+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    Pessoal...
    o mascaramento via nat, nao é uma forma mais segura do que via proxy?
    a unica vantagem do squid é ter as caches das páginas no servidor e a word list?

    o Squid é o unico proxy que trabalha como proxy transparente?
    qual a diferença de um proxy transparente?

    Seria melhor ou não usar o squid?
    ou seria melhor botar todas as maquinas na net via nat com as regras iptables?

    flw
    t+ pessoal

  2. #2
    marcelloduarte
    Visitante

    Padrão Prefiro com squid

    Caro colega,

    Com o squid eu acho mais facil, com ele voce bloqueia sites facilmente apenas com um arquivo, fora o cache que voce ja mencionou. Libera acessos ou fecha com muita facilidade. Vale a pena.

  3. #3
    lss
    Visitante

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    depende. Se voce tiver muitas maquinas na rede o aconselhavel e o squid.
    Quanto a seguranca e se existem outros softwares nao sei lhe responder.

  4. #4
    Visitante

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    Ola...

    O proxy transparente impossibilita que o usuário desative o uso do mesmo, pois as configuraçoes são efetuadas somente no servidor.... e nada no brownser...

    t+

  5. #5
    lss
    Visitante

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    valeu!!, tb nao sabia o conceito.

  6. #6

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    Exatamente, o "conceito" de proxy transparente , eh como o nome jah diz o usuario nao sabe que este proxy existe, pois nao tem nenhuma configuracao no navegador dele , e com isso ele nao tem como burlar esse proxy.


    Meu amigo, so com NAT voce nao tem como controlar usuario a nao ser por IP ,e isso mal e porcamente, sem falar na "cadaga" nas suas regras de firewall. ok sem mais.

    Com o proxy, voce tem suporte a tudo que um proxy tem, controle de usuarios. cache,. controle de banda, ACLs, autenticacao. EU ACHO que so isso jah basta para voce meu querido vaza

  7. #7
    lss
    Visitante

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    o squid possui controle via MAC ADRESS?
    se nao, o melhor seria controlar via iptables, pq tem sempre um engracadinho na rede.

  8. #8

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    Claro que possui meu filho, squid eh um PROXY e nao um "passador de http"

  9. #9
    muganga
    Visitante

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    somente compilando o squid a partir do seu binario é que voce conseguira as facilidade e funcionalidades de MAC...

    Qualquer duvida poste aqui ou me puxe pelo icq

    Abraços

    Muganga
    ICQ: 314528019

  10. #10

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    O Squid lhe dá diversas praticidades... diversas formas de bloqueio, cache, e tudo mais... qto a segurança, ele é um proxy, se vc quer segurança, configure, além do squid, um firewall, daí vc terá controle sobre o tráfego, cache, e segurança, qualquer dúvida, poste...

  11. #11

    Padrão SQUID - Usar ou não usar? Eis a questão!

    Na verdade é possivel trabalhar com MAC através do iptables tb...

    iptables -t filter -A FORWARD -d 0/0 -s 192.168.2.1 -m mac --mac-source 00:02:2b:0c:1f:cb -j ACCEPT