+ Responder ao Tópico



  1. #1
    André L. Melim
    Visitante

    Padrão Possível problema com roteamento em um gateway

    Estou com um problema em um gateway que estou montando.
    Seguinte, ele tem 2 placas de rede:
    eth0 -> liga no meu modem adsl
    eth1 -> liga no hub da rede

    Essa é a tabela de roteamento

    192.168.200.0 * 255.255.255.0 U 0 0 0 eth1
    169.254.0.0 * 255.255.0.0 U 0 0 0 lo
    127.0.0.0 * 255.0.0.0 U 0 0 0 lo
    default 192.168.200.254 0.0.0.0 UG 0 0 0 eth0

    A principio isso funciona, mas existe um porém que estraga tudo.

    O modem tem uma ligação direta com o hub onde esta a ligado o gateway, ou seja, permite o acesso direto ao modem, fugindo assim do outro gateway.
    E o problema é que se eu desfaço essa ligação, eu perco o acesso ao gateway, o que não faz sentido, pois uma das placas está ligada a minha rede interna.

    Eu tentei procurar alguns tutorias de como montar um gateway e router, e por enquanto não encontrei nada sobre as rotas em si.

    Desde já agradeço por qualquer ajuda.

  2. #2

    Padrão Possível problema com roteamento em um gateway

    inverta os cabos de rede.... o que vc liga no router liga no hub e o que vc liga no hub liga no route.... parece idiota, mais as vezes dá um branco mesmo, é normal.... veja se é isso...

  3. #3
    André L. Melim
    Visitante

    Padrão Possível problema com roteamento em um gateway

    Jim, obrigado, mais eu havia feito isso...

    Uma questão que é importante dizer e que esqueci de citar, é que ambas as interfaces possuem a mesma classe de Ip.


    Segue esquema:
    http://www.softexpert.com/esquema.gif

  4. #4

    Padrão Possível problema com roteamento em um gateway

    Olá camarada... o que acontece é uma ligação mal feita no seu sistema de rede... vamos consertar:
    1- ligue diretamene seu modem (suponho que seja Adsl na placa de rede Eth0)
    2- ligue a interface Eth1 diretamente no Hub
    3- procures saber qual é o Ip que sua máquina usa para acessar a internet (ex 200.223.333.0000) e configure a Eth0 para acessar com o ip da conexão real (faça o teste com a Eth1 desligada do hub) quando conseguir obter conexão, ligue a Eth1 e configure a rede interna.
    4 - com essa configuração voce ja pode usar a internet, usar o servidor e os clientes sem perigo de conflito na rede, quanto as máscaras não se preocupe, a mascara 255.255.255.0 é usada tanto para internet quanto para rede local.
    de preferência use endereços ip's na faixa do 192.168.0.1 (servidor) e os demais para os clientes.
    [img][/img]

  5. #5
    d00m
    Visitante

    Padrão Possível problema com roteamento em um gateway

    Muito obrigado Pedro, pelo visto terei trabalho para fazer este fim de semana

    Eu imaginei que mudando a classe da eth0 seria o melhor a ser feito, eu so não consegui compreender é por que quando eu desligo o modem do hub, eu não consigo acessar nem pela eth1 que também está ligada no hub.

    Mas novamente muito obrigado!

  6. #6

    Padrão Possível problema com roteamento em um gateway

    Esse esquema que você esta(va) usando está misturando duas redes distintas no mesmo hub, é como se voce quisesse que em apenas um tubo, corresse água em duas direções. O ideal é um hub pra cada sub-sistema de ip, suponhamos que vc queira usar o computador X como gatway, deverá ligar diretamente o modem na eth0 diretamente, assim se voce desligar o modem, apenas a internet sai do ar sem afetar os outros servicos de rede, no computador X voce devera ligar na eth1 o hub e do hub os demais clientes. Essa é a minha configuração de rede aqui com a direfença que eu uso antena de rádio.

    Qualquer dúvida me contate.

  7. #7
    gustavofd
    Visitante

    Padrão Possível problema com roteamento em um gateway

    galera sem querer entra no meio da conversa, mas entrando...

    esse seu modem está configurado com router e faz dhcp (servidor de endereçamento de ip) ???

    e qual a marca e modelo do seu modem???

  8. #8
    d00m
    Visitante

    Padrão Possível problema com roteamento em um gateway

    É um modem router 3com.
    Eu não utilizo ele para fazer dhcp, mas ele tem suporte a essa função.
    Ele faz o roteamento tbm.

  9. #9
    Visitante

    Padrão Possível problema com roteamento em um gateway

    vi ae que as suas duas interfaces estao na mesma rede logica... dessa maneira nunca ira haver roteamento..

    vc tem que colocar o modem na eth0 na rede 192.169.200.xxx e a eth1 na rede interna com 192.168.1.xxx , ativar o IP_FORWARD no linux e condifurar o iptables para fazer NAT para rede usando a interface valida do roteador..

    falow


    Danilo Montagna
    Consultor Microsoft / Linux

  10. #10
    climber
    Visitante

    Padrão Roteamento

    Eu tive um problema parecido, mas como trabalho com software livre, acho que temos que compartilhar as soluções.

    Faz assim meu:

    eth0: 192.168.200.XXX/255.255.255.0(rede interna) - liga no HUB
    eth1: 192.168.1.XXX/255.255.255.248(rede externa) - liga no modem

    Muda o ip do modem para a rede 192.168.1.XXX e a máscara para 255.255.255.248

    Depois, poe as seguintes linhas no iptables:

    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.200.0/24 -j MASQUERADE

    Se fizeres isso, é gol de placa!