Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Confuso

    Olá!

    Estou pensando em montar uma rede Wireless com amigos meus.
    Mas estou meio confuso na forma de conexão.

    Eu vou ligat dois ponto, a uma distância de 5Km + ou -,
    se cada computador tiver uma placa pci wireless ou cartão pcmcia,
    basta lisgar o cabo pigtail na placa, e ligar o cabo pigtail na antena,
    e apontar uma antena para outra. Seria isso o suficiente para funcionar?

    O que falta além destes equipamentos?

    - Antena Wireless Direcional Grade 24dBi NTCOM
    - Cabo Pigtail
    - Placa WireLess

    precisa de algum equipamento a mais para colocar em cada máquina para elas se conectarem a uma velocidade razolavel?

  2. #2
    Visitante

    Padrão continuando

    minha idéia seria colocar um computador linux (PC Pent. 2) como roteador ligado junto à antena, utilizando o minimo de cabo RGC 213, e
    o computador seria ligado a rede de minha casa com cabeamento normal e hub. No outro ponto seria + ou - a mesma coisa só que com mais cabo RGC 213, pois lá seria ligado direto no computador que é utilizado.

    bom, apenas quero saber se funcionaria.

  3. #3
    Wolverx
    Visitante

    Padrão Confuso

    De sussego.... c vc tiver visada do outro ponto da blzinha....

  4. #4

    Padrão Confuso

    Checar as condições do local,
    visada?
    espeficicações da antena 'alcance'
    E se tudo for atendido, puxa um ponto para mim...rs..

    Mas creio que dará certo!

  5. #5
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Confuso

    Com o que voce vai enviar sinal? :]

  6. #6

    Padrão Confuso

    voce prescisa de uma antena que receba e envie dados, nao sou muito bom nesse equipamento todo

    particulamente eu acho wireless um saco, pq com as chuvsa nuvens sempre atrapalha, entao em termo de credibildiade eu ainda gosto + dos cabos.

    bom mas eh isso ai, tendo a tal "visada" e h soh mandar ver que funciona legal

    eu acho q ta tudo certo, veja as specs da sua antena tbm

  7. #7
    valcam
    Visitante

    Padrão Confuso

    Pelo menos por aqui recebo o sinal via Rádio Frequência e no provedor um transrecptor.

  8. #8
    lucianomv
    Visitante

    Padrão wireless

    caro amigo para vc saber mais sobre wireless, de uma olhada em http://www.americanexplorer.com.br/aplicacoes.htm, lá eles tem projetos sobre aceeso via provedor/cliente e intranet que me parece ser o seu caso!

  9. #9
    lucianomv
    Visitante

    Padrão Confuso

    o link que coloquei acima esta quebrado é só tirar a virgula do final fica assim: http://www.americanexplorer.com.br/aplicacoes.htm

    abraços,

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Confuso

    Se vc tiver visada direta entre as antenas sua conexao funcionara sem problemas. Agora vc precisa verificar como ta a poluicao de sinal da area que vc utilizara a rede, pois se tiver muita interferencia o sinal fica uma josta... Outro ponto eh a instalacao no Linux; caso as placas wireless sejam de marcas diferentes costuma dar umas palas na comunicacao, mas na maioria das vezes funciona ;-) Nao se esqueca de que sua rede sera Ad-hoc. Agora se vc vc for receber o sinal do provedor pela antena na sua casa e desejar envia-lo pela mesma antena ate a casa de seu amigo tera que criar uma interface virtual e se as antenas tiverem visada com uma boa angulacao funcionara tb (neste caso tera que ver como e o modo do ISP, provavelmente sera infra-estrutura, dae as configuracoes para a comunicacao com seu amigo tera que ser alterada e desta forma nunca testei).

  11. #11

    Padrão 802.11g

    Para uma boa performance e baixo custo, use equipamentos que trabalhem no padrão 802.11g, cuja taxa de transmissão em bursting chega a 54 Mb/s e possui taxa constante de 24 Mb/s, mais que o dobro do convecional 802.11b, que é 11 Mb/s em bursting.

    []'s

  12. #12
    Visitante

    Padrão Como assim?

    Citação Postado originalmente por psy
    Com o que voce vai enviar sinal? :]
    psy, só não entendi isso. Você poderia especificar melhor.
    Preciso de algum equipamento a mais?


    vlws pelas repostas galera.

  13. #13
    Visitante

    Padrão economia de dinheiro

    é que eu estou cansado da telefonica abusar no speedy, caro demais, tem agora taxa de transferencia, etc e mais etcs...

    a idéia seria compartilhar NET para várias pessoas, dividindo assim o custo de uma conexão boa. Eu praticamente uso a Internet nos finais de semana e um pouco a noite. Com o compartilhamento para mais outras pessoas via wireless, eu iria pagar uma mixaria na mensalidade da conexão, o que iria retornar rapidamente o dinheiro gasto para comprar os equipamentos wireless.

    E ainda poder jogar CS, NFS Underground, outros jogos com meus amigos, sem precisar sair de casa, ou utilizar a Internet para isso, Just4Fun! lol!

  14. #14
    Visitante

    Padrão Confuso

    Citação Postado originalmente por lucianomv
    o link que coloquei acima esta quebrado é só tirar a virgula do final fica assim: http://www.americanexplorer.com.br/aplicacoes.htm

    abraços,
    no exemplo do link acima, ele utiliza um Bridge SamSung 3300AP, mas no meu caso eu irei utilizar um computador como Bridge, poderia colocar no lugar qualquer Pentium 1/2 fazendo NAT que já funcionaria (é uma opção mais barata).

    Deixaria ele em cima do meu telhado(perto da antena), do uma modificada no gabinete para não entrar sujeiras(filtros), e uns coolers na lateral do gabinete.

  15. #15
    Visitante

    Padrão Re: 802.11g

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    Para uma boa performance e baixo custo, use equipamentos que trabalhem no padrão 802.11g, cuja taxa de transmissão em bursting chega a 54 Mb/s e possui taxa constante de 24 Mb/s, mais que o dobro do convecional 802.11b, que é 11 Mb/s em bursting.

    []'s
    o q seria em "bursting" ?

  16. #16
    Perdigao
    Visitante

    Padrão Wireless

    Prezado "Visitante".

    Bem, vamos por partes:

    Você irá precisar de dois equipamentos de cada lado....

    Em cada computador (Desktop) terá que ter:

    1 Antena MMDS 24dbi
    1 Adaptador PCI/PCMCIA
    1 Placa PCMCIA (Rádio)
    Cabos RF (RGC 213 (é o que tem mais barato))
    2 Conectores "N" fêmea (ou conforme a necessidade)

    Disponivel este material terá que ter uma boa visada para o outro ponto (onde ficara a outra antena).

    Estando isso tudo em perfeita ordem, então terá que montar a estrutura e então configurar as respectivas placas e então montar a sua rede com os numeros de IP's (pode fazer por DHCP, mas é melhor IP fixo devido, podendo assim restringir outros acessos).

    Configurar então a PCMCIA e no caso o NAT para passar o sinal para a outra ponta ( a qual também deverá ser configurada).

    No caso de vc estar usando um computador para fazer o papel de "Ethernet Convert" então receberá atravéz do cabo UTP (cabo normal de rede) o sinal em seu computador e poderá então já enviar para o outro.

    Aconselho também a configurar a sua conexão com KEY's assim manterá seu enlace com a outra ponta fechada e sem acesso de outras pessoas e ajudando a controlar as interferências.

    Também poderá usar as antenas com polarização invertida, melhorando o seu desempenho e consequentemente o sinal ficará melhor e o nível de ruido menor.

    Espero ter explicado bem como se funciona, caso tenha alguma dúvida ou precise de uma ajuda, entre em contato.

    ICQ 15889316
    MSN [email protected]

    Abraços..

  17. #17
    Perdigao
    Visitante

    Padrão Correção....

    Vc precisará de 1 equipamento de cada lado e não dois conforme eu tinha colocado errado na mensagem anterior..


    Abraços

    Perdigao

  18. #18

    Padrão ADHOC

    Vc pode criar uma rede adhoc entre duas antenas onde as duas se comunicam legal, agora se vc quizer usar mais de duas antenas elas precisam ficar dentro do raio de 35 graus da antena principal ... senão precisara de uma bridge .

  19. #19
    Perdigao
    Visitante

    Padrão Confuso

    Discordando só um pouco do nosso amigo mistymst :lol:

    Não tem problemas com chuva o sistema Wireless, o que pode influenciar é uma descarga elétrica, mas se for só a chuva e sem descargas elétricas nas proximidades, fica normal o sinal.

    Aqueles problemas de lentidão ou de perda de sinal acontece, devido a antena não estar bem fixada e então fica se movendo com o vento e isso é que ocasiona perdas...

    Deve-se fixar a antena de maneira a não se mover... a antena tem que ficar super bem presa, de forma que o vento não a mova...


    Grande abraços..

    Perdigao

  20. #20
    Perdigao
    Visitante

    Padrão Confuso

    Ola smvda, tudo certinho??

    Seguinte, só fazendo uma ratificação.

    Caso ele queira colocar pra mais antenas, não é necessário colocar uma Bridge, basta somente que coloque uma antena SETORIAL ou OMNI DIRECIONAL (esta última se ele não morar em fronteira de país) assim já irá transmitir em 90, 180 ou 360 graus.

    A Bridge na realidade serve para ligar duas redes... faze-las serem apenas uma.
    Além é claro de ser bastante caro a bridge.

    Abraços a todos..

    Perdigao