+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Intranet e DNS

    Pessoal, boa noite a todos ....
    Eu sou iniciante em Linux. Uso o Conectiva 8. Temos uma equipe que está desenvolvendo uma intranet na empresa. Nós temos um servidor que tem Firewal, Proxy (squid) para acesso a Internet, com 3 interfaces. A eth0 para o modem, a eth1 em 192.168.1.1 e a eth2 em 192.168.50.1.
    Temos também um outro servidor, que roda os aplicativos administrativos da empresa. E foi nesse servidor que o pessoal instalou a intranet. Esse servidor tem a interface eth0 em 192.168.1.5
    Agora vem a dúvida. Me falaram que devo instalar um servidor DNS dentro do servidor que roda o firewall, para que quando o pessoal quiser acessar a intranet, ele aponte para o servidor que tem o endereço 192.168.1.5. Sinceramente pessoal, eu não sei como fazer isso. Gostaria por favor que o pessoal aqui que entende, me sugerisse como fazer isso.
    Desde já agradeço a todos pela ajuda.
    :wink:

  2. #2

    Padrão Intranet e DNS

    Caro colega,
    Não vejo o por que da necessidade da instalação de um dns na sua rede,
    vc poderia apontar todos os micros da sua rede, para um dns de um provedor (caso utilize um).
    Porém a maneira mais fácil de vc administrar a sua rede é criar um servidor de dns, que não necessariamente deve ficar na máquina que está o firewall...
    Para criar um servidor de dns no conectiva 8 execute o linuxconf
    digite linuxconf no console, ou execute o linuxconf direto do seu visualizador de janelas (kde)
    Dentro da opção rede, ele possui uma opção de criação de dns.

    Este link abaixo tem um artigo que ensina vc a criar um servidor dns no linux
    http://www.comlinux.com.br/docs/prco...-70.html<br />

  3. #3

    Padrão Intranet e DNS

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Caro colega,
    Não vejo o por que da necessidade da instalação de um dns na sua rede,