+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problema com Conexões abertas via telnet (Linux/SCO/AIX)

    Ola,

    Estou com um problema , que acredito ser comum na comunidade unix, pois já vi isto ocorrer em um AIX , SCO e agora no Linux. Mas nunca precisei resolve-lo (e não sei como resolveram da outras vezes que vi sobre ele) . Chega de enrolação é o seguinte :

    Minha situação : Servidor Linux RedHat 7.3 - Aceita conexões via Telnet onde é executado shells e um sistema da empresa (no Linux msm e via telnet) - chega a ter até uns 40 usuários simultaneos conectado via Telnet - NENHUM usuário utiliza o console do servidor.

    Problema : Deem uma olhada no resultado de um "ps -fu (user)" que executei

    UID PID PPID C STIME TTY TIME CMD
    (user) 12646 1 47 Jan06 ? 11:40:37 -bash
    (user) 20038 1 47 Jan06 ? 11:18:54 -bash 6907
    (user) 19244 1 27 08:36 ? 00:31:54 -bash 5513
    (user) 19397 19394 0 08:37 pts/47 00:00:00 -bash 6907
    (user) 10344 19397 0 10:29 pts/47 00:00:00 -bash 6907

    Repare que o TTY de 3 processos estão com ? . Estes processos são usuários que perderam a conexão. Mas por algum motivo o a conexão continua lá (mas perde o tty). Só que justamente estas conexões começam a alocar muiiiiiiito recurso de maquina , reparem a coluna TIME que é o tempo de uso da CPU ! estes processos estão matando minha maquina. De tempos em tempos eu tenho matado eles, mas preciso resolver de alguma maneira isto. Já fiz algumas tentativas colocando alguns tramentos no profile mas não adiantou.
    Se executo um o comando "top" estes processos estão sempre em primeiros. Se executo um "sar" a ociosidade da maquina está em 0%

    Tenho outros servidores com SCO 5.1 que ocorre exatamente a mesma coisa, e já trabalhei em outros lugares onde o servidor era um AIX e tb ocorria isto.

    Alguem tem alguma dica????

    César

  2. #2
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão problema com Conexões abertas via telnet (Linux/SCO/AIX)

    a solucao mais rapida que eu vejo
    é voce montar um shell script que rode sei la de 10 em 10 minutos e que fique executando o ps
    se o processo encontrado for ?
    ele pega o numero do pid e da um kill -9

    basicamente isso

  3. #3

    Padrão problema com Conexões abertas via telnet (Linux/SCO/AIX)

    Bem...
    Na verdade quando disse que eu estava matando na mão é justamente desta maneira, fiz esta shell e estou executando ela de hora em hora... massss, é muita gambearra né! Po principalmente para um SO unix da vida!

    Conversando com um amigo que trabalha com AIX e que tb tem este problema , ela me disse que conseguiu diminuir a qtde de casos parametrizando o time-out no deamon do telnet .

    Não achei no Linux onde consigo configurar isto para o telnetd , alguem sabe? O deamon que tem no unix AIX que ele me passou não é o msm ...

    Valeu
    César