+ Responder ao Tópico



  1. #1
    lcoc
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Possuímos uma rede com 8 computadores e dois servidores: 1 de arquivo (W2k-Srv) e outro que atua como gateway para internet, instalado recentemente. Minha experiência com Linux ainda é pequena e estou sofrendo um pouco com duas demandas que me foram apresentadas. Peço ajuda inicialmente para a mais urgente: os diretores solicitaram a ativação de videoconferência para contato com clientes de várias partes do país. Depois de já ter lido um sem-fim de how-to, FAQ, tutoriais e calhamaços de informações, não consegui uma solução. Instalei o MSN Messenger 6.2 e impostei a informação de IP do Proxy e porta. Consegui fazer logon sem problemas. Mas, a parte de aúdio e vídeo simplesmente não funcionam. O Linux que temos instalado é o RH 9. Zerei todas as regras do iptables e ainda assim nada ocorreu. Vários tutoriais mandam impostar alguns comandos de compartilhamento da conexão como abaixo:

    modprobe iptable_nat
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    Os comandos não geram qualquer erro, mas também não trazem a solução.

    A internet que temos é Velox (ADSL-Telemar), com um roteador SpeedStream, na interface eth0.

    Peço a ajuda de quem já passou por algo parecido, pois não sei mais o que fazer. Obrigado.

    Léo

  2. #2

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Bom se vc configurar o msn pra usar o squid ele vai conseguir conectar sim, mas alguns recursos podem ficar desativados pois o squid bloqueia varias portas.... se vc quiser mesmo assim usar o squid vc vai ter que ver todas as portas q o msn trabalha, editar o squid.conf e onde tem a acl Safe_ports incluir as portas do msn.
    Caso vc precise apenas que ele se conecte mas num precisa ser pelo proxy, use as regras que vc postou no seu post e desative a opcao de proxy do msn, configure pra ele conectar diretamente com a internet.

    Se vc quiser monitorar o trafego do msn execute o iptraf no seu servidor e veja os pacotes que ele manda... caso aparece algum RESET na conexao, deve ser alguma regra bloqueando, mas naum no seu servidor e sim no servidor em que ele esta conectando
    bom espero ter dado alguma luz

  3. #3
    lcoc
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Eu já fiz a configuração com proxy informando no MSN e sem ele. Em ambos os casos a conexão foi feita com sucesso. O problema é só quando tentamos áudio e/ou vídeo. Isso é que não funciona. O chat está funcionando normalmente. Vi em um artigo recente da Microsoft (não lembro qual) que todas as portas UDP precisam ser abertas para AV. Isso é verdade? Como então fazer isso no squid?

  4. #4

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Se eh verdade isso eu num sei, mas sei que se for vc num vai querer fazer isso por squid... sao 65335 portas udp e tcp.....
    bom e vc soh esta vendo o servidor de um lado(o seu) e do outro? tem algum bloqueio?

  5. #5
    lcoc
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Tem como fazer sem ser pelo squid????? Como, então?

    A propósito, o artigo da Microsoft que fala de NAT e UPnP-NAT(?) está no endereço http://www.microsoft.com/technet/pro...y/worki01.mspx

    Sobre a ponta "B", provavelmente o cliente terá uma conexão direta à internet, sem firewalls ou NAT.

  6. #6

    Padrão MSN Messenger via Squid

    sem nat eh pelo iptables, bom soh por desencargo de conciencia tenta assim:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s REDE -j MASQUERADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

  7. #7
    lcoc
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Foi exatamente isso que eu tentei no começo, inclusive parando o Squid, mas não deu certo. Descobri agora um artigo (http://linux-igd.sourceforge.net/index.php) sobre UPnP que, junto com o que eu li da Microsoft sobre o mesmo assunto, está deixando meu juízo em parafuso. Pelo pouco que entendi, nada do que estou tentando irá funcionar se uma solução UPnP-NAT não for implementada e é isso que o projeto do sourceforge está fazendo (está parado desde 2003!). A esta altura do campeonato, estou a ponto de desistir do Messenger. Já estou testando um outro chamado iVisit (www.ivisit.com). Esse para funcionar, segundo o help, precisa que eu "adicione mapeamento para a porta UDP 9940" e use NAT (!). Esquecendo o NAT, que parece um sério problema, como eu adiciono tal mapeamento??

    Obrigado realmente pela ajuda.

  8. #8

    Padrão MSN Messenger via Squid

    afff nunca ouvi falar nisso....
    mas o nat eh o mais facil vc fazer... soh akele regrinha jah eh o nat

  9. #9
    rato16br
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Tente aplicar a regra do iptables liberando as portas assim:


    iptables -t nat -A POSTROUTING -s (rede).0/24 -o (interface) -p tcp --dport 1863 -j MASQUERADE
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s (rede).0/24 -o (interface) -p tcp --dport 443 -j MASQUERADE


    Essas são as portas de conexão do Msn e aqui na empresa funciona com essa regra.


    Anecessidade é a mãe da criatividade.

  10. #10
    lcoc
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Fiz as configuracoes que voce indicou e soh funcionou o que jah estava funcionando, ou seja: chat. Voz e video continuaram sem funcionar. Apenas com esses comandos voce consegue fazer funcionar voz e video (principalmente voz) no MSN Messenger?? Usando o linux como gateway?? Com estacoes windows 98???

  11. #11
    icatorze
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    o msn usa mais uma porta: 7001 UDP

    resultado de scan:
    MSNMSGR.EXE rad.msn.com HTTP TCP 239 bytes 749 bytes 11/05/04 00:26:48 1236 LocalHost 00:02:16 7

    e450.voice.microsoft.com 7001 UDP 48 bytes 48 bytes 11/05/04 00:26:47 1233 LocalHost 00:00:00 96

    baym-cs56.msgr.hotmail.com 1863 TCP 849 bytes 5283 bytes 11/05/04 00:26:35 1227 LocalHost 00:02:57 34

  12. #12
    mi
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    eu jah passei por este problema, vc vai ter q abrir as portas diretamente no modem, ele q deve estar te bloqueando. Eu testei varios messengers e o yahoo nao precisei fazer nada, basta instalar e pronto.

  13. #13
    clzago
    Visitante

    Padrão Re: MSN Messenger via Squid

    Meu nome é Cleber e tambem passei por tal situação......

    estou usando IPtables com Masquerade, e SQUID para filtragem.
    o msn demora para logar com firewall, mas ele funciona adicion esta regra:


    Iptables –t nat –A POSTROUTING –p tcp –dport 80 –j MASQUERADE
    Iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    depois configure seu MSN >ferramentas>opções>conexão>

    coloque o tipo de conexão: Proxy Http porta: 80

    tenta isso, senão conseguir mande me um e-mail:[email protected]









    Citação Postado originalmente por lcoc
    Possuímos uma rede com 8 computadores e dois servidores: 1 de arquivo (W2k-Srv) e outro que atua como gateway para internet, instalado recentemente. Minha experiência com Linux ainda é pequena e estou sofrendo um pouco com duas demandas que me foram apresentadas. Peço ajuda inicialmente para a mais urgente: os diretores solicitaram a ativação de videoconferência para contato com clientes de várias partes do país. Depois de já ter lido um sem-fim de how-to, FAQ, tutoriais e calhamaços de informações, não consegui uma solução. Instalei o MSN Messenger 6.2 e impostei a informação de IP do Proxy e porta. Consegui fazer logon sem problemas. Mas, a parte de aúdio e vídeo simplesmente não funcionam. O Linux que temos instalado é o RH 9. Zerei todas as regras do iptables e ainda assim nada ocorreu. Vários tutoriais mandam impostar alguns comandos de compartilhamento da conexão como abaixo:

    modprobe iptable_nat
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    Os comandos não geram qualquer erro, mas também não trazem a solução.

    A internet que temos é Velox (ADSL-Telemar), com um roteador SpeedStream, na interface eth0.

    Peço a ajuda de quem já passou por algo parecido, pois não sei mais o que fazer. Obrigado.

    Léo

  14. #14
    dctalk
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    resultado de scan:
    Citação:

    MSNMSGR.EXE rad.msn.com HTTP TCP 239 bytes 749 bytes 11/05/04 00:26:48 1236 LocalHost 00:02:16 7

    e450.voice.microsoft.com 7001 UDP 48 bytes 48 bytes 11/05/04 00:26:47 1233 LocalHost 00:00:00 96

    baym-cs56.msgr.hotmail.com 1863 TCP 849 bytes 5283 bytes 11/05/04 00:26:35 1227 LocalHost 00:02:57 34

    Onde e como foi feito isso ?
    é log do squid ?

  15. #15
    icatorze
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Pois eh, eu fique com vergonha de dizer!!!! ops: É um firewall tosco que eu instalei num win98, não lembro o nome, mas ele sempre pedia pra decidir se era abrir ou fechar esta portas quando conectava com o MSN.

    Mas enquanto eu tava testando as regras de firewall aqui no meu servidor RH9 com iptables, eu coloquei ele pra logar quase tudo e aparecia esta mesma requisição da porta UDP 7001 quando conectava o MSN.

    Neste tópico do fórum ninguém falou sobre esta porta, mas é ela que conecta em tempo real. UDP é pra isto, velocidade mas com menos garantia de que o pacote chegue!!!! O que não é problema para comunicação de voz e imagem.

  16. #16
    dctalk
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    pronto . agora vc tá sem vergonha!!!

    valeuz!

  17. #17
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    Qual eh o numero da porta do msn??

  18. #18
    Visitante

    Padrão MSN Messenger via Squid

    ola algum pediu a porta do msn é so usar o firewall norton e quando ele bloquear peça o numero eu uso 4565a nesma porta do e mule