Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão KURUMIM

    Caro Sergio Eurico,
    Acredito que no mundo de hoje as coisas mudam rápido, e por isso as pessoas devem se atualizar rapidamente. Se você conhecer o Linux Guarani (Conectiva versão 3) você iria entender melhor o que eu estou falando.
    Antigamente, tudo o que você instalava no seu micro (Hardware) necessitava de um grande conhecimento do sistema, edição de arquivos .conf, muitas buscas na internet (e olha que naquela época não existia o google) for que muitos dos hardwares recentemente lançados, principalemente os 1/2 bocas (SiS da vida) não tinham suporte no linux.
    Naquele época já tinha o windows 95, e se você pensar bem qual foi a evolução de interface do win95 para o winXP, ela ficou mais bonita?, ficou mais fácil de usar?, realmente mudou alguma coisa?, sinceramente acho que não: Primeiro eles tiraram alguns programas dos "menus", programas que permitiam ao usuário onfiguraçar o sistema como eles queriam. Apesar de estes programas continuarem existindo hoje, eles o tiraram do menu, pois assim os usuários fariam menos "besteiras" e o sistema deles rodaria melhor.
    E com o Linux, o que é que aconteceu com ele nos últimos anos? Sinceramente, com a evolução do KDE, que pra mim até a sua interface está mais bonita do que a do win, você pode configurar tudo com apenas alguns cliques. E além do que, hoje em dia as coisas se inverteram pois ainda existem muitos hardwares que não possuem um completo suporte ao WinXP enquanto que ao Linux a grande maioria deles são suportados.
    Outra colocação que eu gostaria de fazer é que, a grande maioria dos usuários do win, não sabem configurar os seus hardwares sozinhos, sempre precisam chamar um técnico para fazer isso. Por isso, meu amigo, no meu ponto de vista, não é tão urgente, leia-se necessária, assim pois a grande maioria dos usuários, nem sabem configurar o seu micro. Vou te citar um exemplo que ouvi ontém denoite de um amigo meu que está trabalhando de help-desk em uma fábrica de impressoras. De todas as ligações que eles recebem, 60% são de pessoas perguntando sobre o suporte de impressoras Laser, embora no departamento dele só exista suporte para impressoras jato de tinta (os caras erram o botão do telefone naqueles menus automáticos), 30% são suportes do tipo:
    "Bom dia Sr.
    A minha impressora não está funcionando!
    Sr. A impressora está ligada?
    Não.
    Sr Ligue a impressora.
    Hummm.
    Está funcionando agora Sr?
    Hummm Sim.
    A $#@@#$ agradece a sua ligação, e tenha um bom dia."

    Poratanto meu amigo, o buraco é bem mais em baixo!
    Se as pessoas tem medo de mudanças, isso eu não sei te dizer

  2. #22
    epf
    Visitante

    Padrão KURUMIM

    Pessoal,
    Essa discussão esta muito interessante, e em distintas posicoes, bem argumentadas. Nao somente na parte de informatica, mas como em todos os outros aspectos, mudancas sao dificeis de acontecer. Meche-se com conceitos..Com vivencia. ..Perceba em vc mesmo,quando aprende algo de forma errada, depois para aprender ocerto, e muito complicado. Com um mundo tao maluco em que vivemos, cada minuto que se perde tentando fazer algo e muito. tem pessoas ate hj que nao se adaptam com o WindowsXp...Mudar quem ja usa o windows ha muito tempo e muito complicado. Agora, pegue uma crianca, e ensine para ela linux..Ela vai se ambientalizar com isso..sua natureza vai estar acostumada a se deparar com isso. Agora, sair de um sistema onde cliques fazem grandes linhas de comandos, onde cliques instalam sistema,para um sistema, onde vc as vezes, fica horas tentando resolver problemas e dificil. Ainda mais em ambientes corporativos..a questao se torna mais dificil ainda

    espero ter contribuido
    abracos
    atenciosamente
    epf

  3. #23

    Padrão KURUMIM

    Contribuições sempre são bem vindas epf.
    Passei quase 3 semanas inteiras estudando, para montar um servidor ADSL aqui em casa, para aprender que para fazer isso bastavam-se (a quantidade ridicula de) dois comandos simples. Deste fato eu conclui: 1não soube pesquisar direito; 2 nunca mais vou me esquecer como se faz isso; 3 apesar de só precisar fazer isso uma vez em minha vida, apesar de sem firewall meu servidr rodou tranquilo por 4 meses.
    A grande questão é: as coisas dificeis de se fazer no linux geralmente estão relacionadas com atividades que nao fazem parte do cotidiano das pessoas comuns. Instalar um servidor de email, não é coisa que você tem necessidade de fazer em casa. Mesmo no windows, para se configurara estes tipos de programas o cara tem que estudar um pouco. O meu principal argumento é: o que as pessoas comuns precisam, o KDE tem, assim como o Gnome, assim como o Windows e por que não o Mac também tem., eles são programas desenvolvidos para que o usuário final se sinta bem nele.
    Agora, sem citar fonte, a algum tempo atrás saiu uma notícia dizendo que alguém por ai fez uma pesquisa com o XP e o SuSE. E as pessoas (usuários normais) conseguiram executar as mesmas tarefas nos dois sistemas, com praticamente o mesmo tempo. O que para mim já é mais do que suficiente para provar que o Lin está pronto para ser implantado em Desktops.

  4. #24
    epf
    Visitante

    Padrão KURUMIM

    Obrigado vonlinkerstain,

    Aconteceu a mesma coisa comigo..Fiquei semanas tentando configurar um adsl no slack....e chego a mesma concusao que vc...a dificuldade do linux, esta em vc aprender como o SO e estruturado..onde estao os arquivos de configuracao da rede..nome do computador...host..etc...depois que vc vai conseguindo enxergar essas coisas, vc comeca a resolver problemas...hj mesmo, estava com um problema no squid, certamente se fosse ha algumas semanas eu ia ficar postando e postando no forum mensagens pra ajudarem-me...hj, postei uma mensagem, e disseram para eu olhar no log de erros..eu nao iria olhar, certamente perguntaria e pediria uma "receitinha de bolo"..mas fiz diferente, fucei ate achar o log, e ver o erro que estava dando causando a falha na inicializacao do squid...conclusao: em menos de um minutos consertei o problema que ha dois dias estava me atraplalhando...agora, da proxima vez que ocorrerem erros em quaisquer pacotes, certamente procurarei nos logs de acesso..Entao , concluimos que, quem estive aprendendo computacao ja em LInux, nao vai ter problema, pq ja vai se acostumar com o ambiente e estrutiracao do sistema.

    Abracos
    atenciosamente
    epf

  5. #25

    Padrão KURUMIM

    Velhinhus ... eu acho o seguinte ...
    O linux está realmente pronto pra ser usado em desktops. O problema todo são os usuários mais antigos e a necessidade dos mesmos. Pro exemplo. Aqui em casa tem 3 pcs ... o meu com slackware ... o da minha mãe com winxp e outro ki kero montar um servidor. Minha mãe liga o pc dela raramente .. e sempre apenas para digitar algo ou olhar seus mails! Agora me digam o que aconteceria seu eu trocasse o winxp dela pelo meu slackware ... Ia ser uma bronca da porra ... ela já não tem mais paciencia para se adaptar a novos sistemas ... a experiencias novas saka?
    E é por isso que o linux vai demorar para ser usado definitivamente em desktops ... pq muitos usuarios não tem mais paciencia de experimentar coisas novas ... e outros nem tem essa necessidade. Pq minha mão trocaria o win dela pelo slack .. se ela so usa pc pra ver mail ou editar texo? Isso ela faz normalmente no win sem muita dor de cabeça, nem precisar passar tempos se adaptando a algo.
    O problema dela é que ela passou tanto tempo usando win ki ja se acostumou com os paus ... e ela não se questiona ... vale a pena usar algo assim? Pq eu aceito um sistema que não é tão bom e muito menos estável? Pq eu não tento fazer algo para melhorar? Sei lá ... esse tipo de coisa ...
    O que se deve fazer, na minha opinião, é introduzir o linux na galera pikena .. pro pessoal crescer com aquilo, fazer algo por aquele ideal e coisas do tipo. Sem dúvida o futuro é código aberto ... tem que ser. mas o futuro tão nessa criançada aí, que graças adeus está cansada dessa porcarias da m$ . Ah! è duro falar isso ... mas tem softwares pra windows , que não se comparam a alguns do linux. O dreamweaver da macromedia mermo ... não tem um software desse nível para linux(ao menos eu não conheço... se alguem souber um me avisa que to atras). Por outro lado, alguns softwares estão ganhando versões linuxers do mesmo nível ou até melhores que as do win.
    Então galera .. se vcs conhecem algum novato em linux(como eu), ajudem ele ... façam essa comunidade crescer e talz ... mostrem o linux para os amigos e talz(foi assim ki o conheci). Só não dêem força para akela galera ki so instalar o linux para dizer aos amigos ki têm! Isso é o pior.
    Abraços a vcs ae ...

  6. #26
    climber
    Visitante

    Padrão Que decepção

    Engraçado.
    Só ouço elogios ao kurumin.
    Dae eu fui testá-lo numa máquina antiga, TODA OFFBOARD, aonde o Suse 8.1 Desktop descobriu até a roupa do carinha que fez a BIOS da máquina, mas o kurumin fallhou.
    Tentei rodá-lo via CD, e tentei instalá-lo, para vê-lo funcionando melhor. Que decepção batman!

    Será que entramos numa era aonde o hardware vai ter que ser atual pra funcionar com linux? Não estamos retrocedendo então?

  7. #27
    epf
    Visitante

    Padrão KURUMIM

    n0z3y,

    Foi como eu disse...quem esta comecando agora, que ja aprende linux..e nao tera problemas...agora, ensinar para quem ja aprendeu de um jeito..ja esta inerente ao seu ser , e mui dificil..

    abracos
    epf

  8. #28

    Padrão KURUMIM

    n0z3y , cara põe o kurumin lá (algum dia que ela acordar com o pé direito) e mostra pra ela como ele é bonitinho....
    Aliás, se você instalar o openoffice e o mozilla thunderbird esta tarefa ficará mais fácil ainda...

    Depois é só mostrar que os programas dela, também rodam no lin

    Quem sabe ela não se converte!!


    climber Ninguém é perfeito... qual é o erro que está acontecendo ai?

  9. #29

    Padrão Re: Que decepção

    Citação Postado originalmente por climber
    Engraçado.
    Só ouço elogios ao kurumin.
    Dae eu fui testá-lo numa máquina antiga, TODA OFFBOARD, aonde o Suse 8.1 Desktop descobriu até a roupa do carinha que fez a BIOS da máquina, mas o kurumin fallhou.
    Tentei rodá-lo via CD, e tentei instalá-lo, para vê-lo funcionando melhor. Que decepção batman!

    Será que entramos numa era aonde o hardware vai ter que ser atual pra funcionar com linux? Não estamos retrocedendo então?
    Estava lendo justamente sobre isso hoje, Climber...

    http://www.guiadohardware.net/linux/kurumin/manual/

    Há formas e formas para superar esta "ausência" de praticidade, que em 90% dos micros funcionam numa boa. Às vezes você encontrará uma solução lendo este manual. :wink:

  10. #30

    Padrão Re: Que decepção

    Citação Postado originalmente por climber
    Engraçado.
    Só ouço elogios ao kurumin.
    Dae eu fui testá-lo numa máquina antiga, TODA OFFBOARD, aonde o Suse 8.1 Desktop descobriu até a roupa do carinha que fez a BIOS da máquina, mas o kurumin fallhou.
    Tentei rodá-lo via CD, e tentei instalá-lo, para vê-lo funcionando melhor. Que decepção batman!

    Será que entramos numa era aonde o hardware vai ter que ser atual pra funcionar com linux? Não estamos retrocedendo então?
    Amigo... justamente... existem distribuições mais antigas que se preocupam com máquinas antigas... o kurumin se preocupa com a nova linha de hardware, usa num micro mais novo pra vc ver...

    E quanto à praticidade do gerenciados de janelas... putz... neguinho acostuma de um jeito, e não pensa de outro jeito nem a pau... são mentes viciadas na microsoft, que se recusam a ver novos horizontes por medo de ter sua capacidade computacional posta à prova diante de um sistema ao qual vc nao pode atribuir as culpas no mal funcionamento de um sistema ou rede...

  11. #31
    climber
    Visitante

    Padrão MAS????

    E linux não veio para, muitas vezes, acabar com os problemas que a Microsoft tem sempre?
    De que que adianta ter uma máquina nova, que em 80% dos casos já vem o lixo do Windows instalado? O usuário nunca vai tirar a belezura do XP pra botar um..um.... linux?!?

    Na boa. Pra mim linux entre muitos outros significados, tem um que eu acho muito importante: "Romper barreiras".

    Eu não quero um linux fácil em uma máquina boa. Eu quero um linux fácil que reanime uma máquina que só dá pra botar um 98 mais furado do que queijo suíço. Assim eu provo que o linux é melhor, pq muitas vezes aumenta a performance.

  12. #32
    Analista de sistema
    Visitante

    Padrão KURUMIM

    Caros colegas.... O Windows domina 70% do mercado porque?
    Resp.: porque é pratico, rápido e extremamente configurável (isso eu sei de bem Não sou um fanático pela microsoft pois trabalho com outros sitemas operacionais como ReactOS, Sky e outros e todos querem imitar os passos da Microsoft) O linux não é muito versátil para o iniciante pois não tem as mesmas facilidades do Windows, a prova tá nos computadores da Toshiba; quando alguem compra uma dessas máquinas que vem com Linux logo pede pra desistalar e colocar o sitema da Microsoft (estou falando de usuários leigos) Bonitinho até que é, o windows tem milhares de bugs, mas qual usuário leigo entende de bugs? querem usar da maneira mais fácil e isso o Linux não propicia, é um sistema operacional voltado pra usuários conhecedores não de qualquer um, além do mais Enquanto oLinux não se enxugar simplificar suas operações e fazer como a Microsoft abandonar a configuração manual como fez a Microsoft, não vai ter muito espaço pra ele não!!!!

  13. #33

    Padrão KURUMIM

    Num ponto concordo com o visitante o Linux é um sistema para avançados, não adianta tentar aprender Linux sem conhecer os outros.
    Alem do mais é uma situação muito complicada. Trabalho com o Linux ha um tempo, mas se voce me perguntar qual sistema operacional eu prefiro colocar no meu velho companeiro de guerra 486Dx2 eu vou dizer que prefiro o Windows95 (eu seria louco de colocar o Conectiva 7 ou Mandrake 6 ou outro da época só porque sou apaixonado pelo Linux? Eu quero funcionalidade. Certa vez me disseram nesse mesmo fórum que se eu quisesse facilidade no Linux eu deveria aprender muito (minhas questões eram sobre configurar conexões) coisa que no windows 95 (esse vovô mesmo) eu fazia com 3 cliques.
    Iniciante quer praticidade e facilidade.
    Enquanto nosso seguro, robusto e fascinante Linux não se tornar fácil pro iniciante so poderemos sonhar.
    Quem dá dinheiro à Microsoft não é propaganda de seus produtos (Vc ja viu comercial da Microsoft?) e sim a conversa boca-a-boca dos usuários do seu sistema, pela facilidade.

  14. #34

    Padrão KURUMIM

    Gente... hoje em dia o linux detecta e instala muito mais do que a microsft... a diferença existe qdo o linux NÃO detecta... mais pera lá... se o problema é a configuração de hardware, e estamos falando de usuários leigos, quem está com medo do linux? acho que os "micreiros" que se dizem profissionais, que circulam por aí ganhando dinheiro com seu charlatanismo....

    Os usuários legios encontram dificuldades apenas, como eu já disse anteriormente, por terem suas mentes viciadas no windows, medo do novo, medo do desconhecido, modelos mentais... só isso...

    Se vc pegar uma criança que nunca viu um PC na vida e dar a ela um micro com o linux instalado, podem ter certeza que aos 10 anos ela vai estar tão bem informada em linux qto um cara de 25 que vive e respira windows... a única diferença é que aos 25 anos aquela criança de 10 anos já vai programar C, vai saber fazer QUALQUER coisa no windows (isso inclui achar mais buracos no windows)...

    Gente, eu NÃO sou defensor do linux, apenas da boa informática...

  15. #35
    violinista
    Visitante

    Padrão KURUMIM

    puts ... disputa M$ x SL de novo ???? :?

    Jim ... sobre o q vc falou, estou quase chegando à conclusão que existem dois tipos de leigos: os usuários finais e os administradores de rede M$ (charlatanismo ... hehehe .... boa!) ... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

    Na facul tenho um colega q eh DBA, MSCE e + um monte de coisas ... um dia, perguntei pra ele se ele poderia me explicar com detalhes a diferença entre tcp e udp ( ops: ) ... ele não soube me explicar ... PQ ??? ora, pq ele estudou simplesmente "clieque aki e ali q vc configura tal serviço ... não precisa saber como realmente funciona 'dentro dos cabos' ... fazendo assim o sistema funciona ... " (desculpem, defensores do W$, mas foi ele quem falou ! hehehe)

    Qto ao q vc falou, analista, eu acho q o Windows ainda domina 70% do mercado por causa de tudo o q está sendo discutido nesse tópico: SEDENTARISMO. Medo de mudar. Dificuldade de abstrair novos conceitos. Aprender maneiras diferentes de realizar tarefas corriqueiras com ferramentas diferentes.

    Eh soh ... não gosto muito desse tipo de discussão (e olha q começou falando bem do Kurimin, hem !? :lol: )

    T+ !

  16. #36
    climber
    Visitante

    Padrão VIVA OS ALEMÃO

    É por isso que eu falo.
    Põe um Suse na máquina e as crianças dão risada, brincam e se divertem.

    Sou contra o amadorismo na informática. Se é pra fazer algo, é para fazer algo que funcione. E como o próprio conceito de linux diz: liberdade.

    Eu sou assim: funcionou? Fez aquilo que eu precisava? Não? Se o linux não funçou, vou pro FreeBSD e assim por diante. Preciso de soluções, e as mais baratas possíveis.

    Assim como o Kurumin não funcionou pra mim e até agora, pessoalmente falando, não disse a que veio, o Kurumin tá resolvendo o problema de muita gente.

    "Existem sorvetes de vários sabores. O importante é que cada um mate o seu desejo e sua necessidade comendo o sabor que faça isso."

  17. #37

    Padrão KURUMIM

    Jim, o Kalango roda live CD, como o Kurumin. Se não me engano, o projeto do kalango Linux foi acompanhado pelo Morimoto. A base do Kalango é o Kurumin.
    Em relação a configuração, deve ser a mesma também....

    []'s


    Lituano.

  18. #38

    Padrão KURUMIM

    Pessoalmente, entre XP e Kurumin, eu fico com o Kurumin. O ambiente gráfico dele está amigável para conquistar novos usuários para o Linux.

    Rodei o cd em casa, onde há usuários leigos em informática. Eles aprovaram o Kurumin só de olhar. Isso é muito relativo. Adaptar é que assusta, as pessoas gostam do comodismo já enraizado pela Microsoft.

    Não estou aqui dizendo que o XP não presta, é um bom sistema e eu uso ele (ainda) paralelamente com o Conectiva, mas pretendo abandoná-lo em breve.

    Para leigos, o Kurumin está bom até demais (essa é a minha opinião). Curti tanto que também pretendo usar em casa, rodando direto do HD.

    Se você teve problemas, acredito que eles têm solução, Climber. O sistema promete rodar a partir de um Pentium 100 com 24 MB.

    Dê mais uma chance pro indiozinho

  19. #39
    climber
    Visitante

    Padrão Esclarecendo

    Só para escalarecer, não sou um usuário leigo, uso linux desde 98. Sei que não sou muito experiente, mas já utilizei tudo que é distro de linux que se possa imaginar.

    Eu não quero coisas fáceis. Quero apenas coisas que funcionem.

    Em casa por exemplo tenho um Suse 8.1 desktop que eu faço tudo no modo console, pq meu pentiumzinho 166 com 64 rãs naum aguenta muito o tranco, mesmo sendo o bom, ótimo, maravilhoso, espetacular Window Maker. Pq KDE é fora de cogitação com menos de 128 rãs.

  20. #40

    Padrão KURUMIM

    Caro Climber, ai é que está o centro de toda a discurssão... num pentium 166 o Linux não faz muita coisa a não ser em modo texto (konsole) ja o Windows 98 roda ai sem problemas ( com interface gráfica ) e então???? Temos que ser como diz o velho companheiro Jim - Informatistas - e não amantes de um determinado sistema operacional, Todos eles tem um espacinho aqui no meu Hd (o velhao ta particionado em 25 partições)