+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    Seguinte galera ...
    um funcionário da minha empresa recebeu algumas cartas de ameaçã e pressupõe que este documento foi editado e impresso aqui no trabalho...
    ae vai a pergunta:

    vc sabem como eu posso verificar os logs dos documentos criados ou modificados no windows (win 98)

  2. #2

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    acredito ser mais fácil ratrear o e-mail, se ele recebeu via e-mail é claro .. já pelo word vc pode tentar acessar as prorpiedades do documento, botão direito sobre o doc e escolher propriedades, existe a opção resumo... lá deve haver o autor.. porém isso vai ser conforme o cadastro do office na máquina.. caso quem criou não tenha modificado...

  3. #3
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    Você pode começar dizendo para nós que a carta foi impressa, pouparia tempo, agora se foi feita no trabalho você pode ir abrindo todos os Offices e procurar por traços, mas o que posso dizer é que não vai ser muito simples principalmente se o ameaçador deletou o arquivo... ;]

  4. #4

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    Valeu pelas dicas amigo, mas o problema e o seguinte..

    -- ele não recebeu a ameaça por email ... mas sim correio (carteiro)
    -- acredita-se que quem fez o documento fez de alguma maquina da empresa.
    -- e o documento que ele recebeu esta impresso, não tem como eu ver as propriedades como vc citou ..

    tem outra idéia .. ??
    Será que o windows não tem um .bash_history pra analizar ???

  5. #5

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    impresão digital ??? vai aparecer alguma(s) .. é uma dica sei lá

  6. #6

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    Citação Postado originalmente por aguizo
    acredito ser mais fácil ratrear o e-mail, se ele recebeu via e-mail é claro .. já pelo word vc pode tentar acessar as prorpiedades do documento, botão direito sobre o doc e escolher propriedades, existe a opção resumo... lá deve haver o autor.. porém isso vai ser conforme o cadastro do office na máquina.. caso quem criou não tenha modificado...
    Eu começaria analisando o nível de conhecimento que as pessoas de sua empresa possuem sobre informática. Se for baixo, eles não saberão de forma alguma que existem meios de apagar as "provas".

    Se ele recebeu o papel impresso, acredito que fica complicado descobrir em qual terminar isso foi gerado. Eu faria uma busca na rede por arquivos de texto e verificaria últimos acessos. Isso se tiver sido salvo, claro. Pq se não foi... daí eu já não conheço meios de chegar num suspeito. A não ser por táticas de Sherlock Holmes, hehehe.

  7. #7
    LenTu
    Visitante

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    serah q tem algum log dos arquivos imprimidos pela impressora? alguma coisa do genero sei lah... eh uma ideia.... vai no Iniciar > Documentos e v os ultimos documentos acessados... mesmo q naum existam mais eles estaram ali.... ou dah uma olhada nos historicos tb....

    creio q saum os meios de descobrir qm feiz algo no ruindows...

    :wink:

  8. #8

    Padrão programa

    Tem uns programa acho que fica no Superdownload nao to lembrado o nome dele direito ( quando chegar em casa eu procuro melhor) que ele faz seguinte ele paga a maquina do cliente (todas maquinas ) e faz um auditoria de tudo que é documento pela rede !! entao pode ser uma boa alternativa , entendeu a idea !! blz

  9. #9

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    eh msm...se o servidor de impressao for linux vc pode olhar o log das impressoes e ver de que maquina veio o documento, e tbm a data e a hora da impressao

  10. #10
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    Você tem acesso aos possiveis computadores?
    Se sim, já analizou os editores de textos de tais?
    Como já foi dito, qual plataforma é o servidor de impressao?
    Mesmo sendo Windows, aquele programinha tosco tem um logzinho se nao me engano (anos que nao vejo).

    Caddi, Só achar um elixir da vida e reviver Joseph Bell ou quem sabe menos decomposto o Conan Doyle, que tal? heheh ;]

  11. #11

    Padrão Segurança Auditoria -- Urgente

    Elementar, meu caro psy, isso ajudaria o nosso colega aqui...