Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão link por cima do mar!

    eh.. bom ou outra saida eh jogar uma fibra ooptica (uhhhhhhh muitoooooooo caroooooooooo, esquece esquece) ou entao optar por um link via satelite... mas entretanto eles tem uma "alta latencia" ... bom mas essa parte do radio eu sou zerado o nosso amigo SerAntSou te ajuda melhor nessa

  2. #22

    Padrão link por cima do mar!

    Jim,
    na realidade não é apenas uma cliente, minha intenção é de fazer um enlace para expandir minha área de cobertura e poder atender um público atraente desta região. sendo assim a questão da imagem da empresa acaba ficando mais séria ainda!

    fibra-óptica a princípio ficaria inviável...

  3. #23

    Padrão link por cima do mar!

    Então um link via satélite talvez seria uma boa... apesar da baixa taxa no upload...

    Mas já que o caso é esse cara... a distância não é o bicho... o maior problema seria o reflexo do mar, sugiro que vc use dois AP's da Lucent, com amplificadores fazendo Ad-Hoc, acredito que não deva haver erro... mais a essa distância vai dar o bicho pra ajustar essas antenas (direcionais óbviamente)... faz o teste com esse equipamento, eu acredito que deva dar certo tranquilamente...

  4. #24
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão link por cima do mar!

    ow, tem um lance que li nem sei mais onde... que dizia se for atravessar rios, lagos, e acho que vale pro mar... vc manda o sinal na diagonal que elimina um bocado o problema da reflexao, refracao... acho q eh isso mesmo..

  5. #25

    Padrão link por cima do mar!

    Acho que tem é que apontar o fucinho da antenosa um pouco pra cima talves... mais isso é coisa que eles dão jeito na hora... mais dar um baralho pra ajustar elas... eu queria ver a cena, huahuaua..............

  6. #26

    Padrão link por cima do mar!

    Galera.....

    a posição de todos é a mesma......
    mas se tudo correr bem, no mês que ve estarei fazendo este teste!
    perdido não vai ser, pois os equipamentos eu poderei estar utilizando em uma outra rede, e se funcinar maravilha.

    quando eu tiver alguma posição eu posto aqui pra vcs.

    valeu pelas sugestões!

  7. #27

    Padrão link por cima do mar!

    Olá amigão, seu link por sobre o mar eh possível sim... sabe existe um efeito ocasionado pelas ondas do mar (não me lembro o nome agora)que pode interferir no seu sinal, eh como se fosse uma barreira invisivel entre esses dois pontos, tente usar a gama de spectrum de 5 Ghz, com um aplficador de 1watt em cada ponto, faça os cálculos, na verdade use o raio de Fresnel para calcular as alturas das antenas as vezes vc pode desperdiçar altura (sempre eh bem vinda), para ver se tem ou não visada. Abaixo como calcular o raio de Fresnel:

    Cálculo do raio de Fresnel

    A Elipsóide de Fresnel é o lugar geométrico dos pontos entre as
    duas antenas que possui comprimento igual a soma da distância entre
    as antenas e meio comprimento de onda, região também denominada
    primeira zona de Fresnel.

    O objetivo então, é calcular o raio desta zona, em um determinado ponto,
    entre uma antena e outra, isto significa que poderá haver visada mesmo
    estando atrás de um obstaculo.

    pra vc não ficar com dores de cabeça :-) vc pode calcular o raio de frenel aqui:

    http://www.zytrax.com/tech/wireless/calc.htm

    abraços

    PS. Vou fazer isso um tópico pode ajudar alguém

  8. #28

    Padrão link por cima do mar!

    Ai pessoal, talvez alguem aki posso me ajudar, to tendo quase 90% de perca de pacote em um enlace de 10Km utilizando DWL900ap+ em modo multi-point-bridge e com um amplificador de 1watt hyperlink, utilizo 2 antes de grade 24dbi nacional, ja tentei com omni de 15, com painel de 90graus de 12dbi e nada, continua perdendo muito pacote, pingar até que eu pingo, mas na hora do trafego, e o que acontece, que pode se assimilar com essa discução aki, é que tem um rio entre os pontos, mas esse rio nao tem mais que 30m de largura e essa cidade pra onde to mandando fica á margem do rio paranapanema, mas esse ultimo nao é atravessado

    alguem sabe me dizer algo, ou dar alguma idéia

    []´s Bene

  9. #29
    vrc1
    Visitante

    Padrão Interferencia sobre aguas.

    Amigos
    Já estudei um pouco sobre isto acho que posso ajudar. Quando for fazer link sobre o mar nunca utilize horizontal pois a agua é como um espelho para as ondas e nesta polarizaçao elas refletem muito mais chegando muito mais ondas secundárias nas antenas e com isso interferencia e dup ping. O ideal é realmente vertical. Outra coisa acima de 5ghz sobre o mar é muito díficil conseguir (só se amplificar muito como os enlaces ptp de telefonia) porque existe uma propriedade da água que absorve os pulsos eletromagneticos acima de 5ghz. Um amigo na bahia conseguiu fazer um enlace de 5Km sob o mar. Com duas ziroks funcionava mas estava dando muito ping duplicado, entao ele colocou 4 ziroks. Aponte a primeira com a primeira e a segunda com a segunda. Com isso nao deu mais ping duplicado. Importante elas devem estar a uma distancia de pelo menos 3 metros. (quanto maior melhor mas cuidado com o tam. do cabo). Ele usava samsung.
    Valeu.

  10. #30

    Padrão link por cima do mar!

    Amigo... preste atenção na data do tópico...

  11. #31

    Padrão link por cima do mar!

    Olha Jim, nao criticando a sua resposta, mas acho q a intencao do vrc1 é a mesma de todos nos aki no forum, ajudar, mesmo q o tópico seja muito antigo, ele quiz compartilhar a experiencia dele conosco, e que sabe, na proxima vez q alguem tiver algum problema semalhante e consultar esse tópico, podera encontrar uma dica na resposta dele, então realmete acho q vai ser de muita valia sim....

    []´s a todos, e por favor nao leve a mal nao jim...


    Bene

  12. #32

    Padrão link por cima do mar!

    Concordo inteiramente, pois o objetivo e compartilhar experiencias e assim produzir um forum construtivo, o que eu não curto é assunto fora de topico.

  13. #33

    Padrão link por cima do mar!

    não levo a mal não amigo... pode ficar frio... mas o que levo em consideração, é que qdo alguém precisa de ajuda, deve pesquisar e caso nao encontre nada, postar a dúvida. Porém, ficamos guardando a "solução" durante muito tempo até que alguém precise dela, inclusive alguns moderadores já pediram para que olhassemos a data do tópico antes de postar...

    Nada pessoal, apenas meu ponto de vista.

  14. #34
    vrc1
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    Jim
    Obrigado pelo toque. Vou prestar mais atençao na data. Eu só quiz passar a experiência. Eu mesmo quando comecei aqui no underlinux sempre passava nas mensagens antigas e me ajudou muito. Encontrei muita soluçao para problemas meus.

    Foi mal
    Valeu

  15. #35

    Padrão Re: link por cima do mar!

    Citação Postado originalmente por ijr
    pessoal, eu preciso de fazer um link ponto-a-ponto de 40 km..... o problema é que vai passar por cima do mar!

    na ponta A estarei a 670m de altura e na ponta B a 150m.

    alguém poderia me dar alguma sugestão...... de equipamentos, antenas...

    ja me disseram q neste caso é interessante 5,8Ghz,

    toda sugestão é bem vinda!

  16. #36
    infect
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    Já pensou na hipótese de utilizar foto diodos transmitindo e recebendo luz para fechar o enlace? acho q seria difícil o alinhamento. se se nenhuma gaivota resolver pairar por muito tempo entre pos pontos, acho q seria uma soluçao viável.
    eu li sobre essas transmissões de dados usando canhoes de foto diodos, mas nao aprofundei.

  17. #37
    Visitante

    Padrão link por cima do mar!

    Aguem poderia me indicar, caso conhecam, algum site que ofereça o serviço de Calculo de Fresnel apartir de latitude e longitude informados?

  18. #38
    Visitante

    Padrão Re: link por cima do mar!

    Citação Postado originalmente por ijr
    pessoal, eu preciso de fazer um link ponto-a-ponto de 40 km..... o problema é que vai passar por cima do mar!

    na ponta A estarei a 670m de altura e na ponta B a 150m.

    alguém poderia me dar alguma sugestão...... de equipamentos, antenas...

    ja me disseram q neste caso é interessante 5,8Ghz,

    toda sugestão é bem vinda!
    amigo, polariza na vertical as duas antenas q funciona, a onda trabalha em sentido diferente, livrando o mar do enlace...

  19. #39

    Padrão Re: link por cima do mar!

    Desenterrando o tópico , vou testar a polarização vertical para ver se melhora, uso 5 ghz mimo aqui, tudo Mikrotik, estou em uma ilha e quero mandar um PTMP para o continente, atualmente tenho 3 clientes na célula, funciona, passa bastante banda, mas as quedas são constantes.