+ Responder ao Tópico



  1. #1
    LeonardoDG
    Visitante

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    é o seguinte estou verificando que há colisão na minha rede mas não sei diagnosticar qual maquina esta causando colisão ou conjunto de naquinas, para eu detectar as colisões na minha rede tenho que ir desligando hub por hub ou tem um metodo mais facil? ou software e a colisão pode ser atribuida a que?

  2. #2

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    cara... o motivo da colisão vai depender do modo que sua rede foi criada... com nomes ou IP's, no caso de nomes, vc deve ter duas (ou mais) máquinas usando o mesmo nome na rede, e no caso de IP, vc deve ter duas (ou mais) usando o mesmo endereço IP... vc não tem um mapa de IP's da tua rede? Senão o jeito é ir máquina por máquina mesmo...

  3. #3
    LeonardoDG
    Visitante

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    é por IP, e tenho uma tabela sim mas acho que não seja ip duplicado pois nos temos um dhcp e parece tudo bem!!

  4. #4

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    Vc tem uma tabela indicando que máquina está com qual IP? vc tem IP's fixos nas estações e o DHCP rodando?

  5. #5
    LeonardoDG
    Visitante

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    Isto tenho maquinas de ips fixo e o dhcp sim!!

  6. #6
    gil_maq
    Visitante

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    Acho que vc está falando sobre colisões de pacotes na placa de rede e não sobre conflito de ips. Correto ?

    Bom a principio eu não conheço nenhum software q possa te mostrar essas informações . Mas os próprios hubs podem estar causando isso, pois como eles só repassam os pacotes em todas as interfaces, todo trafego da sua rede é replicado em todas as portas, uma solução para isso é você verificar se as placas de rede estão de acordo com o hub , um comando que pode te ajudar a setar a velocidade e o duplex da placa é o mii-tool.

    Mas até onde eu sei e ja testei só consegui resolver isso por tentativa e erro mesmo .

  7. #7

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    bom... se o gil_maq estiver correto, daí é uma questão a se rever... tem que detalhar o Post pra galera entender bem o problema, pra poder ajudar...

    Se eu estiver correto, bem... o Escopo do DHCP nÃo possui IP's que estÃo fixados nas máquinas? o DHCP pode estar distribuindo IP existente na rede...

  8. #8
    lss
    Visitante

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    vc pode optar por switchs em vez de hubs, ou colocar todas as placas a trabalharem em 10mbps, modo half duplex .
    mas os switchs acabariam com suas dores de cabeça

  9. #9

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    Vc deveria segmentar a sua rede criando dominios de colisao, colocando swichtes no lugar de HUBS ou Bridges

  10. #10

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    sim segmentacao da rede eh uma boa, dependendo da sua estrutura voce pode adotar VLANs ou para maior facilidade, so alterar de hub para switch jah ajudaria em 150% brincando, entretanto nao tem como acabar com as colisoes, ethernet eh uma rede csma/cd , paciencia.

  11. #11
    Visitante

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    eu dei uma percorrida na minha rede e vi qu os hubs não apresentam colisão apenas um que é o hub que vem direto da antena de internet para o servidor.

    Como eu vejo se um hub ou switch esta com sobre-carregado se é que isto é possivel

  12. #12

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    Os hubs cascateados criam várias gargalos na sua rede, experimente trocar o HUB que vem com o link por um switche, e ja vai sentir uam grande melhora na sua rede.

    Fallow

  13. #13

    Padrão Como acaber com as colisões na rede?

    Vc pode ter uma placa de rede promíscua na sua rede, placas com problemas podem ficar jogando bagulho na rede e gerando tráfego... cuidado com os cascateamentos, cada um deles ocasiona até 20% de perda de desempenho da rede cascateada. A troca por switchs é sempre uma boa...