+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ajsmit
    Visitante

    Padrão Samba 3 + active directory

    Olá pessoal,

    Agora o Samba 3 tem suporte ao Active directory do Windows, mas gostaria de saber o que é exatamente esse active directory, vale a pena configurar o samba para isso?


    Obrigado

  2. #2
    jghellere
    Visitante

    Padrão Samba 3 + active directory

    Me corrijam se eu estiver errado...

    Ele é o openldap do windows.

  3. #3
    phenrique
    Visitante

    Padrão Samba 3 + active directory

    Fala galera,

    O Active Directory é um servidor LDAP com uma implementação menor do que está previsto no RFC, porque não possui identificador de pasta home, nem UID e nem GID dentro do armazenamento das informações do usuário. Portanto, é uma solução LDAP proprietária, não compatível com outros servidores LDAP (Sun, Netscape, OpenLDAP, etc).

    Até onde eu saiba, existem duas formas de se autenticar clientes Linux ou Unix numa base Active Directory. Vou tentar resumir aqui:

    1) Através do uso dos módulos PAM (nss e ldap) e configuração do NSS/NIS no cliente Linux e da instalação de plugins de extensão do LDAP no servidor windows 2000;
    2) Através da instalação de um servidor Linux rodando Samba, atuando como Domain Controller da rede, ao lado do servidor Windows 2000, sincronizando as informações do AD e autenticando os clientes Unix e Linux (portanto, atuando como um "gateway").

    Estas duas são as alternativas "livres", ou seja, gratuitas. Ainda existe um produto da SCO (!) que faz isso, e que é (óbivio) bem pago.

    É isso ai
    []´s
    Pedro