+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Internet via Rádio

    bom dia meus amigos, eu vou precisar configurar um servidor para compartilhar internet via rádio... eu nunca fiz isso e nem tenho idéia... já montei uns 2 servidores proxy usando o speedy... se alguém puder me dar uma ajuda.. seja um passo a passo ou um tutorial eu agradeço..

    brigadu

    abraço

  2. #2
    pensador-ce
    Visitante

    Padrão Servidor Internet via Rádio

    o q vc quer saber?
    vc ja tem as antenas e os aps?

  3. #3

    Padrão Servidor Internet via Rádio

    fala grande, blz?? então.. é que um amigo está fechando um contrato para fornecer acesso a internet via rádio... e ele me pediu para ajudá-lo a configurar o servidor... existe uma receita de bolo para este caso??? Se vc precisar de informações mais expecíficas eu posso perguntar pra ele e te passar... até agora só sei que ele quer instalar ou no RedHat9 ou no Fedora...

  4. #4
    pensador-ce
    Visitante

    Padrão Servidor Internet via Rádio

    fera manda mais detalhado o q ele tem e o q ele quer q eu te faço uma confeitaria, internet via rádio não tem muito segredo, manda para meu email q depois eu poto aqui para a galera q estiver interessada.
    [email protected]
    falou

  5. #5

    Padrão Servidor Internet via Rádio

    Compartilhar o acesso via rádio e a mesma coisa que compartilhar numa rede cabeada, tu só vai ter que configurar tuas aps, placas etc... e tomar muuuito mais cuidado com a segurança tua e dos teus clientes, cuidar pra ninguem navegar sem pagar, ativar wep, bloquear acesso por ip/mac respectivos, não usar dhcp de preferência pra não ficar fácil do cara entrar na rede, usar classes diferentes de ip e se for o caso é aconselhável até usar autenticação pppoe, fechar portas e bloquear acesso de ip pro outro com o iptables... etc... não é o bicho não;

  6. #6

    Padrão Servidor Internet via Rádio

    Amigo...

    Bem... vamos partir do presuposto de que tu quer apenas compartilhar a internet, o que tu quiser fazer no servidor daí pra frente, não tem mais nada haver com wireless.

    Bem... como sabemos, compartilhar a internet no linux nada mais é que:
    Possuir duas placas de rede (no nosso caso uma placa de rede RJ45 e outra wireless), conectar uma em cada rede, e depois fazer o NAT entre elas. Imagno que tudo isso vc saiba fazer, com excessão de instalar a placa wireless e configurá-la.

    Vamos facilitar as coisas. Nossa placa será uma Orinoco PCMCIA e nosso linux será o RH9.

    Tudo que temos que fazer é instalar o sistema no servidor com a placa espetada, o RH pega ela automaticamente. (tanto rodeio pra nada né?)
    Bem, agora nos resta configurá-la de acordo com suas necessidades. Vamor iamginar que sua interface wireless é a eth1.

    vamos usar simplesmente o comando iwconfig

    iwconfig eth1 essid seu_essid key s:sua_key channel seu_channel

    iwconfig -h para maiores detalhes.

    Bem, após esta descrição detalhada, acredito que vc já esteja de saco cheio.
    Acho que era isso que vc queria né? qualquer coisa, poste... :-D