+ Responder ao Tópico



  1. #1
    AndrewAmorimdaSilva
    Visitante

    Padrão Sendmail em rede diferente.

    Galera estou com um problema.
    Tenho um servidor rodando o sendmail.
    Mas tenho outro servidor em outra rede (Interna), onde testo scripts e tudo mais.
    O problema é que agora estou automatizando com scripts e preciso enviar e-mail de notificação.

    PROBLEMA:

    No servidor com os scripts ele não envia e-mail, pois está em outra rede. a mensagem que aparece é:
    # erred: no route to host.

    Mas se troco o gateway dele default para o da rede principal ( Onde está o servidor), ele envia normalmente.

    Muito estranho....

    Já tentei adicionar rota, mexer no /etc/mail/access entre outros, mas sem sucesso.

    Alguém poded ajudar?

    Um abraço!

  2. #2
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão Sendmail em rede diferente.

    e ae qual é o gateway default???
    ele funciona com q gateway??? e como esta sua rede??? a algum router entre essa redes diferentes ????? olha pelo meu pouco conhecimento mas vou tentar lhe ajudar axo q para ele enviar de uma rede a outra, vc precisa de um gateway q enxerge as duas redes param q possam trocar pacotes, não é isso q vc quer?

    falow

    Kakaroto

  3. #3
    AndrewAmorimdaSilva
    Visitante

    Padrão Sendmail em rede diferente.

    Oi, está mais ou menos assim:


    Rede Servidor Sendmail

    IP: 192.168.255.254
    GATEWAY: 192.168.255.254 > É a própia máquina.
    POP: mail.dominio.com.br


    Rede Servidor TESTE

    IP: 192.168.1.100
    GATEWAY: 192.168.1.254 > Feita através de hardware.
    "Neste, se eu colocar e gateway 192.168.255.254" FUNCIONA.
    Detalhe, independente do gateway, consigo pingar normalmente o pop.


    Falow!

  4. #4

    Padrão Sendmail em rede diferente.

    Easy, nao eh problema de email e sim de ROTA.

    ACREDITO que voce so tenha uma interface de rede, e essa mesmo esta conectado nessas "duas redes distintas" (nao fisicamente, so logicamente)


    route add --host 192.168.255.254 dev eth0

    man route
    para maiores informacoes.

  5. #5
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão Sendmail em rede diferente.

    Kara axo q o problema e de rotas mesmo como mencionado pelo mistymst tenta fazer oq ele disse porq com certeza vai funcionar senão reveja suas confs OK

    falow

    kakaroto

  6. #6
    AndrewAmorimdaSilva
    Visitante

    Padrão Sendmail em rede diferente.

    A interface está na eth1.

    Já adicionei todas as rotas possiveis!
    Minhas conf tb eu já vi....
    Não sei onde ver de novo....
    Não sei porque só funciona com o gateway principal....
    Mas pinga normalmente as máquinas com o host atual...só não envia e-mai!!!

  7. #7
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão Sendmail em rede diferente.

    Kara e ae
    muito estranho mesmo, olha oq vc disse e q ele dá esse erro
    # erred: no route to host.
    e pelo erro ele diz q não existe rota pra o host na verdade se vc deixar como gateway default e correto e q ele não consigo enviar mas se criar uma rota por onde ele saiba onde possa enviar o pacote, isso ele estando em segmentos de redes diferentes, em respeito de vc pingar no dominio POP tem algum DNS na rede??? se tiver, isto q esta fazendo vc conseguir pingar, pelo q entendi vc quer comunicar o server de teste com o server sendmail usando gateway default no server de teste ok??!!? se for isso terá q inserir uma rota para o server sendmail no server de teste ok porq se insere nele o IP da server sendmail e ele funciona e q ele é o gateway de interligação da duas redes ou estão no mesmo segmento, mas se estivessem não precisaria de gateway, ja q o gateway serve para a comunicação entre redes diferentes fazendo esse roteamento, vixxi ta complicado e ta estranho se fez tudo isso q disse q fez, deveria estar funcionando, aq qndo dá esse tipo de encrenca eu refaço tudo do zero e as vezes sabe-lá porq depois de refazer do zero funciona, mas oq eu poss lhe ajudar e isso tenta inseri ou refaça as configuraçõe de novo ou alguem do forum com mais conhecimento doq a minha pessoa possa te ajudar certo!!! mais qualquer coisa, precisando estamos ai

    falow

    Kakaroto

  8. #8
    AndrewAmorimdaSilva
    Visitante

    Padrão Sendmail em rede diferente.

    O servidor sendmail é também um DNS !
    Mas ele só serve a rede 192.168.255.0.

    Como faço para fazer o DNS servir as outras redes????

    192.168.1.0
    192.168.2.0

    Falow!