+ Responder ao Tópico



  1. #1
    sergioschutz
    Visitante

    Padrão Estou começando ...

    Amigos,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo conteúdo do forum.
    Bom, chegou a hora de montar meu servidor e estou com todas as duvidas do mundo, escolhi o slackware por ter uma solução dentro da empresa baseada em slack, e acho essa distro muito confiavel.
    O que estah pegando eh o seguinte: na minha casa, tenho duas maquinas, um athlon xp2000, com 256 Mb RAM, HD 80 GB, e entrada de internet via radio (placa avaya), e um AMD k6/500 com 256 MB RAM, rede 3COM, HD de 10 Gb.
    Quero montar um servidor na maquina 2, tirar a placa avaya do windows e jogar no linux, para ter um servidor e uma estação de trabalho.
    O problema eh o seguinte: Já fiz a instalação do slackware na maquina 2, gostaria que me ajudassem, me dizendo de onde devo partir para montar toda a estrutura do servidor, todos os servicos que vou ter que montar, enfim, toda a rotina para montagem de um servidor, inclusive com firewall, pois eh incrivel a quantidade de tentativas de invasao que estou tendo .. e vejo que aqui na empresa, tenho um slackware todo configurado por uma empresa que faz tudo direitinho, e chegou a hora de eu aprender, soh nao sei por onde comecar ... mas que vou conseguir, isto podem ter certeza, vou mesmo ...

    Agradeço, antecipadamente pela ajuda.

    Atenciosamente,

    Sérgio Schütz
    Depto. Informática
    Alberto Faccin S/A Com. e Imp.
    Cruz Alta - Rio Grande do Sul

  2. #2
    renathaider
    Visitante

    Padrão Estou começando ...

    Caro sergioschutz,
    Primeiro vc deve escolher os serviços q vc quer ofereçer, servidor de que??
    Depois, configure o firewall (vc pode usar algum programa para facilitar, tipo o shorewall, mas num tem nada igual usar diretamente o iptables).
    Inicialmente é isso. Vc pode postar aqui para esclarecer melhor o q vc quer...........Falow

  3. #3
    sergioschutz
    Visitante

    Padrão Estou começando ...

    Obrigado pela atenção, Renathaider, mas eh justamente isso que eu procuro, alguem que me forneca informacoes de como proceder, pois, aqui na empresa, tenho um servidor slackware, com samba, com servidor de email, com hospedagem de pagina, enfim tem um monte de coisa que eu nem conheco, mas sei que faz ... e toda a vez que tenho que, por exemplo, barrar o anexo de um email, tenho que estar entrando em contato com o suporte, e isto me causa ansia ... pois, sei que nao eh uma coisa muito dificil, mas sou consciente ao ponto de, nao me permitir numa estrutura que nao conheco ... deve me entender neh ??? Então, quero montar esse servidor lah em casa para aprender a gerenciar o slackware, e tambem, posteriormente, quero aprender a montar uma VPN entre minha casa e a empresa, para depois, montar esta VPN entre a matriz e as filiais da empresa ... Bah, acho que jah to te enchendo o saco demais ...


    Valeu ..

    Sérgio Schütz

  4. #4
    renathaider
    Visitante

    Padrão Estou começando ...

    Kra, primeiro instala o iptables. Depois instala o sendmail, procmail, apache, cron, ssh. As configurações são simples e num dá pra explicar passo-a-passo. Vc tem q instalar dar uma olhada e mandar suas dúvidas aqui pro fórum.

  5. #5

    Padrão Estou começando ...

    sergioschutz, boa noite amigo.
    Também venho passando o seu mesmo problema. A empresa tinha o cpd terceirizado e resolveu partir para soluções próprias, até porque estava realmente muito caro manter essa estrutura. Me colocaram para assumir o cpd. Fiz alguns cursos básicos, outros um pouco mais avançados, mas mesmo assim, confesso que no início, sentia uma sensação de desconforto, quando precisam de algo que fosse relacionado do Linux. A gente tem 4 servidores, todos rodando o Conectiva 8. O mais complicado realmente é o que roda o Firewall. Mas antes tínhamos servidores de dns, ftp, apache, sendmail tudo rodando dentro da empresa. Fomos tirando aquilo que a empresa achou mais barato manter fora. Aí fui aos poucos instalando Linux em outras máquinas, a medida que a empresa enxugava os excessos. Nisso fui instalando o Conectiva 8 na nova filosofia da empresa. Acho que a medida que a gente vai se envolvendo com o Linux, a gente vai adquirindo segurança. É um mundo fascinante e bastante complexo. Pelo que vejo o pessoal aqui postando, quem manuseia o Slackware, parece que qualquer outra distro é bem mais fácil de entender. É como o pessoal aqui escreveu. Você tem que ir instalando os pacotes de acordo com a sua necessidade. Lógico que vc vai sentir dificuldades no início. Mas você parece estar com muita vontade de aprender. Isso já é um ótimo caminho. Além do que este fórum Underlinux nos ajuda muito. O pessoal tem muita boa vontade em explicar.
    Boa sorte para você. Sucessos e felicidades .....
    Paulo Sérgio ....... :wink:

  6. #6

    Padrão Amigo...

    Acho que posso ajudá-lo...
    Primeiramente, desaconselho a vc usar o slack, por ser uma distro complicada para iniciantes sem base nenhuma. Mas qual usar? Aconselho a vc o RehHat 8 ou 9, pode usar tb o Fedora. Bem, vou lhe ajudar baseando-me que tenhas optado em instalar o RedHat, pois no slack fica difícil ajudá-lo por aqui:
    - Monte seu micro com a placa de rede e o cartão Avaya
    - Instale o RedHat (ele irá pegar o cartão automaticamente)
    Instalado seu Linux, temos que configurá-lo:
    - Digite "iwconfig" para descobrir em que ethx ficou seu rádio, vamos assumir que pegou a eth1.
    - Configure os IP's das placas
    - entre em /etc/rc.d, abra o arquivo rc.local e adicione a linha:
    iwconfig eth1 essid seu_essid key s:sua_senha_caso_haja

    Agora vamos fazer o nat, ou seja, compartilhar a internet. no rc.local adicione:
    - echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    - iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

    Seu NAT está pronto!

    Isso é o que vc tem que fazer de início. É a primeiríssima coisa que tens que fazer, portanto, quando esta parte estiver pronta, posta aqui o que tu queres mais que a gente dá um jeito.
    Não se esqueça, o firewall a gente faz depois .

    Boa Sorte!

    []'s, Jim.

  7. #7
    sergioschutz
    Visitante

    Padrão Estou começando ...

    Amigos Paulo Sérgio e Jim,

    Muito obrigado por suas explicações, sim, eu tenho grande vontade e vou aprender.
    Podem ter certeza, logo estarei incomodando vcs de novo.

    Abracos,

    Sérgio Schütz