Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Netus
    Visitante

    Padrão Falta de Material

    É interessante ver como os textos voltados para o Linux são extremamente técnicos. Só que se esquecem que pessoas que tem na cabeça apenas e tão somente a base do windows não entendem bem a organização dos arquivos no disco rígido. Demorei pra caramba para poder formatar uma partição pois não achava o formatador. Creio que o linux sim é um ótimo sistema operacional, mas e escasses de material "básico" na internet é impressionante. Fala-se muito sobre configuração, mas aprender a parte básica (montagem de unidades, instalação de programas e etc), isso não se encontra não. Pelo menos não encontrei ainda... :?

  2. #2

    Padrão Falta de Material

    claro que encontra cara.... sem contar os livros que tb sao vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarios

    quer um tutorial basico das coisas:
    http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/...erespostas.php

  3. #3
    roger_malk
    Visitante

    Padrão Falta de Material

    Acredite Netus:
    Foca Linux e Guia do Hardware fazem milagres. Isso que eu quase num procuro coisa na net.

    Users:
    Vamos encher este tópico de sites até convencermos mais um que o linux não é um bichinho devorador de cpu's.

    Não sou o membro mais assíduo do site ou da comunidade, mais acredito que precisamos todos trabalhar no esclarecimento sobre linux para os não *nixers.

  4. #4
    roger_malk
    Visitante

    Padrão Falta de Material

    Nossa, desculpe a mancada....

    focalinux.cipsga.org.br

    www.guiadohardware.net

  5. #5

    Padrão Falta de Material

    O difícil é os usuários da micosoft, perderem o medo...
    Concordo que algumas coisas são muito técnicas sim, mas por exemplo: temos estes fóruns que servem para isso, pros iniciantes tirarem as suas dúvidas...

  6. #6

    Padrão Falta de Material

    Acredito que o linux, tem muito material com relação a parte básica sim, basta fazer uma boa procura na net, como sitado anteriormente o guia foca linux é um ótimo começo para iniciantes no sistema.

    Começei com o Linux a dois anos atrás, até hoje não me conveceram que o WIndows é melhor ou mais seguro do que ele, isso pq. sempre trabalhei com servidores Windows NT e 2K server. Claro que ainda tenho muito arroz com feijão com relação a linux e até mesmo W 2K, mas não me arrependo de nenhuma troca de um servidor Windows por Linux, ja que começei a ter menos dores de cabeça com relação a administração e segurança de redes.

    FAllow

    OSMOUSF

  7. #7

    Padrão Falta de Material

    O que mata tb eh que o pessoal ta meio traumatizado com as pessaos que tentaram comecar a mexer com linux a mto tempo atraz e tiveram problemas....
    tipo eu comecei com o conectiva 3, apanhei que nem loko soh pra conseguir configurar uma misera placa de video....
    nessa epoca era tudo muuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais dificil e mta gente acabou desistindo de linux e ele ganhou essa fama de dificil, hj em dia em 98% das maquinas que instalo linux eu num tenho que configurar absolutamente NADA, ele reconhece tudo sozinho

  8. #8

    Padrão Falta de Material

    eu tbm tive o prazer d pegar umas vez versoes pre-historicas d uns conectivas 3 da vida

    mas hj tah tdo beeeeeeeeeeeeeeeeem mais facil, tente pra comecar uma distro mas tranquila, tipow um fedora ou algo assim

    []'s

  9. #9

    Padrão Falta de Material

    O Guia Foca Linux realmente vai atender seu pedido... tem para todos os níveis de usuários...

    Um problema que eu reparo, é que o pessoal que quer iniciar no Linux acha muuuuuuuuuuuuuito material e acaba ficando com preguiça de ler, ainda mais quando uma coisa começa a não bater com a outra... Essa despadronização de certas coisas no Linux assusta o pessoal, a partir daquela coisa "no site diz pra dar esse comando, mais ele não existe!". O Linux já evoluiu muito, e ainda tem muito o que evoluir, mais chegaremos lá... tb usei umas distros das cavernas... agora é mão na roda...

  10. #10

    Padrão Falta de Material

    Ser iniciante em qualquer assunto é sempre muito complicado. È muita informação que tem que ser absorvida de forma rápida, para poder chegar na atualidade do assunto...

    Concordo com você quando diz que coisas básicas não são frequentemente encontradas... tipo bê-a-bá para começar mesmo... Mas tem que ter vontade de aprender e ler muito. E tem mais: não pode ter receio de fazer uma pergunta achando que vai soar idiota ou coisa assim... pessoas que sabem mesmo são aquelas que ensinam os que não sabem - aprendendo alguma coisa com isso. Conheço pessoas que sabem muito e são humildes em ajudar. Como conheço pessoas que não sabem tanto assim e se acham o próprio inventor do Linux... :?

    Aqui tem muita gente boa, poste suas dúvidas

    http://www.gnubh.com.br/modules.php?...ian_Basi_Inter
    ou direto no site
    http://focalinux.cipsga.org.br/

    Sem noção, isto aqui é muito bom para ser consultado

  11. #11
    fricardo
    Visitante

    Padrão Falta de Material

    Olha q as vezes eu sinto falta é de material aprofundado . É ... algo como aqueles livros do Richard Stevens, q mostram como as coisas realmente funcionam e não uns diagramazinhos de bloco pra distrair. Destes, nós temos poucos.

    Mas. com certeza, o ponto forte do Linux, e tbm do FreeBSD e outros *nix open é o farto material via Web.

    fricardo

  12. #12

    Padrão Falta de Material

    Concordo com tudo o que foi dito, e adiciono uma coisinha a mais:
    E quando não tem editor gráfico e o cara apanha para escrever
    nameserver 200.xxx.xxx.xxx
    em um arquivo texto, e sai falando que isto é coisa para hackers!!!
    Bahh guri, isto é tosquice pura...

  13. #13
    netus2004
    Visitante

    Padrão Valeuuu....

    É isso aí galera, value mesmo pela força. Achei umas coisas legais e até já fiz me cadastro. Ainda não estou pronto pra abandonar o Ruindows e passar pro Linux não, mas tenho ainda experiência suficiente pra isso.

    Valeu galera!

    netus

  14. #14
    LenTu
    Visitante

    Padrão Falta de Material

    pra tu ver cara.... eu comecei a trabalhar aki no garimpar faiz uns 6 meses... e ainda naum migrei lah in casa pra linux... um dos motivos q mais me seguram saum os jogos.. mas agora vi q tem o wine... e winex... e to tomando coragem pra mudar... e o melhor a fazer eh dexar 2 partições uma win e otra linux.. assim qq coisa q bixe no linux c procura informação pelo windows na net.. .e tal.. e arruma teu problemas... eh issu q eu vou fazer....

    c servir di exemplo...

    :wink:

  15. #15

    Padrão Falta de Material

    Eh a melhor coisa a se fazer mesmo, ter 2 particoes, foi assim que eu comecei tb :lol:

  16. #16

    Padrão Falta de Material

    Na verdade, eu comecei com duas, pois o micro não era meu....
    Depois disso migrei totalmente para o lin...
    Voltei à ter duas partições (pois meu trabalho de graduação dependia do w$)...
    agora estou 100% lin novamente

  17. #17
    LenTu
    Visitante

    Padrão Falta de Material

    por falah nisso... eu to com meu windows instalado na hd toda lah.... (NTFS 100%)...

    O Partition Magic (q jah ouvi falah dele aki no forum) libera espaço pra mim fazer partição ReiserFS ou Ext$ ?

    e c fizer onde posso achar ?

    :wink:

  18. #18
    Eye
    Visitante

    Padrão Falta de Material

    Também uso duas partições, mas não vejo a hora de ficar só no Linux... 8)

  19. #19

    Padrão Falta de Material

    Meu problema em casa é que minha irmã tem uma recusa total a usar Linux, estou estudando o uso do vmware para instalar o windows dentro do linux, (quem sabe escondida de mim ela cria coragem de mexer um pouco no linux e acaba gostando :-D) alguém aí já usou ele?

  20. #20
    violinista
    Visitante

    Padrão Falta de Material

    E tem mais: se o problema for "perder o medo" unido à dificuldade ( ? ) de achar informações fáceis sobre tarefas administrativas (como instalar o linux junto com Windows ou particionar o disco), eu recomendo que utilize o Kurumin ... ele roda direto do cd ... vc fuça, aprende, e depois q pegar o "jeito", pode instalar do hd ... se quiser usar o Windows de novo, é só reiniciar a máquina sem o cd-rom e pronto, lá vai estar o computador intacto ! daí o k-ra perde o medo de usar o linux ...