+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vandemberg
    Visitante

    Padrão CBQ: isso é possivel?

    Colegas,
    To com a seguinte duvida, minha rede funciona atualmente assim:
    servidor de dominios, router, cache etc.. <--> server-cbq <--> clientes
    esse server, faz limitação de banda. Pensei numa maneira de como nao limitar o trafego vindo de algumas maquinas, tipo meu cache(wccp) e meus servidores de dominio. Uma ideia que tive foi em configurar o cbq pra nao limitar trafego originados de determinados ips. isso é possível?
    Alguma sugestão???
    Grato a todos

  2. #2

    Padrão CBQ: isso é possivel?

    escuta voce só vai conseguiir o que quer perfeitamento usando htb, mas voce tem um recurso de usar o cbq para limitar por porta, isto funciona, tenho funcionando em nosso provedor. Voce cria dois arquivos de cbq para cada usuario um com exemplo 256 para determinador portas e outro com numero menor de 64 K para o resto das portas ai kazaa e oiutras coisas ficam limitados.
    ]

  3. #3
    vandemberg
    Visitante

    Padrão CBQ: isso é possivel?

    Olá eduprog,
    Valeu pela dica, mas por porta nao dá certo, porque eu quero deixar livre o tráfego vindos da minha rede, que vai ser em sua maioria 80, 3128, 110 etc.. e se eu abrir essas portas vai deixar livre pra fora tb.
    Vc pode me falar um pouco mais sobre htb?
    Grato.

    Vandemberg

  4. #4
    Xlab
    Visitante

    Padrão CBQ: isso é possivel?

    Citação Postado originalmente por vandemberg
    Olá eduprog,
    Valeu pela dica, mas por porta nao dá certo, porque eu quero deixar livre o tráfego vindos da minha rede, que vai ser em sua maioria 80, 3128, 110 etc.. e se eu abrir essas portas vai deixar livre pra fora tb.
    Vc pode me falar um pouco mais sobre htb?
    Grato.

    Vandemberg
    Ola amigo lembre-se que o cbq ou htb controla tanto entrada como saida e por ip vc pode especificar qual porta 80 limitar ou liberar. Por exemplo vc pode limitar o trafego de seus clientes a qualquer porta 80 de qualquer servidor e liberar internamente a 80 de seu servidor para os seus clientes e vice-versa.

  5. #5
    Visitante

    Padrão CBQ: isso é possivel?

    xlab,
    realmente nao entendi quando vc disse "liberar internamente a 80 de seu servidor", voce poderia me explicar como faço isso no cbq?
    Grato pela atenção.

  6. #6
    Xlab
    Visitante

    Padrão CBQ: isso é possivel?

    Que vc poder liberar por completo para seus clientes de sua rede interna acessarem por exemplo seu servidor de web na porta 80 sem passarem pelo shape do cbq e restringir alguns para acessarem seu servidor web com retriçoes, como tambem liberar visitantes da internet para acessarem.

    Por exemplo:

    Suponhamos que eu queira restringir visitantes da web com shape de 128Kbits fariamos o seguinte em um arquivo cbq:

    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=128Kbit
    WEITH=12Kbit
    PRIO=1
    RULE=200.200.200.43:80, -> Shape de saida da porta 80 com apenas 128Kbits para os visitantes


    E liberar para minha rede interna supondo que meu acesso eh de 1Mbit

    DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit
    RATE=1Mbit
    WEITH=500Kbit
    PRIO=3
    RULE=200.200.200.43:80,192.168.15.0/24 ->1Mbit de acesso para porta 80 somente pra minha rede interna.

    Vc pode tambem colocar ips individuais, assim tb como redes. Espero te-lo ajudado, qualquer coisa posta aí.