+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão regra de ROTEAMENTO no kernel

    aew pessoal
    uso slack 9.1
    Andei lendo em um artigo, que para ativar o suporte a roteamento no kernel toda vez que a placa de rede for reinicializada, é só colocar as linhas:
    net.ipv4.ip_forward = 1 dentro do arquivo /etc/sysct1.conf
    no slack 9.1 nao tem esse arquivo...onde coloco essas linhas no slack?

    ah..mais uma pergunta..como faço para dizer para minha maquina, que o gateway da rede é o 192.168.0.1?? (no slack 9.1)
    flw
    t+

  2. #2
    lss
    Visitante

    Padrão regra de ROTEAMENTO no kernel

    Ative o suporte a roteamento assim: echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward . Para configurar sua placa com o gateway da rede utilize o comando route add default gw 192.168.0.1.

  3. #3

    Padrão regra de ROTEAMENTO no kernel

    mas dessa forma, se eu restartar a placa de rede, vai perder o suporte
    nao vai nao?

  4. #4
    lss
    Visitante

    Padrão regra de ROTEAMENTO no kernel

    Nao, o comando echo escreve . Se voce reiniciar a maquina voce perdera as configuracoes do comando route , a nao ser que voce coloque essa linha no /etc/rc.d/rc.local.

  5. #5

    Padrão regra de ROTEAMENTO no kernel

    entao..
    vamos fazer de conta que ja editei o arquivo /etc/rc.d/rc.local
    assim, toda vez que der o boot, vai passar a regra de roteamento
    vai que eu restartei a rede...a regra de roteamento..
    eu quero que toda vez que eu restarte a rede, passe a regra de roteamento pro kernel

  6. #6
    lss
    Visitante

    Padrão regra de ROTEAMENTO no kernel

    por exemplo ,se voce restartar a rede.
    ifconfig eth0 down
    ifconfig eth0 up

    isso so desliga e inicia a interface. Nao meche em nada com o roteamento.
    Mas se voce DESEJA isso faca um script que reinicie a sua rede e que ative o suporte a roteamento.Mas nao vejo necessidade nenhuma nisso , ate pq o que vc seta no roteamento nao se altera.

  7. #7
    Pombalonga
    Visitante

    Padrão Saum 2 arquivos

    Os lugares p/ as konfigurações d rede no slack saum:
    P/ as de hardware -> /etc/rc.d/rc.inet1, que agora foi dividido em rc.inet1 e rc.inet1.conf
    P/ as de de software, q eh o caso -> /etc/rc.d/rc.inet2, dah uma olhada nos scripts e vê onde essas linhas c encaixam melhor.

  8. #8

    Padrão regra de ROTEAMENTO no kernel

    vaza!

    Vou responder esta;
    -> ah..mais uma pergunta..como faço para dizer para minha maquina, que o gateway da rede é o 192.168.0.1?? (no slack 9.1)

    bom entendi que vc está com um server com ip 192.168.0.1 e ele é o gateway da rede, certo?
    e vc quer falar para uma estação slackware 9.1 que o gateway da sua rede é o ip 192.168.0.1, certo ?

    Faça assim:
    coloque no /etc/rc.d/rc.local ou crie um scrip para configurar isto pra vc na inicialização do sistema.

    Coloque esta linha no seu script:

    route add defaut gw 192.168.0.1

    Pra vc visualizar isto:
    route -n #lista pra vc a sua tabela de rotas e tb o seu gw.

    Eu uso assim no meu slackware 9.0 (firewall/proxy da minha rede)

    Agora quanto a dica do "Pombalonga" está correto; os arquivo de configuração de rede ficam /etc/rc.d/rc.inet1 e rc.inet2; agora vou ser sincero a minha eth0 tá configurada através do arquivo rc.inet1 agora para a configuração da eth1 e definição de gw eu criei um script para rolar na inicialização do sistema.

    p.s.: "Pombalonga" e tb Vaza - se vcs entenderem direitinho a configuração de duas ou mais placas de rede através do arquivo rc.inet1
    eu gostaria de entender tb.
    Abraços.
    Só isso.