+ Responder ao Tópico



  1. #1
    schiavi
    Visitante

    Padrão Tem Vantagem??

    Fala galera...

    Eu uso o SuSE 9.0 e antem lendo q o kernel do mesmo(2.4) já tem algumas alterações q vem no 2.6, gostaria de saber se tem alguma grande ventagem atualizar o kernel do SuSE 9 para o 2.6???

    Grato
    Carlos

  2. #2
    fricardo
    Visitante

    Padrão Tem Vantagem??

    No geral,

    o kernel 2.6 eh muito melhor q o 2.4. Mesmo q alguns features sejam implementados no 2.4, o 2.6 possui algoritmos muito melhores de escalonamento de processos, melhor estabilidade e robustez e estas coisas por mais q se tente dar uma "maqueada" no 2.4, o desempenho vai ser sempre menor.

    Na minha opinião vale a pena o upgrade na sua máquina pessoal. Se for um servidor aí tem q analisar com mais frieza pra ver se vc não terá problemas.

    fricardo

  3. #3
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Tem Vantagem??

    Concordo, 2.6 se apresentou melhor em estabilidade, rapidez, etc, etc ;]

  4. #4

    Padrão Tem Vantagem??

    Concordo mas vale a pena ressaltar (como bom samaritano) que o kernel 2.6 ainda eh fresquinho, ou seja, saiu agora, o codigo ainda nao esta muito maduro, mas isso eh frescurite, o codigo ta ai e ta blza, so nao use o kernel 2.6 ainda em ambientes de risco q eu ainda venho a aconselhar o uso do kernel 2.4 que eh um codigo mais estavel e mais maduro...

    a filosofia eh igual ao do freebsd, jah saiu a 5.1 mas nao era estavel porque tinha acabado de sair... nunca me deu problema? nunca. mas eles ainda indicavam a 4.9 para ambientes de producao, e eu te falo o mesmo.

  5. #5

    Padrão Tem Vantagem??

    ...so nao use o kernel 2.6 ainda em ambientes de risco q eu ainda venho a aconselhar o uso do kernel 2.4 que eh um codigo mais estavel e mais maduro...
    Sinceramente eu utilizaria o 2.6 mesmo, pois no meu caso, ele mostrou-se estável e principalmente, mais seguro, pois ele corrige algumas falhas de segurança do kernel 2.4. Como por exemplo o system_call

  6. #6
    schiavi
    Visitante

    Padrão valew

    Valew galera do forum, vo ve se consigo instalar o 2.6 no meu SuSE 9.0, mas eu nao tenho muito a manha alguem poderia me indicar uma boa apostila de instalação do kernel 2.6??

    Valew...

  7. #7

    Padrão Tem Vantagem??

    Valem algumas dicas:
    Não mexa onde não souber o que está fazendo (esta dica pode ser abortada caso vc tenha tempo o suficiente para testar cada uma das opções)
    make oldconfig (caso queira deixar a configuração como está atualmente, não válida para kernels de primeira compilação, seu caso)
    cp linux-2.6.X.tar.bz2 /usr/src/
    cd /usr/src/
    tar -xvjf linux-2.6.X.tar.bz2
    make menuconfig (no lugar de menuconfig vc pode utilizar, gconfig (para gtk), kconfig (kde))
    make dep (cria as dependências)
    make bzImage (cria o kernel)
    cp /usr/src/linux-2.6.x/arch/i386/bzImage /boot/bzImage (não me lembro corretamente este endereço, caso não seja este vc procure o bzImage com um: find -name 'bzImage*')
    depois de tudo isso, edite o arquivo /etc/lilo.conf, caso utilize o lilo e crie uma nova entrada para o kernel apontando para /boot/bzImage
    Lembre-se, não substitua a sua entrada atual pela bzImage, pois se o seu kernel não funcionar, vc sif...)

  8. #8

    Padrão Tem Vantagem??

    o kernel 2.6 é bom?! sim realmente muito bom, tem várias vantagens ..
    mas ve-se a quantidade de correções seguidas que vem saindo dele...
    2.6.0, 2.6.1, 2.6.2, .3 , .4 e assim vai ... como o mistymst, é bom esperar o kernel ficar mais maduro para se usar em ambiente comercial de risco... mas tb não é aqueeeele risco... é apenas uma precaução ....

    agora caso vc não veja problemas nenhum, atualize pro 2.6.4 e espere daqui a alguns dias que já deverá ter saido o 2.6.x, dae e só atualiza novamente.... e assim vai...

    =P