+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Jony dos Santos
    Visitante

    Padrão LILO - ajuda URGENTE

    Olá amigos, seguinte:
    tenho 2 hds, um fat32 (hda) e outro com slackware 9.1 (hdc). Bom, após instalar o slack no hdc, notei que consigo
    bootar pelo hda e mesmo assim usar o lilo. ótimo! porém, se eu remover o hdc e bootar pelo hda meu monitor fica repleto
    de caracteres. Como posso restaurar a configuração original, ou coisa do gênero? Preciso fazer um backup do hda?

    OBS: Não sei se há relação com este fato, mas certa vez precisei interromper a instalação do slack na metade, sugiro
    (sem certeza) que este tenha sido o motivo.

    Outra coisa, abaixo está meu fdisk /hda
    Device Boot Start End Blocks Id System
    /dev/hda1 * 1 4865 39078081 c W95 FAT32 (LBA)

    E aqui o fdisk /dev/hda1
    Isto abaixo é normal??

    Device Boot Start End Blocks Id System
    /dev/hda1p1 ? 83588 204157 968471225 69 Unknown
    Partition 1 does not end on cylinder boundary.
    /dev/hda1p2 ? 117098 150914 271628592+ 20 Unknown
    Partition 2 does not end on cylinder boundary.
    /dev/hda1p3 ? 42 42 0 69 Unknown
    Partition 3 does not end on cylinder boundary.
    /dev/hda1p4 179626 179629 25565 0 Empty
    Partition 4 does not end on cylinder boundary.

    Aguardo ancioso pela ajuda
    Obrigado

  2. #2

  3. #3
    Jony dos Santos
    Visitante

    Padrão LILO

    Certo, conheço esse comando. mas há algum geito de alterar a partição sem perder os dados??

  4. #4
    Visitante

    Padrão LILO - ajuda URGENTE

    Bem, o fdisk /mbr só limpa a MBR mesmo , ou seja , o único dado a ser pedido é somente o gerenciador de boot , que fica justamente na MBR , nos seus primeiros 512 Kb (alguém me corrige se ñ for verdade)

    Se quiser particionar o hd sem perda de dados , pode usar o FIPS, nunca usei!
    mas tem bastante material sobre na rede!







    " I wanna be in the light , as you are in the light"

  5. #5
    Jony dos Santos
    Visitante

    Padrão fdisk /mbr

    Pera aí, se eu der um fdisk /mbr no meu hd com fat32 nao perco meus dados, apenas preciso reinstalar o win??

  6. #6
    Visitante

    Padrão LILO - ajuda URGENTE

    vc so vai limpar o mbr , nada mais....


    vc nao vai perder dado algum.


    assim podera entrar no win direto , assim é so vc reinstalar o lilo e configura-lo.

  7. #7
    delete
    Visitante

    Padrão LILO - ajuda URGENTE

    bom vo dar uma ideia nao sei se eh isso que vc presiza
    faca o siguinte
    fdisk /mbr
    isso vai tirar o lilo da inicializacao do sistema
    depois coloque os dois hds na maquina e reinstale o slackware se nao quiseres perder os dados do slackware tente instalar soh o lilo
    acho q isso vai resolver

    abracos

  8. #8
    Pombalonga
    Visitante

    Padrão Ao q parece?!?!

    Pelo q eu li, vc instalou o lilo na trilha zero da primeira partiçaum do hdc (todos os discos tem uma trilha zero e todas as partições tb), e naum na mbr do hda, eh por isso q tah daria erro ao vc retirar o hdc ele dah um erro. Conselho, sempre ponha o lilo gravado na mbr do primeiro hd (hda).
    Mas essa do fdisk /dev/hda eu naum consigo explicar, talvez seja alguma coisa na geometria do disco q naum tah sendo reconhecida corretamente, mas naum tenho certeza.
    Tenta fazer o q os karas taum dizendo, e depois reinstalar o lilo (dessa vez na mbr do hda), ou espere por um conselho melhor.
    Agora, o lilo eh bom, mas o grub suporta mais koisas, e tem alguns recursos a mais. Se vc naum tiver usando slack usa o grub e le a documentaçaum. Se for mesmo um erro de geometria o grub reconhece cem nanhum artifício.
    Dah tb p/ fazer isso kom o lilo, mas dah um trabalho!!!

  9. #9
    Visitante

    Padrão LILO - ajuda URGENTE

    É só vc entar pelo linux que está no hda e editar o lilo.conf dele. Depois digite lilo no prompt e ponto. O problema acontece pq o lilo está instalado no hdc. :wink: