Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    alexzr
    Visitante

    Padrão distro linux

    Ae pessoal, tenho instalado o conectiva 8 mas ando pensando em trocar de distro e fiquei na duvida entre debian e slackware, alguém podia me ajudar dizendo alguns prós e contras de cada uma dessas distribuições.

    Sugestões de outras distros tb são bem vindas.

    []´s

  2. #2
    jedah
    Visitante

    Padrão distro linux

    Putz!!!!
    Uso as duas, amo as duas

    Contras, acho que o contra do slack eh que o slackpkg não resolve dependências, ainda, mas vai caminhando bem, com um pouco de paciencia (isso no slack)

    No Debian sinceramente não tenho o que reclamar.

    Ambos são duas distros, na minha opnião as melhores. Vão fazer 2 anos que uso as duas e nunca me deixaram na mão, ao contrário de outras que tem por aí, são estáveis, e primam pela estabilidade do que pela aparência, não que sejam feias, pelo contrário. Muito belos os themes de gnome, kde, etc etc.

    Aconselho você a conhecer também o FreeBSD. Simplesmente d+

    Coloca FreeBSD + (SLCK ou Deb) no seu micro e você não vai se arrepender

    Fui

  3. #3
    chvt
    Visitante

    Padrão distro linux

    Eu recomendo o Slackware 9.1. Porque é uma distribuição simples, na qual rapidamente podemos localizar e modificar os arquivos de configuração. Enquanto muitas distribuições mantém dúzias de arquivos sob o /etc/sysconfig contendo a configuração do seu sistema e do seu hardware, no Slackware estes dados estão concentrados no /etc/rc.d, junto com os scripts de inicialização.

    Os utilitários de configuração em modo texto facilitam a configuração remota, via console serial e em máquinas sem o X instalado; coisa que os utilitários gráficos não ajudam muito a fazer (quando não tornam impossível), particularmente eu acho bem estranho quando alguma distribuição que se diz direcionada para servidores obriga a instalação do X para que seus utilitários funcionem da maneira correta.

    A maior simplicidade também reflete uma maior coerência entre os diversos pacotes e uma maior estabilidade. Neste caso basta utilizar um pouco de probabilidade, quanto maior a complexidade do sistema envolvido, maior a chance de haverem erros e mais complexo deve ser o esquema de controle de erros do sistema. Como o esquema de controle de erros deve ser mais complexo, é mais propenso a erros, e realimentamos uma roda viva. O Slackware foge deste círculo vicioso através do método mais simples, em uma aplicação da famosa Navalha de Occam (no caso de vários modelos equivalentes, deve-se preferir o mais simples).

    Só não posso falar nada sobre o Debian, porque nunca usei o mesmo.

    Espero ter ajudado..

  4. #4
    4dr4ck
    Visitante

    Padrão distro linux

    o Debian eh perfeito,.,..,
    vc da um apt-get e tudo ta resolvido...
    sem preocupação...
    8)

  5. #5
    wrochal
    Visitante

    Padrão distro linux

    Caro,

    Use o Slackware, a distro mais segura, com estabilidade ótima, e compatibilidade alta, e sem dúvida a distro mais simples.

    falou,


  6. #6
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão distro linux

    vide signature

  7. #7
    slice
    Visitante

    Padrão Distro

    Slackware 9.1 é show!
    Rodando tanto em server's ou em desktop's é excelente!
    Rápido, estável e seguro...
    Experimenta que vc vai adorar!
    Debian tbém é muito bom, mesmo não tendo utilizado tenho boas referências de quem usa.

    Boa sorte!

  8. #8

    Padrão distro linux

    Slack na veia!!! :twisted:

  9. #9
    fricardo
    Visitante

    Padrão distro linux

    São duas distribuições ótimas. Como quase todo mundo disse Slackware, eu indicaria .... :lol: Debian. O Debian é a distribuição com o maior beta teste e realmente tenta fazer as coisas com qualidade. Agora nada contra o Slackware.

    Inclusive até eu acho q vc pode reservar uma partição e instalar o FREEBSD para vc conhecer tbm. :lol:

    fricardo

  10. #10

    Padrão distro linux

    Bao.. recomendo Slackware pra vc...
    vc vai gosta.. a nao ser q queria alguns problemas do tipo
    remover o kde e parar de funfa o apache pq tinha uma dependecia q o fulano fez com o ciclano e por isso paro de funfar...

    E sobre o comentario do jedah

    Meu.. usa swart (nem sei o nome direito)
    parece q ele resolve dependencias... =)

    mas quem gosta de dependencia fica no debian
    apt-get all dependencias e pronto =P

    te mais

  11. #11

    Padrão distro linux

    jedah tinha me esquecido

    no Slackware Zine #1 tem um artigo falando sobre isso...
    sobre o slackpkg, lalal, lalala :lol:

    sem mais

  12. #12
    chvt
    Visitante

    Padrão distro linux

    Citação Postado originalmente por wrochal2002
    Caro,

    Use o Slackware, a distro mais segura, com estabilidade ótima, e compatibilidade alta, e sem dúvida a distro mais simples.

    falou,

    wrochal,

    Não concordo, em o Slackware ser a distribuição mais segura, na minha opinião, a distribuição mais segura que eu vi até hoje é o Gentoo. :wink:

  13. #13
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão distro linux

    chvt, voce já rodou o lfs?
    Nao é qualquer um que poem no eixo o Gentoo nao ehin ;]

    Eu concordo com o WrochaL no caso do Slackware, mas deixo claro que a seguranca do sistema depende do sysadmin dele, o sistema ajuda sim, com certeza o Slackware tem sua impermeabilidade, mas é o sysadm quem faz ele se tornar unico.

    Slack it ;]

  14. #14

    Padrão distro linux

    Debian > Slackware em quesito de servidores, tu jah imaginou a cacaga que seria para tu atualizares zilhoes de programas em servidores que rodam diferentes servicos e em arquiteturas diferentes ???

    Na boa, slackware eh rapido, boota rapido, no thrills. mas o debian tambem eh uma bala, e com o sistema do apt-get (que foi muito copiado) facilita muito.

    Ah eh na boa melhor que linux em organizacao e pacotes so o *BSD.

  15. #15

    Padrão distro linux

    Utilize o Debian,
    Nçao vou lhe dizer que é a melhor distro, pois isto depende do gosto de cada um como pode perceber pelas resposta. So lhe falo que vc é quem faz o server se tornar seguro, e não a Distro em sim, ela é apenas uma ferramenta, assim como todas ferramentas, umas são fácies de trabalhar e outras nem tanto, mas no fundo são todas ferramentas.

    Eu utilizo em servidores Debian devido ao apt-get .

    Fallow

  16. #16
    nafre
    Visitante

    Padrão distro linux

    o seginte kra não escolha a distro por indicação das outras pessoas vc tem que conhecer cada uma delas para saber quais sao suas necessidades.

    P/ uma pessoa que usa o Linux para desktop vai ser uma complicação usar uma distro robusto, agora se vc quiser mesmo se aprofundar no mundo linux, participar de todos processos do seu SO. Por que nao usar um Slack.

    Agora se for te indicar a qual eu uso. Eu indicaria o Gentoo Linux
    Esta distro é simples 10 (dez)

    www.gentoo.org
    www.gentoobr.org

    Se engana aquele que o Gentoo é uma distro dificil.
    Ela é simplesmente fenomenal.

  17. #17
    chvt
    Visitante

    Padrão distro linux

    Citação Postado originalmente por psy
    chvt, voce já rodou o lfs?
    Nao é qualquer um que poem no eixo o Gentoo nao ehin ;]

    Eu concordo com o WrochaL no caso do Slackware, mas deixo claro que a seguranca do sistema depende do sysadmin dele, o sistema ajuda sim, com certeza o Slackware tem sua impermeabilidade, mas é o sysadm quem faz ele se tornar unico.

    Slack it ;]
    psy,

    Concordo com você que quem faz o servidor seguro é o sysadmin, mas quando é descoberto um bug, quem disponiliza o patche primeiro, o Slackware ou o Gentoo? As vezes, tem bugs que são descobertos, que não é disponilizado nenhum patche pelas disribuições e o Gentoo é o único a disponilizar o patche, porque será em?! :wink:

  18. #18
    nafre
    Visitante

    Padrão distro linux

    O Importante é não sair bug.

    O que vcs pensam da seguranca dos BSDs (open e free)..?

  19. #19
    chvt
    Visitante

    Padrão distro linux

    nafre,

    Eu penso que da família BSD, o OpenBSD é o mais seguro dentre o FreeBSD e NetBSD, afinal, ele é feito pelos desenvolvedores com uma única finalidade... segurança :!: Mas não vamos deixar que este tópico, fuja do assunto, ok? :wink:

  20. #20
    alexzr
    Visitante

    Padrão distro linux

    Aeee galera,

    Muito obrigado pelas opiniões, baixei o debian e pretendo instalar ainda esta semana, acho que vou ficar um tempo com ele e depois dar uma olhada no slackware e para depois decidir com qual eu fico.

    []´s

    Alexandre