Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    bestwest
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Dae galera.. eu instalei um sar aki nmo server.. so que ele ta demorando muiiiito para gerar o relatorio.. qq pode ser?

  2. #2
    wrochal
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Caro bestwest,

    A demora é devido o log do squid esta grande, é recomendado que você crie um novo a cada semana.

    falou,

  3. #3
    Spelk
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Se msm assim, criando um novo toda semana, continuar demorando (devido ao tamanho), vc pode configurá-lo para fazer o rotacionamento diário!!!

  4. #4
    bestwest
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Na verdade eu do o comando sarg ele fica meio que processando mas nunca termina.... ja reinstalei o sarg e naum adiantou... qq pode ser?

  5. #5
    fmbraga
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Citação Postado originalmente por Spelk
    Se msm assim, criando um novo toda semana, continuar demorando (devido ao tamanho), vc pode configurá-lo para fazer o rotacionamento diário!!!
    Como assim ?

  6. #6
    Spelk
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    fmbraga,

    Vc pode configurar, através de logrotate um script para rotacionar os arquivos, inclusive os do squid, ele faz o rotacionamento mensal, semanal ou diário, basta vc configurá-lo.

    Eu até hj só usei RedHat e no momento Fedora, com essas dist. o logrotate já vem instalado, o script do squid fica em /etc/logrotate.d/squid


    bestwest,

    Verifica no sarg.conf se o arquivo access.log que ele está pegando não é o que está em uso!!! Ele sempre deve pegar outro, por ex. access.log.1

  7. #7
    fmbraga
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Citação Postado originalmente por Spelk


    bestwest,

    Verifica no sarg.conf se o arquivo access.log que ele está pegando não é o que está em uso!!! Ele sempre deve pegar outro, por ex. access.log.1
    Qual arquivo q eh para colocar, nbao eh access.log ?Porque não coloca no sarg.conf o access.log atual ?
    access_log /var/log/squid/access.log ?

  8. #8
    Spelk
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    fmbraga,

    Se o sarg for rodar usando o access.log atual, ele provavelmente não conseguirá finalizar, pois o arquivo estará em constante atualização, por isso sugiro que se use o arquivo anterior. Por exemplo, se vc configurá-lo (logrotate) para fazer um rotacionamento diário, o sarg irá reportar os logs do dia anterior.

  9. #9

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Depois de tantos comentarios não sei se este vai te ajudar mas caso sua distro for RED HAT 9, ele tem um pequeno bug no sarg, no qual vc tem que passar estes parametros antes:

    export LC_ALL=C

    depois vc executa o sarg


    blz

  10. #10
    Spelk
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    rdsat,

    Esse parameto "export LC_ALL=C" faz o que exatamente???

    Pois uso o RedHat 9 e nunca tive nenhum problema com o sarg, a não ser o de não ordenar no index por data, mas isso é um bug do sarg-1.4.1 e pode ser consertado com um patch do próprio!!!

  11. #11
    fmbraga
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Citação Postado originalmente por Spelk
    fmbraga,

    Se o sarg for rodar usando o access.log atual, ele provavelmente não conseguirá finalizar, pois o arquivo estará em constante atualização, por isso sugiro que se use o arquivo anterior. Por exemplo, se vc configurá-lo (logrotate) para fazer um rotacionamento diário, o sarg irá reportar os logs do dia anterior.
    Oi Spelk,
    Se possível cara coloca um exemplo de um logrotate para ele pegar um access.log de um dia anterior, estou precisando disso. valeu.

  12. #12
    bestwest
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Eu copiei o access.log para um arquivo e utilizei esse arquivo para o sarg.. mesmo assim o sarg so fica processando e naum termina. Ja to desistindo desse sarg...

  13. #13

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    RedHat 9 RH 9 have a bug in sort utility. Export the following variable before running sarg:
    export LC_ALL=C


    visite o site do ORSO !!!

    http://web.onda.com.br/orso/

  14. #14
    Spelk
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    bestwest,

    Faz o seguinte, põem o sarg pra rodar em segundo plano (sarg &) e desencana, no dia seguinte dá uma olhada e vê se ele gerou alguma coisa. Caso não tenha gerado nada, dê um "ps -ax" e verifica se o processo ainda está aberto.


    fmbraga,

    Como eu já disse o logrotate quem q estar instalado.
    No meu caso, tenho o scritp no /etc/cron.daily/logrotate

    ### logrotate - inicio
    #!/bin/sh
    /usr/sbin/logrotate /etc/logrotate.conf
    ### fim


    ### logrotate.conf - inicio
    weekly #rotacionamento semanal
    rotate 4 #historico de 4
    create
    compress #compactar
    delaycompress #manter o atual e o último anterior descompactado
    include /etc/logrotate.d #incluir os scripts deste diretorio
    /var/log/wtmp {
    monthly
    create 0664 root utmp
    rotate 1
    }
    ### fim


    Script Squid ( /etc/logrotate.d/squid )

    ### Squid - inicio
    /var/log/squid/access.log {
    daily #rotacionamento diário
    rotate 30 #mantem últimos 30 dias
    copytruncate #faz cópia truncada
    compress #compacta
    notifempty
    missingok
    }
    /var/log/squid/cache.log {
    daily #rotacionamento diário
    rotate 30 #mantem últimos 30 dias
    copytruncate #faz cópia truncada
    compress #compacta
    notifempty
    missingok
    }
    /var/log/squid/store.log {
    daily #rotacionamento diário
    rotate 30 #mantem últimos 30 dias
    copytruncate #faz cópia truncada
    compress #compacta
    notifempty
    missingok
    postrotate
    /usr/sbin/squid -k rotate
    endscript
    }
    ### fim

    Obs.: Não foi necessário colocar as opções create,delaycompress,etc que contam no logrotate.conf, pois o msm passa essa configuração para os demais scripts.

  15. #15
    fmbraga
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Citação Postado originalmente por Spelk
    .


    fmbraga,

    Como eu já disse o logrotate quem q estar instalado.
    No meu caso, tenho o scritp no /etc/cron.daily/logrotate

    ### logrotate - inicio
    #!/bin/sh
    .
    Recapitulando : Uso o RH9 e acho w vc também neh ? Pelo que entendi o logrotate ele pega os arquivos de log do squid ( exemplo ) e faz uma cópia dos mesmos para ficat tipo access.log1..2, eh isso ? para daí jogar o sarg para tirar o relatório ?

  16. #16
    Spelk
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Exatamente, o logrotate apenas cria um arquivo novo, zerado para que o sarg possa trabalhar com os anteriores.

    Depois de feita essa config. aconselho q coloque o sarg para rodar diariamente tb, usando o crontab.

    Obs.: Usava RH9 agora estou usando o Fedora (q dá na mesma)

  17. #17
    fmbraga
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Última coisa Spelk : ops:
    Ele, quando gerar, vai gerar um access.log.1.gz OK ? Como faço para o sarg ler esse arquivo ? Aponto somente access log ( sarg.conf ) para ele ou crio um script para descompactá-lo e, após disso apontar o access log ( sarg.conf ) para ele /var/log/access.log.1 ?

  18. #18
    fmbraga
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Seguinte,
    Sempre utilizei o RH, aqui na empresa possuo dois, um trabalhando como servidor de arquivos ( SAMBA + LDAP ) e outro com proxy + squid + firewall. Para mudar depois de tudo configurado eh impossível. Mas na minha casa tb já uso o Fedora !!

  19. #19
    Spelk
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Citação Postado originalmente por fmbraga
    Última coisa Spelk : ops:
    Ele, quando gerar, vai gerar um access.log.1.gz OK ?
    NÃO!!! se vc usou a mesma configuração dos scripts q postei, o logrotate.conf está configurado com a opção "delaycompress", isso significa q o último arquivo além do em uso não estará compactado, por ex.:
    access.log
    access.log.1
    access.log.2.gz
    access.log.3.gz
    ...

  20. #20
    bestwest
    Visitante

    Padrão Sarg demorando muito para gerar

    Ae galera... seguinte... eu resolvi o problema aplicando o patch do sarg. Usei akele comando export tb.