Pessoal da lista, boa a noite a todos .....
Venho tentando fazer uma rede VPN funcionar com o FreesWan, já tem uns 2 meses e até agora não consegui nenhum resultado satisfatório. Acompanho as dúvidas do pessoal aqui na lista, tentando executar as soluções aqui apresentadas, mas até agora nada.
A rede que tento configurar tem um IP fixo no servidor e um IP dinâmico na outra ponta. Uso o Linux Conectiva 8, nos dois servidores.
Aqui começam as minhas dúvidas : no meu servidor principal, temos um ip 200.xxx.zzz.yy fornecido pela Brasil Telecom, o IP do modem (Alcatel Speed Pro) é 10.0.0.138 e o IP da placa eth0 no servidor é 10.0.0.100 e a rede interna é 192.168.1.0/24. Do outro lado, somente tenho a rede interna com IP 192.168.8.0/24. Já configurei o servidor que tem o IP dinâmico, instalando uma ADSL, que usa a ppp0, modem USRobotics, e funciona perfeito na internet. Eu estou colocando a rede de IP Fixo como o Left e de IP dinâmico como Right. Nos parâmetros do FreesWan, qual IP é o left, qual IP é leftsubnet e qual o IP é o Leftnexthop. Peguei também uma regras iptables que li aqui falando para liberar as portas 500, 50 e 51 no servidor. Fiz um script para executar isso. Mas parece que tem também que adicionar uma rota no servidor principal vindo da rede 192.168.8.0, para ser vista na rede 192.168.1.0. Gente , quem puder me dar alguma dica, fico imensamente grato a todos. Desculpem-me pelo longo texto, mas é que estou tentando passar todos os dados possíveis da minha rede, que tento configurar ....
Abraços a todos ....