+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ajprado
    Visitante

    Padrão Alterar partição do HD

    Tenho duas particuções em meu HD. Uma para Windows e outra para Linux. Venho desinstalando o Windows e ativando o Linux gradativamente. Ocorre com isto que estou com pouco espaço para o Linux e tenho espaço sobrando na partição do Windows.

    Como faço para diminuir a partição do Windows atribuir mais espaço para o Linux ?

    Obrigado pela atenção.

    Antonio.

  2. #2
    Kiro
    Visitante

    Padrão Alterar partição do HD

    Com um disco de boot (msdos+ferramentas) crie novas partiçôes:

    (CUDADO, ESTES COMADOS VÃO APAGAR TUOD EM SEU DISCO RIGIDO,
    POR FAVOR NÃO ME RESPONSABILIZO AOS DANOS CRIADOS)
    - Linha de comando após boot:
    X:\> fdisk (no caso X=seu disco de boot)
    - Exclua todas as partições
    - Uma NOVA partição primaria para windows, defina o tamnho.
    Nota: Se a sua hd tem mais de 4Gb , 2Gb vai estar de bom tamanho
    para o linux(se puder mais, melhor).
    - Não crie uma nova partição com o restante do disco(deixe isso p/ o
    Linux)
    - Sair do fdisk, reinicie a maquina.
    - Instale primeiro o windows
    - Instale o linux e crie uma partição extendida com restante do hd.
    Nota: Criar esta partição vai depender da distro linux que vc. tem.
    - Se usar o Lilo Ou o Grub, escrever na MBR do dsico.


    OBS: Procure um disk mananger (DM) para facilitar seu trabalho de particionamento, e lembre de deixar a partição do linux sem formatação.


    Sei que não está muito claro, mas este tipo de tarefa requer cuidados.

  3. #3

    Padrão Alterar partição do HD

    O cara quer redimensionar e nao criar denovo amigo.


    use ferramentas do tipo partition magic que faz o trabalho "sujo", ela existe para linux (clone) com o nome de parted, o seu GUI, qtparted.

    mas venha avisar que EU ACHO que o ext3 nao redimensiona , jah o reisferFS sim., mas tente de qq maneira.

  4. #4
    ajprado
    Visitante

    Padrão Alterar partição do HD

    De fato, ocorre que as partições do meu Linux são do tipo ext3, e estas não podem ser redimensionadas.

    Quanto as ferramentas sugeridas, realmente as melhores que pude experimentar, e foram muitas nestes meus estudos, foram Matition Magic e qtParted.

    Assim sendo só me restaria duas opções: Clonar o meu HD em outro maior, e assim automaticamente eu teria partições maiores pois estas são redimensionadas proporcionalmente ao novo tamanho OU refazer as partições tendo que instalar tudo novamente, no dois sistemas operacionais que tenho atualmente.

    Devido a falta de recursos financeiros no momento, não me restou outra alternativa. No momento encontro-me refazendo este trabalho.

    Obrigado pela atenção.