles a mao no linux.local/passwd...
    eu to entrando aki agora e tao querendo q eu monte outro servidor de impressao em outro departamento, o cara q fez isso aki saiu (eu to no lugar dele) e eu num kero fazer essa gambiarra imensa...
    tem algum modo de fazer isso mais facil? pq tah uma joça isso!

    []´s

    Mauro Thorium

  2. #2
    glasswalk3r
    Visitante

    Padrão Autenticação Samba muito gambiarra

    o correto é você configurar o samba no freebsd como pdc.

    depois configure a máquina linux para fazer autenticação dos usuários via winbind no servidor freebsd. assim vc mantem apenas uma base de dados de usuários, e para de ter problemas de sincronismo entre duas bases diferentes.

    procure documentação no site do samba sobre como configurar um servidor para usar windbind para autenticar usuários num servidor samba ou windows nt.