Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Saudacoes !

    Atualmente moro em um predio no qual tenho um esquema aonde compartilho um Velox 512 k com 10 vizinhos (da cerca de 15 reais pra cada um), mas, vou me mudar para uma casa perto daqui e nao quero perder a mamata, entao vos proponho o seguinte problema:

    Predio: 10 andares.
    Distancia entre o predio e minha casa: cerca de 340 metros (medido com GPS).

    Equipamentos:

    Dlink DWL 2000 AP (802.11b/802.11g).
    Antena Zirok 24 Dbi (grade).
    Cabo de antena muito pequeno (uns 2m de RGC213).

    O problema é que no caminho entre minha casa e meu predio tem outro predio nao muito alto, mas que tapa a visao do topo do meu predio para minha casa.

    Isso pode funcionar ? Tem jeito ? Aceito sugestoes...

    Agradeco a ajuda de todos, afinal é por uma boa causa.

    []'s

  2. #2
    doidoht
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Primeiramente... nada de dual... escolha entre g ou b... dual perde desempenho...
    Consideremos o sequinte círculo de graus

    . . . . 0
    270. . . . 90
    . . . 180

    predio . . . . predio2
    (-
    |-----| . . . . |-----|
    |-----| . . . . |-----|
    |-----| . . . . |-----|
    |-----| . . . . |-----| . . . . casa
    |-----| . . . . |-----| . . . . |-----|
    |-----| . . . . |-----| . . . . |-----|

    Suponhamos o esquema acima. Onde a antena tá no predio 1 e o prédio2 que vai ficar ao seu lado. Vc pode colocar uma chapa de metal com + ou - 70 cm de comprimento por 50 de largura pregada na predio 2 num angulo de + ou - 300 graus que funfa blz... vai ficar + ou - assim

    predio . . . . predio2
    (- . . . . . . . . . . .\
    |-----| . . . . |-----|
    |-----| . . . . |-----|
    |-----| . . . . |-----|
    |-----| . . . . |-----| . . . . casa
    |-----| . . . . |-----| . . . . |-----|
    |-----| . . . . |-----| . . . . |-----|

    ok?!

    []´s

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    ow, tem uns lances de calculo da curva de fresnel aqui no forum mesmo que talvez te ajude... as vezes dah pra pegar o sinal mesmo sem visada direta... dah uma procurada...

  4. #4

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    kra... o ideal eh vc colocar seu radio e testar mesmo

    []`s

  5. #5
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    [quote="demiurgo"]kra... o ideal eh vc colocar seu radio e testar mesmo

    Seria, só que eu ainda nao comprei os radios, nem antena.

    Eu estou para comprar um radio e testar junto com o radio de um
    amigo meu, mas, sem antena (apenas a anteninha do AP).

    Ai, se der sinal de vida eu compro outro radio igual, mas, antes
    disso queria alguma indicacao que possa funcionar ou nao.

    Eu ja fiz um link entre dois radios com mais de 2 km, mas nao
    tinha nada no meio.

  6. #6

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    faca o calculo d fresnei, d uma boa olhada, eh bem provavel q funcione sim

    []`s

  7. #7
    doidoht
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    esse tar de cárculo de fresner... eu nunca usei isso não... do jeito que eu te mostrei eu agarantio que funfa... aqui mesmo na minha cidade, um das minha antenas de transmissão é num prédio de 15 andares e tem um cliente num de 3 simplesmente colado ao prédio... fiz o isqueminha do reflexo do sinal e funfou... eu agarantio

    T+

  8. #8
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Citação Postado originalmente por doidoht
    esse tar de cárculo de fresner... eu nunca usei isso não... do jeito que eu te mostrei eu agarantio que funfa... aqui mesmo na minha cidade, um das minha antenas de transmissão é num prédio de 15 andares e tem um cliente num de 3 simplesmente colado ao prédio... fiz o isqueminha do reflexo do sinal e funfou... eu agarantio

    T+
    O problema é que eu nao tenho acesso ao predio que fica no meio do caminho, se tivesse colocava um bridge repetidor la e pronto, ainda colocava mais gente no rateio...

    E qual protocolo devo usar (802.11b ou 802.11g ?)? Eu li que a modulacao OFDM do 802.11g lida melhor com obstaculos, porque usa varias faixas de frequencia, etc...

    Entao, compro um DWL 2000 ou um DWL 900 resolve ? (diferenca de precou minima).
    E quanto a antena, Uso de grade mesmo ?
    E se eu mudar a polarizacao da antena pra tentar fazer o sinal passar pelo lado do edificio (o espaco ao lado esta vazio) ?

    Amanha vou subir na caixa dagua com um binoculo pra ver mais detalhes
    do terreno...

  9. #9
    doidoht
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Citação Postado originalmente por Fundacao
    Citação Postado originalmente por doidoht
    esse tar de cárculo de fresner... eu nunca usei isso não... do jeito que eu te mostrei eu agarantio que funfa... aqui mesmo na minha cidade, um das minha antenas de transmissão é num prédio de 15 andares e tem um cliente num de 3 simplesmente colado ao prédio... fiz o isqueminha do reflexo do sinal e funfou... eu agarantio

    T+
    O problema é que eu nao tenho acesso ao predio que fica no meio do caminho, se tivesse colocava um bridge repetidor la e pronto, ainda colocava mais gente no rateio...

    E qual protocolo devo usar (802.11b ou 802.11g ?)? Eu li que a modulacao OFDM do 802.11g lida melhor com obstaculos, porque usa varias faixas de frequencia, etc...

    Entao, compro um DWL 2000 ou um DWL 900 resolve ? (diferenca de precou minima).
    E quanto a antena, Uso de grade mesmo ?
    E se eu mudar a polarizacao da antena pra tentar fazer o sinal passar pelo lado do edificio (o espaco ao lado esta vazio) ?

    Amanha vou subir na caixa dagua com um binoculo pra ver mais detalhes
    do terreno...
    Não saco muito da 802.11g.... já vi comentários neste fórum que o AP da D-link não é muito bom como AP... quem sabe um samsung... ou até mesmo um PC 486 com placa e cartão orinoco fazendo um peer-to-peer... com o pc vc poderia fazer até controle de banda

  10. #10
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    [quote/]Não saco muito da 802.11g.... já vi comentários neste fórum que o AP da D-link não é muito bom como AP... quem sabe um samsung... ou até mesmo um PC 486 com placa e cartão orinoco fazendo um peer-to-peer... com o pc vc poderia fazer até controle de banda[/quote]

    Hmm, nao, eu prefiro um AP, o custo que eu vou ter pra arrumar um 486 seria quase
    mesmo que um AP, alem do que a possibilidade de falha sempre é maior.

    E, ja que chegamos nesse assunto, eu ja li que dlink é uma boa marca, mas alguem
    sugere outra ?

    Que nao seja cara, nao adianta ser maravilhoso se nao for em conta.

    Por, ex, um DWL 900 esta uns 450 reais por aqui, o mesmo preco de uma
    loja chamada www.imagemrio.com.br.

    A proposito, essa loja é confiavel, alguem ja comprou alguma coisa lá ?

  11. #11

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Se a repetidora fica perto assim do cliente, vai pegar com certeza... faz o cálculo, senão vai no braçômetro mesmo... vc consegue sim... já fiz pegar em situações bem piores, com um prédio enorme na frente, a uma distância muito grande...

  12. #12
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Citação Postado originalmente por Jim
    Se a repetidora fica perto assim do cliente, vai pegar com certeza... faz o cálculo, senão vai no braçômetro mesmo... vc consegue sim... já fiz pegar em situações bem piores, com um prédio enorme na frente, a uma distância muito grande...
    Nao tem repetidor, serao dois access points iguais, um falando com o outro, com antena grid, a uns 340 mt, eu ja fiz um calculo usando o utilitario que esta em http://www.swisswireless.org/index_en.html e pelos calculos desse utilitario, deve funcionar, mas tenho pouquissima experiencia com isso, entao é bom investigar

    A historia é mais ou menos assim:

    ........|-> uns 150 m <-|.......|-------------> uns 200 m <---------------|

    |-----|
    |-----|...........................|-----|
    |-----|...........................|-----|
    |-----|...........................|-----|
    |-----|...........................|-----|
    |-----|...........................|-----|
    |-----|...........................|-----|.............................................................|-----|
    |-----|...........................|-----|.............................................................|-----|
    |-----|...........................|-----|..................................................(area elevada)
    -----------------------(obstaculo)---------------------------------------------------
    Predio ------------------------> cerca de 350 m <------------------------ Casa

  13. #13
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    E quanto as marcas ? Alguma sugestao com preco razoavel ? Entre Dlink e Lynksys, por ex ?

  14. #14

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    qto as marcas, se não ficar muito puxado pra vc coloca SAMSUNG SWL-3300

    ente linksys e d-link coloca d-link.

  15. #15

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    DWL 900 AP

  16. #16
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Citação Postado originalmente por Jim
    DWL 900 AP
    Entre o DWL 900 AP e o DWL 2000 AP ?

    O preco é quase o mesmo e o ultimo é mais moderno.

  17. #17

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Não tenho sequer indicações sobre ele... se ninguém aqui tiver experiência com ele, sugiro que fique com o DWL 900AP mesmo...

  18. #18
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Citação Postado originalmente por ijr
    qto as marcas, se não ficar muito puxado pra vc coloca SAMSUNG SWL-3300

    ente linksys e d-link coloca d-link.
    Fica puxado pra kct...

    Com o preco desse samsung compro dois ap dlink, mais antenas, cabos, caixas, conectores, tubos e ainda da pra pagar uma pizza...

    E essa loja, "www.imagemrio.com.br", alguem tem referencia dela ?

  19. #19
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    Citação Postado originalmente por Jim
    Se a repetidora fica perto assim do cliente, vai pegar com certeza... faz o cálculo, senão vai no braçômetro mesmo... vc consegue sim... já fiz pegar em situações bem piores, com um prédio enorme na frente, a uma distância muito grande...
    Pelo calculo que fiz a perda é bem grande, porem a distancia é curta e a esperanca é
    a ultima que morre ))))))

    Voce ja teve caso em que funcionou sem linha de visada ? E ficou estavel ?

    Juro que se esse troco der certo vou tirar fotos e montar um site...

  20. #20

    Padrão Sem linha de visao (por uma boa causa).

    naum conheco a imagemrio, nossas franquias e eu mesmo sempre compro em duas lojas no parana, a protec (www.protec.inf.br - fale com a Marilene) ou na Elo Informatica (www.elobr.com.br - Fale com o Carlos), qq coisa, diga que o Max da VSP te indicou.

    Quanto a funcionar sem visada, funciona sim, estou agora mesmo uma cidade em rondonia, q os kras montaram a antena atras d um predio d 3 andares e a torre fica a quase 1km d distancia do predio, e funfa legal

    []`s