+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Arthas
    Visitante

    Padrão Acentuação no MetaFrame/Rdesktop

    estou com um problemaq não consigo resolver.. aqui na empresa usamos um servidor M$ Window$ 2000 com o MetaFrame(similar ao rdesktop)...
    a acentuação não fuinciona de modo algum... oq eu posso fazer pra resolver isso?

    agradeço desde já!

  2. #2

    Padrão Acentuação no MetaFrame/Rdesktop

    Suponho que vc está utilizando como estação uma distribuição Linux qualquer certo? Porque se vc está utilizando uma estação Windows acho que este forum não é o mais ideal para fazer este tipo de pergunta...

    Bom... Se vc está utilizando uma estação Linux, o que vc pode tentar fazer é o seguinte (Caso, obviamente, vc não tenha feito):

    a) Certifique que no modo gráfico a acentuação está correta. Assumiremos que seu teclado seja ABNT2 OK? Configure então o teclado no X (pelo linuxconf, por exemplo) como teclado ABNT2. Feito isso teste o teclado no linux. Funcionou no Linux? Otimo vá para o segundo passo.

    b) Certifique que o perfil do usuário no servidor Windows 2000 aceite teclado ABNT2-Portugues Brasil. Tente logar o usuário no console (com um teclado ABNT2 obviamente) direto no console do servidor. Funcionou? Otimo, vá para etapa C

    c) Configure o Cliente ICA para Linux da seguinte forma: Já na estação Linux vá ao menu tools opção settings. Logo aparecerá a guia Preferences. De cara aparecerá Keyboard Layout, Keyboard Type (Client) e Keyboard Type (Server). Coloque os parametros respectivamente: US-International / Linux / IBM PC/XT or compatible. Dê um ok e tente entrar na sessão Citrix.

    Foi assim que eu solucionei o problema aqui e funcionou, tenho quase certeza que se vc fizer isso com certeza funcionará aqui também.

    P.S. O ponto no teclado numérico não funciona aqui no meu talvez porque é problema no driver de teclado ABNT2 do X do Linux não no Citrix. Digo isso porque no KDE também não funciona...


    Hope this helps

  3. #3
    Arthas
    Visitante

    Padrão Acentuação no MetaFrame/Rdesktop

    valew pela aula... aki n funcionou =( mas como vc disse q funciona estou começando a achar q o problema é por meu $ervidor ser em ingles.. no linux coloquei do modo q vc disse mas n adiantou nada qnd entro no ICA..

    mesmo assim agradeço valewwww.. vou continuar pesquisando =)

  4. #4

    Padrão Acentuação no MetaFrame/Rdesktop

    Meu caro,

    Meu servidor é ingles tambem. Vc disse que no linux o teclado está acentuando normalmente? Outra maquina linux está normal?

    Faça um último teste: De uma estação Windows utilizando o Network Neighborhood, faça uma Custon Conection para o Server. Esta estação está com o teclado ABNT2, acessa o servidor e acentua normalmente, right? Senão vc achou o problema!

    Certifique que o servidor está com os dois teclados US International (não o US, mas o US-International) e o Portuguese Brazilian ABNT2 (não o ABNT, o ABNT2)

    Não tem erro! Se persistir, há uma grande possibilidade de ser sua instalação do Windows 2000 Server!

    PS o NT4 Terminal server edition tinha um bug relacionado a teclado ABNT2 o qual vc teria que alterar um parametro no Registry e funcionava... O seu Windows não é um NT4, é?

    Vou ver se eu acho na Microsoft o Bulletin que informa algo semelhante, se eu achar te publico...

    Hope this help!