+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    Eu tenho um pc com fonte atx e slack 9.1. Quando eu mando o pc desligar ele faz todos os preparativos e no final ao em vez de desligar aparece a mensagem "Powerdown". O que eu tenho que fazer para solucionar esse problema?

  2. #2
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    Ative suporte a api no kernel :]

  3. #3
    chvt
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    Aqui no meu Slackware 9.1 é a mesma coisa, no final assim que eu digito como root halt no terminal, aparece: Power down
    Isso quer dizer que o computador não foi desligado? Entao, eu preciso recompilar o kernel e ativar o suporte a api?

  4. #4

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    eh..tipo..jah explica como ativa

  5. #5
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    Quando a mensagem 'Power Down' cai na tela o computador ja pode ser desligado sem problemas :]

    make menuconfig -> general settings

  6. #6
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    Acho que ativando o APM resolve seu problema: /sbin/modprobe apm . Ainda estou no slack 9 e assim funciona, ainda estou por instalando o 9.1 :-)

  7. #7
    chvt
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    psy,

    Já que quando aparece Power down na tela, eu posso desligar o computador sem problemas, então, eu não preciso recompilar o kernel para ativar suporte a api né?

  8. #8
    chvt
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    É api ou acpi? Qual a diferenca de APM para ACPI?

  9. #9
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    ola!! e ae olha o APM - Gerenciamento Avançado de Energia permite que sistemas gerenciem características relacionadas com o uso e consumo de energia do computador. Ele opera a nível de BIOS e tenta reduzir o consumo de energia de várias formas quando o sistema não estiver em uso (como reduzindo o clock da CPU, desligar o HD, desligar o monitor, etc.), já o ACPI (advanced Configuration ....) é uma interface de configuração e gerenciamento de energia é uma camada de gerenciamento de energia que opera a nível de sistema operacional apresenta os mesmos recursos que o APM, e outros como o desligamento da máquina por teclas especiais de teclado, controle de brilho e contraste de notebooks, suspend para RAM, suspend para disco, redução de velocidade de CPU manualmente, monitoramento de periféricos, temperatura, hardwares, e mais umas coisas q não lembro, se vc usa o slack e so descomantar no arquivo /etc/rc.d/rc.modules a linha /sbin/modprobe apm e pronto toda vez q deligar o seu slack ele desliga sozinho, falou espero q desta vez tenha ajudado, hã chvt e a proposito o num lock funionou?????

    Kakaroto

  10. #10
    chvt
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    Kakaroto,

    Funcionou no KDE mas parece que no blackbox não tem jeito, porque até agora ninguém postou algo.

  11. #11
    chvt
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    Valeu pessoal pela ajuda, eu descomentei a linha: /sbin/modprobe apm no /etc/rc.d/rc.modules e agora o computador está desligando como eu quero.

  12. #12
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    Desculpe meu erro amigo - api == apm
    :]

  13. #13
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    No ruwindows quando eu aperto o botao power do gabinete o sistema é calmamente desligado e tudo ocorre como se eu tivesse ido em "iniciar>desligar>desligar computador" porem quando eu tento fazer isso no meu slak9.1 o computador é bruscamente desligado no mesmo instante.

    Eu acho que tem alguma coisa a ver com esse apm ou acpi , mas o que eu devo fazer para o meu slak desligar direitinho?

  14. #14
    chvt
    Visitante

    Padrão SlackWare 9.1 não desliga pc sozinho.

    NeoRamza,

    Com o editor de texto de sua preferência, como root edite o /etc/rc.d/rc.modules e na linha: #### APM support ### descomente a linha que tiver assim: /sbin/modprobe apm depois salve e reinicie o computador, depois teste se deu certo. Se não deu, vá nesse mesmo lugar comente a linha que você descomentou e comente uma linha que tiver: /sbin/modprobe ACPI e faca o mesmo procedimento informado acima, mas se não tiver nada relacionado a ACPI no rc.modules, você terá que recompilar o kernel para ativar o suporte a ACPI.