+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SteveO
    Visitante

    Padrão Speaker - Como ligá-lo ?

    Olá pessoal, estou com um problema no mínimo diferente dos normalmente apresentados, o meu servidor aki em casa, não tem teclado, nem monitor, mas funciona normalmente. O que esta acontecendo é o seguinte, eu estava querendo que ele simplesmente emitisse um beep quando fosse desligado, mas o beep nele não funciona nem com reza. O speaker esta funcionando normalmente, já que no boot ele beepa, agora quando ele dah boot, o speaker não funciona mais. Oque será que estah acontecendo ?

  2. #2
    SteveO
    Visitante

    Padrão Speaker - Como ligá-lo ?

    rapaziada, achei o problema, deixarei aki então a resposta para que futuros azarados tenham mais sorte : Bom, existe um módulo dentro do kernel que cuida do pcspeaker (nunca pensei que existisse módulo ateh pra isso), e nas versões até a árvore 2.4 ele vem marcado por default na configuração do kernel, mas nas árvores 2.5 e 2.6 ele não vem selecionado por default, resultado, você compila o kernel novo e seu speaker não funciona mais, o problema foi achar aonde é que o módulo do pcspeaker estava escondido dentro do config do kernel, bom, eu achei, estah em INPUT -> MISC -> PCSPEAKER, ou seja, esconderam bem o módulo já que speaker não é um device de input, segundo q a opção misc é a última do menu, e vc tem que selecionar a opção misc para soh então vc ter acesso à configuração do PCSPEAKER. Bom pessoal, água mole em pedra dura tanto bate ateh q fura, é por isso que eu consegui achar esse negócio, espero que seja útil para a comunidade underlinux daki pra frente.