Boa noite a equipe Underlinux.
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar pelo excelente site Underlinux. O fórum tem me ajudado muito nessa caminhada de absorver conhecimentos do Linux.
Gostaria que vocês publicassem mais detalhamente artigos sobre a instalação do Freeswan. Pelo que vejo no fórum ele parece ser muito bom. Mas confesso que estou a mais de 2 meses e não consegui de forma nenhuma fazer a vpn da empresa funcionar usando o Freeswan. Uso por exemplo o Conectiva 8.0. Mas tenho um problema que pelo que tenho lido, parece que é um complicador a mais. A minha rede por exemplo tem um servidor com ip fixo e a outra com ip dinâmico. Ainda não entendi por exemplo, nos parametros left, leftsubnet, leftnexthop, right, rightsubnet, rightnexthop quem é quem nisso. Por exemplo : a empresa tem um ip fixo atribuido pela Brasil Telecom, (200.xxx.yyy.zzz) tem um ip no modem,(10.0.0.138) e tem um ip na eth0 (10.0.0.100) do servidor, e na eth1 tem a rede interna da empresa (192.168.1.0/24). Sinceramente ainda não descobri quais desses ip's vai ser configurado em cada parametro no Freeswan. Do outro lado tenho uma outra rede com ip dinâmico. Consegui configurar com ajuda aqui do forum, para acessar e compartilhar via squid, o pessoal que acessa a net, na rede interna (192.168.8.0/24). Mas sinceramente leio, guardo as matérias publicadas pelo Underlinux, mas na hora de configurar, tá complicado. Tem as regras de iptables que também que ser configurada , também parece que tem que criar rota no servidor onde se quer acessar.
Gostaria se possível, que publicassem uma matéria, mais detalhada, explicando como se configura o FreesWan.
No mais, parabéns pelo site excelente que o under-linux.org.
Saudações a todos da equipe .....
Paulo Sérgio .........