+ Responder ao Tópico



  1. #1
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão Criando Bancos de Dados no mySQL

    Como criar bancos de dados no mysql?
    E depois, como criar uma tabela dentro desse banco?

  2. #2
    Walfredo
    Visitante

    Padrão Criando tabela

    Bem, para criar é facil o difícil e saber utilizá-la.

    Vou criar uma e você segue a linha e depois qualquer dúvida posta novamente que resolvemos a bronca... tem uns caras ae que levam a vida postando por aqui e ajuda não vai faltar.

    Vou usar como nome para tabela HOSPEDES e já vou preenchendo ela.

    CREATE TABLE HOSPEDES (NOME VARCHAR(25) NOT NULL, SEXO VARCHAR(1), BIOTIPO VARCHAR(1), ALTURA DECIMAL(3,2));

    A descrição VARCHAR quer dizer que será preenchido com Letras e (25) significa que pode ter até 25 posições de caracteres entre letras e espaços. NOT NULL significa que o campo não pode ser em branco, ou seja, é obrigatório preencher mesmo que com apenas um espaço.

    O campo ALTURA está preenchido com descrição DECIMAL(3,2) isto significa que ele será preenchido por números como o próprio nome diz DECIMAL.

    CREATE TABLE LISTA_DE_HOSPEDES (NOME VARCHAR(25) NOT NULL, QUARTO VARCHAR(3), TECNICO VARCHAR(8), CHEGADA DATE NOT NULL, SAIDA DATE, DESCONTO DECIMAL(2,2);

    A descrição DATE ele já interpreta como data e não é necessário descrever quantidade de casas para ele.

    As tabelas HOSPEDES e LISTA_DE_HOSPEDES já existem, embora vazias. A tabela HOSPEDES consiste das quatro colunas NOME, SEXO, BIOTIPO e ALTURA; a LISTA_DE_HOSPEDES consiste das seis colunas NOME, QUARTO, TECNICO, CHEGADA, SAIDA e DESCONTO.
    Observe que ambas das declarações CREATE TABLE terminam com um ponto e vírgula (. Este é o sinal de que a declaração terminou. Embora esta não seja propriamente uma característica da SQL, todas as implementações interativas da SQL exigem um sinal indicativo de final de declaração.

    Criamos as tabelas, agora vamos preencher as mesmas...

    Incluindo Dados

    A declaração CREATE TABLE mostrada no início apenas criou as tabelas HOSPEDES e LISTA_DE_HOSPEDES, sem preenchê-las com dados. Para incluir dados nas tabelas, usamos uma outra declaração ou comando.

    Na linguagem SQL a única forma de incluir dados é através da declaração INSERT, que normalmente inclui uma única linha de cada vez. Só pode ser utilizada para incluir várias linhas se nela for inserida uma query que recupere de outra tabela os dados a serem incluídos.

    A declaração SQL abaixo ilustra a inclusão de uma única linha de dados na tabela LISTA_DE_HOSPEDES. A linha consiste de seis itens de dados, separados por vírgulas – um item para cada uma das seis colunas da tabela LISTA_DE_HOSPEDES. O primeiro item de dados é incluído na primeira coluna da tabela, o segundo item na segunda coluna, e assim por diante, como se segue:

    INSERT INTO LISTA_DE_HOSPEDES (NOME, QUARTO, TECNICO, CHEGADA, SAIDA, DESCONTO)
    VALUES (‘CLOVIS ALMEIDA’, ‘3’, ‘JULIO’, 13-08-1997, 17-08-1997, .2;


    Espero ter ajudado em parte, sei que ainda falta algumas coisas mas infelizmente vou em uma palestra da BSGI e é imperdível... vai postando dai que vou resolvendo daqui!

    Desiste não.

    [ ]´s

  3. #3
    atf
    Visitante

    Padrão Criar tabelas

    Desiste não, mesmo!!!

    Dá uma olhada, também, no PostgreSQL. Acho que é mais amigável, com o "psql" (terminal interativo) e o "pgaccess" em modo gráfico.

    Vai fundo e...
    Divirta-se.

  4. #4
    Walfredo
    Visitante

    Padrão MySQL x Postgre

    Kra eu te aconselho utilizar o MySQL mesmo, tem muito mais documentação para estudo!

    O Postgre e mais robusto sim! Mas para pequenas aplicações a indicação é o MySQL mesmo. Pra se ter uma idéia eu tenho um banco em MySQL que são feitas até 30 conexões diferentes de uma só vez e ele roda que e uma blz entao se for pra usar ate mais um pquinho, ou melhor, até muito mais do que isso coloca o MySQL mesmo.

    Haaaaaaaaa eu ia esquecendo este domínio www.bobflash.com.br utiliza MySQL ele tem uma média de 25.000 visitas únicas dia e o MySQL roda blz deem uma visitada no site e vejam se ele é lento!

  5. #5

    Padrão Criando Bancos de Dados no mySQL

    Pequenas aplicacoes!!!! Ateh parece.... se vc olhar no site do MySQL ele suporta c num me engano ateh 1GB por database.....
    MySQL num eh brincadeira naum... se vc souber configurar direito ele roda melhor que mto Oracle mal configurado pelos adm MICOsoft

  6. #6
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão Criando Bancos de Dados no mySQL

    Obrigado pela ajuda meus caros amigos. SQL eu ja sei (pelo menos o basico), o que eu estou querendo saber na verdade é onde eu digito esses comandos. :-)

  7. #7

    Padrão Criando Bancos de Dados no mySQL

    Oracle mal configurado = slow motion

    bom mysql/postgresql seguram muito bem o pepino.


    jah li (ainda n vi) que eles seguram ate uns 100Gb

    eh isso eh coisa para caramba.


    bom so se lembre de fazer um bom schema

    So use bancos comerciais se for realmente necessario ou seja, ter algo q so tenha la e voce prescise.


    outra coisa q nao tem (aqui na minha cidade pelo menos) eh suporte a MySQL e PostgreSQL ate onde eu sei, e isso espanta as empresas.


    Amigo jah que voce esta COMECANDO no mysql


    use a aplicacao: PHPMySQLAdmin

    vai ajudar voce, e muito.

  8. #8
    Spelk
    Visitante

    Padrão Criando Bancos de Dados no mySQL

    NeoRamza,

    Pra acessar o banco, se vc tiver acesso a máquina onde o mysql está instalado é só digitar:

    #mysqld

    (se o serviço já estiver ativo, caso contrário ative-o)

    Aparecerá algo como:

    mysql>

    E pronto, é só inserir ae!!! Ah, não se esqueça de colocar ";" (ponto e virgula) ao final dos comandos. Pra sair do mysql é só digitar "quit;".

    Pra mais detalhes sobre comando é só digitar "help;"

  9. #9
    Walfredo
    Visitante

    Padrão MySQL - Front

    Você ainda pode baixar um programa chamado MySQL - Front onde você cria as tabelas e os relacionamentos sem ser necessário enviar o banco para o servidor, você faz localmente o banco e só manda quando estiver funfando de verdade!

    OBS: O kra que postou anda meio sumido não? Até agora não vi ele dar notícia hehehe

    [ ]'s

  10. #10
    gustavofd
    Visitante

    Padrão Criando Bancos de Dados no mySQL

    para complemetar e tirar qq dúvida vai no site do mysql, tem a documentação em pt lá, não é tão completa como a em ingl, mas é bem completa tb, url do site em pt:

    http://dev.mysql.com/doc/mysql/pt/index.html

  11. #11
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão Criando Bancos de Dados no mySQL

    Valeu por tudo galera. Eu estou usando agora o MySQL Control Center. Muito bom esse aplicativo. Valeu pela ajuda de vcs.

    Mas ainda presciso de mais uma ajudinha : se poderem deem uma olhada neste post aqui: https://under-linux.org/modules.php?...wtopic&t=13430

  12. #12
    Walfredo
    Visitante

    Padrão Não sei

    De C++ e não entendo, dizem que é igual ao Pascal, mas já tentou instalar o programa através de outro CD? Pode ter cido danificado quando foi instalado e daí estar dando este probleminha.

  13. #13
    climber
    Visitante

    Padrão Mysql

    Cara o seguinte:

    Tens o mysql server(MYSQLD), que é aonde estão os DB e o Mysql client, que o meio de acessar o server.

    Tu tem que estar com o server rodando(no linux dê um "ps -aux | grep mysqld" ou um ps -aux | grep safe_mysqld).

    Depois de efetuar isso, vc pode acessar via client, usando o comando, no modo texto, "mysql -u (usuario) -p". Ex: "mysql -u root -p". Aparecerá o prompt pra senha e vc coloca ela. Se o mysql foi a recem instalado, tu vai ter que usar o mysqladmin pra trocar a senha dele, presta atenção dae na sintaxe - dando um "mysqladmin" ali tem as instruções de como fazer isso.

    Qq coisa, dá um grito vério!

  14. #14
    gamaj
    Visitante

    Padrão Criando Bancos de Dados no mySQL

    Senhores, este é o meu primeiro post neste forum e já de cara já entro de galhato no post do amigo.

    sorry.


    Será que vcs poderiam ajudar eu criar um banco de dados para o proftpd, na pratica não sei nada de Banco de Dados só na teoria.

    Neste ponto, temos o MySQL rodando e o ProFTPd instalado. Vamos agora configurar o ProFTPd:

    Estava seguindo passo a passo deste link http://brlinux.linuxsecurity.com.br/...is/001241.html

    Mas deu erro quando estava crians o banco de dados para o proftpd.

    Precisamos antes, criar as tabelas necessárias no MySQL (usuários de postgres precisam adaptar este trecho):
    mysql Chama o cliente em modo texto do mysql
    create database proftpd; Cria um banco de dados chamado proftpd, este nome foi escolhido por ficar fácil de lembrar
    use proftpd Seleciona o banco recém criado
    create table usuario (
    Usuario char(30),
    Senha char(30),
    UID int,

    GID int,
    DirBase char(30),
    Shell char(30)); Cria a tabela de usuários. Aqui são definidos os usuários que podem utilizar o serviço de ftp, que UID/GID serão atribuídos a eles e qual o diretório que eles tem acesso.

    Aparece este erro.

    ERROR 1064: You have an error in your SQL syntax. Check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'use proftpd
    create table usuario (
    Usuario char(30),
    Senha char(30
    mysql>

    Estou querendo implantar um banco de dados na minha rede doméstica ond tem uma pequenina estruta com 1 Servidor (Linux Slack 9.1 sendo o PDC) e 5 maquinas rodando diversos SO "Win Xp , Win 2000 Win Me e Linux.

    Neste Servidor já ouito bem o Samba, DNS, DHCP, Firewall, e estou implantando um Serve FTP (Proftpd c/ Mysql) para estudos e a profundar mais no Linux com todas sua gama de serviço.


    Será que só estudando pela net através de tutorias eu consigo apredender bem usar o mysql ou terei que fazer um Curso Profiddional?

    Abraço a todos

  15. #15
    Walfredo
    Visitante

    Padrão Ajuda....

    :arrow: Bem, eu não conheço o mysql até pq sou meio novato, estou estudando sql agora, aconselho o mesmo a você, não dê um pulo quando só pode dar um pequeno passo, caminhe devagar e aprenda tudo que necessário, existe muita documentação sobre SQL e aconselho a você conhecer ela a fundo para depois passar para qualquer banco de dados!

  16. #16
    Visitante

    Padrão Re: Criando Bancos de Dados no mySQL

    HACKEDDDDDDDDDDDDD