+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mouse
    Visitante

    Padrão Alta disponibilidade para servidor de email com sendmail

    Hi Pessoas!

    Estou estudando uma solução para implementar alta disponibilidade para um servidor de email rodando sendmail.

    Para fazer a replicação dos dados: drbd
    Para fazer o monitoramento: heartbeat
    Para fazer a replicação dos usuários/virtusertable: ???

    Ta ai meu problema, alguém conhece alguma solução. Pensei em LDAP ou NIS mas ainda não fiz os testes e gostaria de saber se existem outras opções para o Sendmail.

    Pensei também em replicar o passwd (link para a partição do drbd), mas tive problemas. Tenho certeza que fiz algo errado, vou analisar os scripts..

    Até mais ai pessoas...

    Ah, se alguém quiser discutir outros assuntos sobre HA, estamos ai...

    ][´s

    ChrZ

  2. #2
    Toskinha
    Visitante

    Padrão Alta disponibilidade para servidor de email com sendmail

    Olá

    Realmente é problematico, pq o /etc ficar numa partição separada do / , e o drbd nã o entende arquivos, só partições...
    Um programinha muito util quando a replicação não é tão critica - vc não vai ficar criando/trocando a senha dos usuarios o tempo todo - é o rsync. Ele faz sincronismo de diretorios/arquivos, porem periodicamente, vc agenda na cron. Então para algumas coisas é interessante, outras não, ele não tem um controle tão rigido quanto o drbd... mas acho que no seu caso vale a pena conferir. Ou realmente usar um ldap, nis...

  3. #3
    mouse
    Visitante

    Padrão Alta disponibilidade para servidor de email com sendmail

    Hi Toskinha!
    .o)

    Já dei jeito por aqui, apesar de ser somente testes que eu estava estudando para ter uma solução pronta, consegui fazer o que precisava.

    Utilizei links simbólicos para as configurações do Sendmail e para os usuário, colocamos o sendmail integrado ao Ldap.

    Amo esse tal de "Open Souce"! Tudo é possível, é só você imaginar..

    Mas obrigado por seu post,

    ][´s


    ChrZ