+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Erro Mapeamento Windows

    Pessoal da lista, boa tarde a todos ....
    Instalei um Conectiva 8 numa máquina para ser servidor de rede. Instalei o servidor samba para acesso das máquinas windows.

    Criei um compartilhamento no samba denominado usuario
    No parametro netbios name coloquei tkfin-lx
    No parametro workgroup coloquei tokfin.com.br

    Executei o testparm e o smb.conf está correto.

    Quando tento me logar numa máquina windows 98 por exemplo, ele conecta perfeito. Vi no /var/log/samba/log.smbd e estou conectado.

    Mas quando vou mapear o compartilhamento no windows, fazendo por exemplo :

    f:\\tkfin-lx\usuario (ou seja o nome da netbios no samba e o nome do compartilhamento chamado usuario criado no samba), dá a seguinte mensagem de erro no Windows :

    Ocorreu o seguinte erro durante a tentativa de conectar

    f: a \\tkfin-lx\usuario

    O tipo de dispositivo local e o tipo de recurso da rede não são iguais

    O pior é que quando entro no ambiente de rede do windows, aparece o nome do workgroup que é no meu caso tokfin.com.br
    Clico lá aparece o compartilhamento lá dentro, mas com o ícone de uma impressora e o Windows entende aquilo como uma impressora.

    Alguém já passou por isso e que possa me dar alguma dica por favor ????
    Desde já agradeço a todos da lista .....

    Obrigado ....

  2. #2

    Padrão Erro Mapeamento Windows

    tenta
    net use f: \\tkfin-lx\usuario

    qualquer coisa posta como está no smb.conf a tua pasta usuario

  3. #3
    Visitante

    Padrão Erro Mapeamento Windows

    Aguizo, boa noite ......
    Obrigado amigo pela dica. Graças a Deus consegui resolver o problema. Na verdade o erro estava no próprio smb.conf.

    No compartilhamento printers que já vem como default no Samba, eu tinha colocado como comentários. E mesmo assim ele pelo que eu entendi, o samba estava entendendo o próximo compartilhamento como compartilhamento de impressora, independente se estava comentado ou não.
    Aliás, nessa configuração eu percebi que o que o smb.conf coloca sem comentários, o melhor é deixar exatamento como está.

    Um abraço Aguizo ..........

    Paulo Sérgio .... :wink: