+ Responder ao Tópico



  1. #1
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Interferencia

    Olah Pessoal.

    possuimos uma rede wireless com linux box e windows. Operamos em Ad-hoc entre todos os pontos e possuia apenas um concorrente (infra-estrutura); agora entrou outro concorrente (infra-estrutura) e bem no predio que estah nossa central (colocou uma omni neste predio) e meu sinal estah degradando a cada dia. Fiz um link survey e o sinal deste novo concorrente estah o tempo todo melhor que o meu...

  2. #2
    Visitante

    Padrão Interferencia

    acredito que com amplificador o seu sinal vai perder muito em qualidade, pq aumentará muito o ruído.Mas como o sinal dos provedores veem do mesmo ponto (o que realmente não dá para entender), um melhor recolocamento dos equipamentos poderia melhorar, mas com certeza o modo infra-estrutura , com acess point central seria a melhor opcao para voce.

  3. #3
    Visitante

    Padrão Interferencia

    o modo ad-hoc´só é usado para pequenos grupos. realmente foi muita loucura o que fizeram ai , um erro de planejamento total, já que deveriam ter previsto o aumento da rede.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Interferencia

    Jah tenho um novo ponto de onde vou lancar meu sinal (uns 800m do atual com uma visada melhor e o mais lindo... soh a minha antena).
    Gostaria de saber a opiniao de vcs quanto ao equipamento que vai segurar a rede inteira, so um ap2500 da proxim, um aironet da cisco, ou outro qualquer? Alguem tem experiencia com estes equipamentos (proxim e cisco)? Serah que vao dar conta de gerenciar o trafego +- 3 Mbps? Vao conseguir minimizar a interferencia? Os outros sinais estao no canal 2 e o outro (oq tah detonando) no canal 13. Eu vou correr pro canal 6 eh logico... pra nao ficar nos canais de sobreposicao do sinal.

  5. #5
    Visitante

    Padrão Interferencia

    so por curiosidade como vc sabe os canais deles?link survey o que seria isso , um equipamento?

  6. #6
    Visitante

    Padrão Interferencia

    cara sinceramente com 46 condominios, vc deve ter muitos clientes. Acredito com um ap vai ficar muito saturado, se possivel distribua legal sua rede , para ficar balanceada. E não cometa os erros passados , planejamento acima de tudo.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Interferencia

    Quase todos os APs (usei um Edimax) e as placas de radio qdo instaladas no windows possuem um programinha que scanneia as redes disponiveis para que vc possa conectar nelas (desde que tenha as permissoes). esse o eh o link survey (ou test survey depende da marca).
    Dae vc pega o SSID da rede, o canal, a informacao se estah criptografada ou nao e a potencia do sinal em DB (este varia o tempo inteiro). :wink:

  8. #8
    Visitante

    Padrão Interferencia

    cara sinceramente com 46 condominios, vc deve ter muitos clientes. Acredito com um ap vai ficar muito saturado, se possivel distribua legal sua rede , para ficar balanceada. E não cometa os erros passados , planejamento acima de tudo.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Interferencia

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    cara sinceramente com 46 condominios, vc deve ter muitos clientes. Acredito com um ap vai ficar muito saturado, se possivel distribua legal sua rede , para ficar balanceada. E não cometa os erros passados , planejamento acima de tudo.
    Concordo plenamente com vc, mas para ter um bom balanceamento n teria que usar varios canais (passando pelo 1, 6 e 11) para que minhas redes nao interfiram uma na outra (sobreposicao do sinal)? Dae vou cair nos canais dos outros ISP...

  10. #10
    Visitante

    Padrão Interferencia

    o jeito é ficar na dança dos canais, mas vc só pode usar os canais 1,6,11? nao to lembrado qtos canais podem usar, mas acho que vc pode usar outros, como 9.

    Mas o jeito seria testar e ver como ficaria o sinal. Faça com que o enlace entre os aps fique com o melhor sinal possivel.

  11. #11
    lss
    Visitante

    Padrão Interferencia

    os canais vao de 1 a 11 , na teoria os melhores sao o 9 e 11.

  12. #12
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Interferencia

    o esquema e tu entrar em acordo com seu concorrente ver quais canais ele ta usando e usar canais um pouco distantes dos dele...

  13. #13

    Padrão canais para micro-celulas

    o ideal para criar micro-celulas como as suas eh trabalhar nos canais 1, 5, 7 e 11

    asim vc tem o minimo d interferencia, o canal 9 e 11 geram interferencia entre si

    para trabalhar com tranquilidade, voce pode montar um pequeno backbone usando 5.7 ghz entre as bases (subestacoes) e usar 2.4 ghz para atender os clientes e preservar seu investimento

    []'s

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Interferencia

    Valew Pessoal,

    as dicas foram de grande valia. Estou implemtando uns access points aqui e estou conseguindo reduzir a interferencia. Estou utilizando os canais 4, 7 e 11 conforme o Demiurgo expos e tah resolvendo. Meu problema maior eh com o novo provedor que estranhamente estah operando no canal 13, mas to conseguindo sair fora da interferencia dele.

    Muito obrigado pela atencao de todos!

  15. #15

    Padrão Interferencia

    alguns ap's possuem ateh 13 canais, se naum me engano o samsumg 3300 faz isso

    []'s