+ Responder ao Tópico



  1. #1
    dancar
    Visitante

    Padrão Reparticionando o disco

    Eu tenho um notebook com Linux instalado, e eu preciso arrumar espaço pra instalar um OpenBSD. Aqui está o status atual do meu disco.
    # df -h
    Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
    /dev/hda2 487M 292M 195M 60% /
    /dev/hda5 9,4G 2,9G 6,5G 31% /usr
    /dev/hda6 957M 33M 925M 4% /tmp
    /dev/hda7 957M 685M 273M 72% /var
    /dev/hda8 26G 8,4G 17G 34% /home
    /dev/hda1 16M 7,1M 7,4M 50% /boot

    Então o que eu quero saber é qual a melhor maneira de se fazer isso?
    Reinstalo o Linux do zero ou dá pra encolher a /usr por exemplo?
    Eu sei que o OpenBSD tem que estar nos primeiros 8Gb do disco senão nao funciona.

    Valeu,
    Daniel Carneiro.

  2. #2
    lss
    Visitante

    Padrão Reparticionando o disco

    não sei se pode lhe ajudar
    mas procure informações sobre o qtparted , ele deve redimensionar sem perder os dados.

  3. #3
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão Reparticionando o disco

    a melhor e mais garantida forma de vc fazer isso é usar o partition magic que é o melhor particionador que existe, muito facil de usar e possui opcoes muito flexiveis, mas infelizmente só existem versões para windows e ms-dos.

    Dê preferencia a versão ms-dos.

  4. #4

    Padrão Reparticionando o disco

    parted funciona bem amigo.

    mas lembre-se voce so pode encolher se tiver espaco ... isso eh meio relativo entao

    normalmente voce so condicoes de encolher para o final e nao no comeco disco,

    bom vou te aletar, o openbsd so consegue ler 8gb do disco, logo o kernel dele tem que estar no comeco.

    a particao / deve estar nos primeiros 8gb do disco, isso eh uma limitacao, pois no stage1 ele nao consegue "enxegar" o resto do disco para enderecar.

    voce pode ler mais sobre isso na pagina do openbsd, se eu nao me engano tem no faq.