+ Responder ao Tópico



  1. #1
    joca2004
    Visitante

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    Amigos;

    Estou montando um servidor wireless e já estou com a parte física praticamente montada (tenho um servidor e em cada antena eu coloquei um computador com uma placa wireless e um de rede) tá tudo funcionando belezinha (em fase experimental).

    O problema é o seguinte, coloquei as redes de cada prédio em um rede separada da rede das antenas, para que os usários não ficassem sniffando uns aos outros, mas mesmo assim eles podem sniffar a rede do prédio claro...Já li vários artigos sobre autenticação pppoe más não entendi se o servidor pppoe tem que ficar um em cada antena ou apenas no servidor do provedor.

    Outra dúvida é quanto ao mapeamento de rede, se eu usar pppoe ainda será possível?.

    Já tentei implantar autenticação por VPN usando o poptop (www.poptop.org) mas tive problemas pois tive que usar NAT em cada antena pois não conseguia rotear entre a rede do prédio ( 192.168.1.0/24) e a rede das antenas (172.16.8.1/24)

    Conto com a experiência de vcs
    Obrigado a todos

  2. #2
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    Caro leia meu artigo => https://under-linux.org/modules.php?...ticle&sid=2178


    ele explica como instalar e configurar o PPPoe

    e voce so precisa ter instalado o daemon no servidor e em cada clliente vc precisa ter um cliente pppoe

    mapeamento de rede o que vem a ser isso ???

  3. #3
    joca2004
    Visitante

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    Instalar o pppoe-server é tranquilo, gostaria de saber se tenho que instalar em cada (linux-box das antenas) ou apenas no servidor do provedor, já que cada (linux box) tem duas interfaces de rede uma para a rede do prédio eth0 (192.168.1.1) e outra para a rede wireless wlan0 (172.16.8.2)

  4. #4
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    nao apenas nas maquinas finais mesmo.. ou seja em quem for navegar

    nas linux box que serao tipo um nat vc so precisa do pppoe-relay

  5. #5
    joca2004
    Visitante

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    Ok, amigo

    Instalar o pppoe-server no servidor do provedor
    Instalar o pppoe-relay nas máquinas linux das antenas
    Instalar o pppoe-cliente nas máquinas dos usuários (No caso do WindowsXP que é a maioria dos meus clientes o pppoe-cliente já é nativo).

    Obrigado, eu não tinha conhecimento é do pppoe-relay.

    Quanto ao mapeamento de rede que citei no início é que se um cliente no prédio compartilhar um hd ou impressora as outra pessoas do prédio poderao enxergar esse compartilhamento, pois toda estarão na mesma rede.

    Essa é configuração com o pppoe é o padrão dos provedores wireless?

  6. #6
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    sobre o mapeamento que voce disse nao deve funcionar porque a mascara de subrede do ppp fica 255.255.255.255

    e sobre a configuracao e a mesma que eu utilizo em minha provedora

  7. #7
    joca_2004
    Visitante

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    Valew amigo;

    É bom contar com pessoas como vc em nossa comunidade

    Ajudou bastante

  8. #8
    Fabio Maia
    Visitante

    Padrão Sistema de Autenticação pppoe

    Olá amigos.

    Gostaria de receber informações mais detalhadas sobre esse sistema de autenticação pppoe, utilizando em uma rede wireless parecida com a sua.

    Obrigado.

  9. #9
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    que tipo de informacao ??? pergunta ai que a gente responde

  10. #10
    fabiomaia
    Visitante

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    Trabalho com linux a apenas 6 meses, fui encarregado de gerenciar a rede wireless, sendo assim estou fazendo algumas alterações na rede, e estava lendo o forum e achei interessante utlizar autenticaçao pppoe para a rede wireless, gostaria de saber se existe algum artigo falando sobre isso, minha estrutura é bem parecida com a do colega.

    e algumas dicas tb né, pq nimguem é de ferro!!!!

    hehehehe

    Obrigado...

  11. #11
    fabiomaia
    Visitante

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    Trabalho com linux a apenas 6 meses, fui encarregado de gerenciar a rede wireless, sendo assim estou fazendo algumas alterações na rede, e estava lendo o forum e achei interessante utlizar autenticaçao pppoe para a rede wireless, gostaria de saber se existe algum artigo falando sobre isso, minha estrutura é bem parecida com a do colega.

    e algumas dicas tb né, pq ninguem é de ferro!!!!

    hehehehe

    Obrigado...

  12. #12
    sadirj
    Visitante

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    Citação Postado originalmente por scorpion
    que tipo de informacao ??? pergunta ai que a gente responde
    Grande Scorpion,

    Cara, seu tutorial é muito maneiro. Fiz um servidor de teste de autenticação e com excessão do problema de um usuário conseguir autenticar mais de uma vez, funcionou 100%... mas via cabo. Tentei fazer o mesmo via Wireless e não consegui. Já tentei de tudo... só o que aparece é uma troca de informações com protocolo non-ip (iptraf), e mais nada! onde estarei errando?

    Gateway (onde roda o tuto) = Debian 3.0r1, conectado com cabo cross-over em um
    SAMSUNG SWL-3300 com firmware de Station Adapter, conectado a uma antena direcional de grade de 24 DBi, apontado para um
    YDI AP+, com 2 cartões orinoco, que recebe com uma antena direcional de grade de 24DBi saindo pela omini-direcional, onde o
    Ruindows XP Professional (eu!) tentou conectar.

    Fui claro? Não sei o que pode tá acontecendo... help-me please!

    Abraços.

  13. #13

    Padrão Preciso de ajuda - Autenticação Wireless

    Esse tutorial é bastante esclarecedor. Agradecido ao colega Scorpion.

    Gostaria de saber um local onde pudesse listar as opções que podem ser utilizadas no arquivo pppoe-server-options

    Agradeço antecipadamente